filmes sobre bullying

Ainda que se trate de uma situação conhecida por todos, o bullying é um assunto bastante delicado, principalmente nas escolas. Por isso, é importante que diretores, coordenadores pedagógicos e docentes falem sobre o assunto de maneira mais ampla, o que pode ser feito com filmes sobre bullying.

Como se trata de um tema complexo, as produções cinematográficas são uma excelente ferramenta para abordar o assunto, justamente por mostrar a situação como um todo e não só na teoria, ao revelar como esse problema ocorre no cotidiano dos estudantes.

Dessa forma, é possível conscientizar a todos sobre o problema, mostrar os danos físicos e psicológicos provocados na vida de crianças e adolescentes, além de permitir que o colégio possa traçar estratégias para identificar e reprimir essa prática.

Pensando nisso, fizemos uma lista de 8 filmes sobre bullying nas escolas. Confira!

1. A Classe (Drama, 2007)

A produção conta a história de Joosep, um adolescente sensível e tímido que se tornou o alvo da turma de valentões do colégio.

Diariamente, o jovem é submetido a diversas torturas físicas e psicológicas. A situação melhora quando Kaspar, um dos “bad boys”, muda a sua conduta e passa a proteger a vítima.

Sentindo-se ameaçado, Anders, o líder das agressões, decide torná-lo o novo alvo de suas maldades. É uma produção bastante realista, que dificilmente deixará quem o assistir indiferente ao tema.

2. Carrie, A Estranha (Terror, 2013)

O filme retrata a história de uma menina que não consegue fazer amigos no colégio por causa de sua mãe, uma fanática religiosa e desequilibrada que controla excessivamente a filha. Seu jeito de ser e de se vestir para ir às aulas também são constantemente ridicularizados pelos outros estudantes.

Em sua festa de formatura, a moça cai em uma armadilha preparada justamente para ridicularizá-la no meio de todos os alunos.

O que ninguém imaginava é que Carrie possui habilidades telecinéticas, que se manifestam durante sua vingança. Esse filme é uma produção baseada no clássico de 1976, de mesmo nome, que aborda o preconceito e bullying de maneira sistemática e bastante direta.

3. Evil, Raízes do Mal (Drama, 2003)

O longa-metragem conta a história de um jovem problemático de 16 anos, acostumado a tratar todos com brutalidade, que apresenta esse comportamento devido aos maus tratos sofridos pelo padrasto e acaba expulso de uma escola pública e transferido para um colégio privado de prestígio.

No novo ambiente escolar, o adolescente resolve mudar seu comportamento. Entretanto, ele se vê frente a humilhações e injustiças por parte dos veteranos, que ultrapassam todos os limites do respeito e do bom senso.

Então, ele se pergunta: aceitar ou revidar? Esse é um filme sobre bullying interessante para exibir na escola, mostrando aos alunos os dois lados da moeda.

4. Ben X, A Fase Final (Drama, 2007)

Ben é um adolescente que possui a Síndrome de Asperger — um tipo de autismo mais brando. Como tem uma imensa dificuldade para se comunicar e se socializar, o rapaz se refugia no game Archlord, um jogo online no qual milhares de pessoas participam, cada uma representando um personagem.

A partir do momento que as agressões na escola levam o garoto ao extremo, o limite entre a fantasia e realidade se torna confuso e escorregadio.

É uma obra tocante e muito interessante, principalmente para escolas que trabalham com alunos portadores de deficiência.

5. Bullying, Provocações Sem Limites (Drama, 2009)

Trata-se da história de um jovem educado, estudioso e jogador de basquete que, ao se mudar para um novo colégio, desperta a inveja e a ira de um grupo.

Então, espancamentos e todo o tipo de humilhações passam a fazer parte de sua vida. O rapaz guarda em silêncio sua dor, enquanto a violência se intensifica.

Esse filme mostra de maneira realista o dia a dia daqueles que sofrem bullying e a importância de denunciar esse abuso.

6. Cyberbully (Drama, 2011)

O enredo desse filme mostra a vida de uma adolescente que ganha de sua mãe um notebook, com regras restritas de como utilizá-lo. No entanto, a jovem cria uma conta em uma rede social e, após uma brincadeira maldosa, sua vida começa a se tornar um verdadeiro caos.

Ela sofre vários xingamentos na internet, até que as brincadeiras saem completamente de controle, a ponto de levar seus melhores amigos a se afastarem, o que a levou à tentativa de suicídio.

É um filme muito importante para mostrar aos jovens as consequências nefastas que brincadeiras de mau gosto decorrentes do cyberbullying podem levar.

7. Meu Melhor Inimigo (Drama, 2010)

Cansado de ser humilhado na escola, um rapaz decide se unir a outro, também vítima dos valentões que os atormentam. Juntos, eles se inspiram em uma revista de quadrinhos para fazer um pacto de vingança.

Tudo parece ir de acordo com o planejado, até que um deles começa a perceber que, de vítima, se tornou o grande algoz. As consequências de seus atos começam a tomar grandes proporções, o que leva os estudantes a refletirem sobre suas próprias ações.

8. Quase um segredo (Drama, 2004)

Um jovem constantemente perseguido por um garoto popular é incentivado pelo seu irmão mais velho a reagir. O rapaz, já no limite, decide se vingar, atraindo seu perseguidor para uma viagem de barco, com o objetivo de humilhá-lo.

Porém, ao longo do passeio, ele começa a enxergá-lo de outra forma: um rapaz solitário que só agride os colegas para chamar a atenção, mas usa a maldade para se autoafirmar. Por isso, a vítima resolve cancelar o plano, mas as coisas dão errado e têm sérias consequências.

É um filme instigante, que chama a atenção pelas diversas perspectivas sobre a violência presente em muitas relações humanas.

Vale lembrar que o diretor do colégio pode — e deve — exibir alguns filmes sobre bullying na escola, para que aqueles que sofrem essa violência denunciem para que essa prática seja coibida, para evitar desdobramentos mais graves, como problemas psicológicos nos estudantes, homicídios e suicídios.

Achou interessante a nossa lista? Conhece outras obras que abordam o assunto? Então deixe o seu comentário no post, compartilhando outros filmes que abordam o tema e merecem a atenção de diretores e educadores!

Share This