Como o uso da tecnologia na educação pode ser um grande aliado?

O primeiro ponto a ser considerado é que o uso da tecnologia na educação tem que estar necessariamente ligado à aprendizagem, pois seu uso apenas por modismo não trará nenhuma vantagem para a aquisição de conhecimento.

Hoje em dia, a escola tem visto a casa do aluno como potencial extensão do ambiente educacional e se preocupado em como fazer com que ele sinta vontade de continuar estudando mesmo depois de sair da escola.

Por meio do uso de ferramentas tecnológicas, esse estudo passa a ser individualizado e focado nas necessidades e dificuldades de cada aluno, conduzindo-o a uma aprendizagem de qualidade.

Elas trazem a grande vantagem de poderem ser acessadas de qualquer lugar por meio de computadores, tablets ou smartphones e também ser utilizadas e adequadas para todas as etapas do ensino.

Essas ferramentas têm se mostrado grandes aliadas da educação, e o feedback de seu uso tem sido muito positivo tanto na área pedagógica como na administrativa, elevando a qualidade do ensino.

Neste artigo, você descobrirá as vantagens de seu uso para professores, alunos e diretores de escola, e conhecerá algumas atividades que podem ser disponibilizadas para incrementar o estudo dos alunos. Boa leitura!

O uso da tecnologia em favor do professor

Até algum tempo atrás, notava-se uma grande resistência por parte dos professores no uso da tecnologia em sala de aula. Porém, com um mundo cada vez mais tecnológico, essa resistência já não acontece mais. Os próprios professores a usam em seu cotidiano e entenderam que seus alunos também precisam usá-la.

Para o professor, a tecnologia tem a função de otimizar seu tempo, dentro e fora da sala de aula. Além de ajudar na hora de fazer o planejamento escolar e os planos de aula, muitos recursos tecnológicos possibilitam acesso a relatórios de aprendizagem da turma ou dos alunos individualmente, permitindo que se tenha um melhor diagnóstico das suas dificuldades.

Diante disso, pode-se entender melhor quando e como o professor deve intervir no processo de aquisição de conhecimento da turma. Ele consegue ter uma ideia de quais partes do conteúdo podem ser ensinadas mais rapidamente, pois os alunos já o dominam o assunto, e em quais partes ele deve redobrar a atenção ou mudar a estratégia de ensino utilizada.

A forma como cada profissional lida com o uso da tecnologia dependerá das experiências que ele já teve e dos recursos que estão disponíveis em sua escola. Por isso, é de extrema importância que o profissional se capacite constantemente para saber fazer uso adequado da tecnologia em suas aulas.

O uso da tecnologia em favor do aluno

O perfil do aluno mudou, e o uso da tecnologia na educação é inadiável. Porém, não pode ser usada apenas para mostrar que a escola é moderna, ela tem que ser significativa e levar o aluno a alcançar um aprendizado eficaz.

Por meio de seu uso, a compreensão da matéria fica facilitada, as aulas se tornam mais interessantes e atraentes, fazendo com que seja mais fácil prender a atenção de alunos dispersos e levar aqueles que têm mais dificuldades a se sentirem mais motivados.

A tecnologia desperta a curiosidade do aluno e o guia para novas descobertas, fazendo com que sua dedicação aumente e ele tenha interesse em continuar o processo de aprendizagem mesmo em casa. Nesse sentido, fica evidente a alegria e satisfação do aluno em aprender algo novo.

O aluno passa a assumir uma responsabilidade maior sobre seu próprio aprendizado. Algumas ferramentas tecnológicas por meio da metodologia adotada no ENEM (TRI) e algoritmos que identificam o seu nível de conhecimento e o direcionam à escolha da melhor forma de adquirir o conhecimento.

Esse direcionamento traz o grande benefício de ser individualizado, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada um, permitindo que o aluno exercite um determinado conteúdo até que ele tenha sido inteiramente compreendido.

O uso da tecnologia em favor da gestão escolar

Existem diversas plataformas de educação que têm como objetivo facilitar a vida do diretor, permitindo uma gestão escolar mais eficiente. Por meio de um sistema que reúne e organiza todas as informações de forma que se tenha acesso rápido e fácil a elas, ele pode conhecer melhor como está a situação da escola.

Elas oferecem gerenciamento do setor financeiro contribuindo para uma menor inadimplência, organiza os documentos e dados da secretaria fazendo com que se otimizem gastos e tempo com a emissão de documentos, por exemplo.

Por meio de um sistema de ensino, o dono da escola pode acompanhar o trabalho dos professores e identificar dificuldades com o uso das ferramentas tecnológicas, oferecendo constante treinamento e capacitação aos profissionais.

Permite também que se observe o desenvolvimento dos alunos, suas dificuldades e necessidades, direcionando-os a outros profissionais da educação, em caso de necessidade. Proporciona um contato mais constante e efetivo entre escola, pais e alunos, levando a uma diminuição da evasão escolar.

Ou seja, com o uso de uma plataforma, o diretor de ensino tem uma visão mais ampla sobre todas as áreas escolares, tendo seu tempo otimizado e direcionando seus esforços para as áreas que realmente necessitam.

Exemplos do uso da tecnologia na educação

Para que as aulas tenham mais vida e sejam mais interessantes, toda forma de tecnologia usada deve ser contextualizada aproximando a sala de aula ao cotidiano dos alunos, tornando o aprendizado mais eficaz e significativo. Veremos, a seguir, alguns exemplos do uso da tecnologia.

Fóruns

O professor pode criar fóruns, nos quais os alunos discutirão sobre um determinado conteúdo, e disponibilizar monitorias online para tirar dúvidas sobre ele, otimizando seu tempo em sala para explicações.

Videoaulas

Ele pode criar videoaulas ou selecionar alguns vídeos na internet para que os alunos possam aprofundar o estudo da matéria vista em sala de aula.

E-books

Muitos alunos dizem que não gostam de ler, mas passam horas com seus smartphones ou tablets. Então, que tal usar esses equipamentos para estimular a leitura mostrando aos alunos o universo dos e-books? Há muito material desse tipo disponível, tanto livros como gibis e revistas.

Dicionários

Escolha um bom aplicativo de dicionário para seus alunos usarem. Seja na aula de português ou na de língua estrangeira, não dá para exigir que os alunos usem aqueles tradicionais dicionários de papel ou conheçam os sinais fonéticos para saberem a pronúncia de uma palavra. Nos aplicativos, com apenas um clique, ele já saberá como pronunciá-la corretamente.

Pesquisas

Faz parte da tarefa do professor ensinar seus estudantes a usarem a internet. Sabemos que há muito conteúdo ruim e com informações erradas na rede, mas o inverso também é verdadeiro. Há muita informação correta e atualizada em sites de confiança.

Ele deve ensinar os alunos a reconhecerem se a informação é confiável ou não, estimulando-os a procurarem informações em sites de universidades ou instituições sérias e responsáveis e não se contentarem com apenas uma busca. Procurar em várias páginas por uma informação e compará-las dará ao aluno uma certeza de que aquele conteúdo é verdadeiro, desenvolvendo seu senso crítico.

Gamificação

É a estratégia de se utilizar elementos de um jogo, como recompensas e mudanças de fases, no estudo de um conteúdo, incentivando o aluno a aprofundar seu conhecimento. Que estudante não vai ter vontade de continuar estudando dessa forma mesmo depois de chegar em casa?

Com os exemplos deste artigo, concluímos que a sala de aula é um espaço de interação e aquisição de conhecimento, e esse é um bom momento de inserir o uso da tecnologia nesse ambiente, com o intuito de melhorar a qualidade de aprendizado dos alunos.

Como em toda inovação, não dá para esperar que todos os alunos usarão a tecnologia de forma correta na sala de aula. O uso inadequado certamente acontecerá, e aí entra a figura do professor ensinando que existe a hora do seu uso para o lazer e a hora para o estudo. É ensinar a saber usar as ferramentas tecnológicas, sem se tornar escravo delas.

Vimos que o uso da tecnologia na educação pode trazer benefícios tanto para professores e alunos, influenciando diretamente no seu sucesso escolar, como também para facilitar a gestão dos donos de escola.

Você sabia que a tecnologia pode ser uma aliada tão grande assim? Então, não deixe de acompanhar nossas redes sociais e descobrir as novidades do mundo da educação — estamos no Facebook, no LinkedIn e no YouTube!

Comments (2)

  1. Muito interessante esse post sobre uso de tecnologias para o aprendizado, pois apoio essa prática. Gostei da ideia sobre criação do fóruns. Gostaria de mais informações sobre como criar o fóruns, pois haveria necessidade de acompanhar as intervenções dos estudantes nos fóruns..

    1. Eleva Educação

      Olá Miriam, boa tarde! Ficamos felizes que tenha gostado. Continue acompanhando as novidades do blog! Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This