Diretor escolar: como e por que manter o espírito de liderança

Ser um diretor escolar é, antes de mais nada, ser um líder. É ele que será a referência, o modelo a ser seguido pelos outros, por isso é tão importante que ele seja o primeiro a se sentir motivado em seu trabalho.

Um bom líder deve ser humilde, ter empatia, estar aberto ao diálogo e conseguir motivar sua equipe. Deve ser capaz de despertar em cada um a vontade e a satisfação em trabalhar. Ter bons funcionários é bom, mas ter funcionários que gostam daquilo que fazem é melhor ainda.

Neste artigo, você descobrirá bons motivos para manter um espírito de liderança, e ações valiosas que todo diretor escolar deve fazer para alcançar e manter a motivação de seus colaboradores. Boa leitura!

Quais são as funções de um diretor escolar?

Essa é uma pergunta que nos leva a uma resposta bem longa, pois são muitas as suas funções. O diretor escolar é a pessoa responsável pelo bom andamento da escola, fazendo com que todos os seus setores interajam e trabalhem de forma conjunta.

A escola é formada por espaço físico, materiais e equipamentos, e por pessoas. Quanto ao espaço físico, o dono de escola deve se preocupar com sua conservação, proporcionando a toda comunidade escolar um ambiente agradável, saudável e seguro.

Em relação aos materiais e equipamentos, ele deve verificar se os mesmos estão funcionando corretamente e se são adequados às suas funções. Às vezes, os equipamentos se tornam obsoletos ou deixam de ser necessários.

E, finalmente, chegamos à parte mais importante, aquela que dá vida ao ambiente escolar: as pessoas. A comunidade escolar é formada por alunos e seus pais, professores e demais funcionários.

Imagine ter que lidar com tantas opiniões, histórias de vida e experiências tão diversas, levando-as a caminharem na mesma direção. Soma-se a isso tudo o gerenciamento do tempo, pois existe um calendário e atividades programadas a seguir. Essa é uma tarefa e tanto!

Mas a boa notícia é que, embora o diretor de ensino seja o maior responsável por tudo isso, ele não é o único. Um bom diretor é aquele que tem espírito de liderança e, como líder, consegue fazer com que os outros colaborem.

Por que é importante manter o espírito de liderança?

Muitas pessoas acreditam que ser líder é algo inato, um talento que já nasce com a pessoa. Entretanto, qualquer um pode desenvolver as habilidades necessárias para exercer a liderança desde que tenha vontade de aprender e de chegar ao sucesso.

Liderar é ser capaz de comandar as pessoas por meio de atitudes e comportamentos que as motivem. Um bom líder faz com que sua equipe compreenda que faz parte de um processo e entenda a importância de sua função nele. Dessa forma, ela passa a acreditar no que faz.

Uma equipe motivada aumenta a dedicação e comprometimento com seu trabalho, gerando melhores resultados não somente em seus setores, mas para a escola como um todo. Nesse contexto, todos saem ganhando, e o objetivo principal de uma escola, que é a excelência na qualidade do ensino, é alcançado.

Como fazer para manter esse espírito sempre vivo?

Não pense que basta ter um diretor com espírito de liderança e tudo mudará imediatamente. Sua influência sobre as pessoas é algo que leva algum tempo e surtirá efeitos a médio e longo prazo.

As pessoas podem demorar um pouco a acreditarem que a situação pode melhorar e algumas podem até resistir em mudar suas atitudes. Porém, por meio de sua própria motivação e atitudes, o dono da escola pode reverter esse quadro. Conheça a seguir, algumas ações que você, diretor escolar, deve fazer para manter o espírito de liderança.

Conheça a sua escola

Antes de mais nada, é preciso que o diretor conheça quais são a missão e os valores da escola, para que suas atitudes possam estar alinhadas a esse pensamento. Ele deve passar essa mensagem aos seus funcionários demonstrando que realmente acredita nela.

Faça uma pesquisa de clima organizacional para conhecer como os colaboradores veem a escola. Essa pesquisa deve ser realizada com todos os participantes do processo de aprendizagem, educadores, pais e alunos. Ela o ajudará a conhecer e compreender quais são as necessidades de cada um.

Estabeleça quais são os indicadores de qualidade mais importantes e analise seus resultados. Em uma escola, alguns indicadores que não podem ficar de fora de uma avaliação são: desempenho dos professores, e aprovação, retenção e evasão de alunos. Eles mostrarão onde as falhas estão acontecendo e, portanto, em quais áreas as intervenções devem acontecer.

Invista em sua equipe de funcionários

Uma das prioridades de um diretor de ensino deve ser investir na capacitação de sua equipe, promovendo uma formação que esteja de acordo com as necessidades individuais e com as da escola. Muitas vezes, o trabalhador se sente desmotivado por não saber direito como cumprir sua função.

Proporcionar e incentivar a participação dos funcionários em palestras ou cursos, os ajudará nesse direcionamento. Seja na secretaria, no departamento financeiro ou na equipe de limpeza, isso colaborará para a conscientização da importância do trabalho de cada um no ambiente escolar.

Uma atenção mais do que especial deve ser dada aos professores, já que a qualidade desse profissional tem influência direta no aprendizado dos alunos. Os cursos de atualização e qualificação devem fazer parte de suas vidas.

Favoreça a comunicação

Mostre a todos que você está aberto ao diálogo. Comunique-se de forma clara para que todos entendam quais são os objetivos e metas a serem atingidos. Compartilhe com todos quais são os resultados desejados, a fim de que possam trabalhar com os mesmos objetivos em mente.

Quando os funcionários sentem essa disposição ao diálogo, eles passam a refletir sobre seu próprio trabalho, a desenvolver um senso crítico sobre ele, e podem trazer ideias úteis e inovadoras para o ambiente escolar.

A comunicação entre escola, pais e alunos nunca deve ser esquecida, pois a escola trabalha para que os alunos possam ter um ensino integral de qualidade. É importante que ela seja constante e não apenas na hora em que acontecer um desempenho insatisfatório do aluno.

Os pais, e até mesmo os próprios alunos, também podem trazer ótimas ideias de ações e projetos para a escola, colaborando para a melhora do processo de ensino-aprendizagem, seu desenvolvimento e sucesso.

É importante que eles conheçam e vivenciem os valores da escola como honestidade, generosidade, solidariedade, comprometimento e participação, favorecendo uma formação de cidadãos preocupados com o próximo e com o bem da sociedade em geral.

Realize um bom planejamento

Sem um bom planejamento não se chega a lugar nenhum. Portanto, estabeleça metas e objetivos para cada um de seus funcionários e explique como isso ajudará para que o objetivo da escola seja alcançado.

Um planejamento bem definido facilitará a execução das tarefas e contribuirá para que toda a equipe escolar colabore na hora de solucionar problemas, trazendo vários pontos de vista e expressando suas opiniões.

Compartilhe as responsabilidades

Isso não quer dizer que o diretor deixará de se responsabilizar por algo ou de acompanhar o que está acontecendo. Quando o líder delega responsabilidades aos outros, ele pode focar suas energias nas áreas que estão realmente precisando de ajustes. Sentindo essa confiança em sua capacidade, eles se tornam colaboradores fiéis.

Incentive seus colaboradores

A todo instante, o diretor escolar deve incentivar seus funcionários a trazerem novas ideias e a encontrarem novos desafios em seu trabalho. Sempre dá para melhorar mais, desde que se tenha vontade de fazê-lo. Nesse caso, o comodismo é o pior inimigo que um líder pode enfrentar.

Você viu que o diretor de ensino é responsável por criar um ambiente escolar que seja favorável à aprendizagem, e isso começa ao conhecer bem as necessidades da escola e de cada um dos envolvidos no processo de aprendizagem.

Vimos que a capacitação de sua equipe de trabalho é de suma importância, bem como o diálogo que deve ser aberto e frequente, oportunizando o espaço para novas ideias e opiniões.

A motivação da equipe de funcionários da escola é essencial para que se atinjam bons resultados, e essa motivação dependerá do espírito de liderança do diretor escolar. É por meio dela que se chegará a um ensino de qualidade formando não apenas bons alunos, mas também, cidadãos responsáveis.

Se você achou este post interessante, não deixe de assinar nossa newsletter para receber em seu e-mail todos os nossos novos artigos relevantes sobre educação!

Comments (2)

  1. Conteúdo extremamente produtivo! A liderança tem por obrigação estar sempre alerta, pois as responsabilidades são muitas! Vidas estão em jogo, principalmente os que ainda não entenderam a diferença de sonho e fantasia.
    Os generais transformadores de fato deste país estão dentro das escolas! EDUCAÇÃO SIM É A ARMA MAIS PODEROSA PARA DERROTAR TODOS OS MALES DE UMA SOCIEDADE!

    1. Eleva Educação

      Olá Adriano, ficamos muito felizes que tenha gostado do conteúdo! Continue acompanhando as novidades do blog 🙂 Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This