Plataforma adaptativa Eleva: a importância em oferecer um ensino individualizado

A atuação de um educador em sala de aula é uma atividade repleta de desafios. Lidar com uma turma de alunos, por si só, já exige do professor uma boa dose de flexibilidade, paciência e técnica para atender à demanda de crianças e jovens com necessidades diferentes.

Em uma mesma classe, por exemplo, existem alunos com grande facilidade de aprendizagem, outros que precisam de um acompanhamento mais intenso para seguir o conteúdo e, ainda, alunos provenientes de outras escolas que podem se encontrar defasados com relação ao cronograma.

Atualmente, promover o ensino individualizado apenas é possível com o auxílio da tecnologia. O uso de uma plataforma adaptativa, como a do Eleva, é um recurso que pode contribuir para o trabalho de educadores e diretores e promover a individualização do ensino, alcançando resultados acadêmicos cada vez melhores.

Quer saber mais sobre os benefícios no uso de uma plataforma adaptativa no ambiente escolar? Acompanhe no post abaixo!

Gestão Escolar Saudável

O que é, exatamente, a plataforma adaptativa do Eleva?

A plataforma do Eleva é uma ferramenta virtual voltada ao aprendizado de alunos da educação infantil e ensinos fundamental e médio, vinculada a um material didático que contempla todas as disciplinas e se mantém em concordância com as exigências do MEC e da Base Nacional Comum Curricular.

Por meio da plataforma, os alunos realizam exercícios sobre os mais variados assuntos, de acordo com seu nível de conhecimento. O diferencial de uma plataforma adaptativa é exatamente selecionar questões com nível de dificuldade condizente ao aprendizado de cada aluno.

Questões muito fáceis ou muito difíceis podem desmotivar a criança ou adolescente e prejudicar o prosseguimento dos estudos. Dessa forma, a plataforma atua de forma similar a um professor, que avalia o conhecimento de cada aluno e direciona seus estudos para que seu aprendizado seja significativo.

A diferença é que essa avaliação é feita por meio de inteligência artificial, deixando o educador livre para focar em outros aspectos de seu trabalho.

Como funciona a plataforma adaptativa?

A plataforma adaptativa do Eleva traz autonomia para os alunos, que podem escolher exatamente qual assunto ou item do material didático desejam estudar, selecionando automaticamente questões apropriadas para seu aprendizado.

Por meio de um sistema de estrelas, o aluno e o professor podem acompanhar o seu rendimento em cada disciplina. O mapeamento das perguntas é feito com auxílio da TRI (Teoria de Resposta ao Item), garantindo que todas os exercícios sejam condizentes com o nível de preparo do aluno.

Bruno Fernandes, Coordenador de Tecnologia do Eleva Educação, explica que no primeiro nível de dificuldade o estudante deve responder três questões simples para conquistar uma estrela e passar para a próxima etapa. Ao fim de cada nível, ele pode acessar um gabarito comentado, para checar seu progresso e monitorar seus acertos e erros.

Ele ressalta: “Quando a plataforma entende que o aluno ainda não tem conhecimento satisfatório sobre o assunto, indica videoaulas do nosso próprio portal, que podem ser teóricas ou de exercícios, para que ele tenha mais uma ferramenta pedagógica de aprendizagem”.

Quais os benefícios no uso de uma plataforma adaptativa?

Utilizar uma plataforma adaptativa como a do Eleva pode trazer diversos benefícios aos alunos, educadores e diretores.

Para disciplinas com conteúdos muito extensos, por exemplo, os professores podem dividir cada assunto em seções menores, facilitando a compreensão e o aprendizado dos alunos.

Além disso, a plataforma permite acompanhar o desempenho dos estudantes de forma individual ou coletiva, acompanhando o rendimento da classe a cada assunto estudado, podendo identificar pontos que merecem mais atenção durante as aulas ou fazendo mudanças no cronograma quando for necessário.

A escola como um todo também pode se beneficiar dos recursos da plataforma adaptativa do Eleva. Bruno Fernandes explica que a gestão têm acesso a relatórios detalhados dos alunos: “A escola pode utilizar a plataforma como uma ferramenta pedagógica de avaliação”.

É possível, por exemplo, monitorar quantas questões foram respondidas, quantas tentativas foram feitas a cada nível e quais exercícios ofereceram mais dificuldade.

Que resultados podemos esperar com o uso de uma plataforma adaptativa?

O Eleva Educação utiliza a plataforma adaptativa em escolas próprias e parceiras em todo o Brasil. Os resultados acadêmicos comprovam que o ensino individualizado e o uso da tecnologia podem trazer melhoras significativas ao desempenho dos alunos.

O rendimento anual das crianças e jovens que utilizam a plataforma Eleva é em média 25% maior se comparado a alunos que não fazem uso desse recurso.

Além disso, o Eleva Educação faz parte de 5 das 30 melhores escolas do Brasil no último ranking do Enem, e já contabiliza, apenas no ano de 2018:

  • mais de 2000 aprovados no Sisu;
  • 470 aprovados em Medicina;
  • 460 aprovados na UERJ;
  • 52 aprovados no IME/ITA.

A cultura de aprendizado promovida desde as primeiras séries escolares contribui não apenas para obter bons resultados acadêmicos no Enem e no vestibular, mas pode ser o diferencial no sucesso profissional e pessoal de cada aluno.

Como integrar a plataforma ao plano de ensino?

Apesar de todos os recursos presentes na plataforma adaptativa do Eleva, é importante esclarecer que ela não substitui o trabalho do professor ou outras ferramentas de ensino utilizadas no ambiente escolar.

A atuação do educador é indispensável para o bom desempenho dos alunos. O material didático, por sua vez, tem a função de guiar o professor e direcionar as aulas dentro de uma estratégia pedagógica de qualidade. Já as avaliações, provas, simulados e trabalhos fornecem informações importantes sobre o rendimento dos alunos periodicamente.

A plataforma pode ser utilizada em momentos específicos das aulas, seja ao final de cada tema estudado para avaliar o nível de aprendizado dos alunos, ou por meio de vídeoaulas que complementam os assuntos tratados na sala. Fernandes reforça: “O trabalho do professor sempre é o mais importante”.

A plataforma adaptativa é uma ferramenta que visa complementar o plano de estudos, contribuindo para o aprendizado da nova geração, que utiliza a tecnologia como aliada em diversos aspectos da vida.

Formar alunos preparados para o mundo moderno é a grande responsabilidade dos educadores e diretores, e para isso é necessário contar com recursos eficientes e um material didático completo, que contribua para o desenvolvimento físico, social e intelectual das crianças e jovens em idade escolar.

Se você está em busca de uma plataforma pedagógica que possa realmente aprimorar a qualidade acadêmica de sua escola e fazer a diferença na educação de seus alunos, o Eleva pode ser seu aliado nessa missão!

Entre em contato conosco para aprender com quem entende o que é ser escola hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This