Por que a capacitação de diretores escolares é tão importante?

O diretor escolar é aquele que é responsável por lidar de forma eficiente com os recursos humanos, pedagógicos e financeiros da escola. Por isso, a capacitação de diretores se faz tão necessária.

Não é simples conseguir conciliar todas as tarefas que um diretor tem a fazer como resolver os problemas que aparecerem e melhorar a qualidade de ensino oferecida em sua escola.

Neste artigo, você conhecerá alguns dos desafios que todo o diretor de ensino pode encontrar em sua caminhada e entenderá por que é tão importante que ele procure por capacitação. Boa leitura!

Quem é a figura do diretor escolar?

O diretor é a figura mais importante dentro de uma escola, pois é dele a responsabilidade de fazer com que todos os setores funcionem adequadamente e na mesma direção. Se o diretor não fizer um bom trabalho, os funcionários se sentirão desanimados e isso refletirá na qualidade de ensino oferecida aos alunos.

Sabemos que oferecer um ensino de qualidade é o objetivo principal de toda escola. Sendo assim, o dono de escola deve fazer de tudo para que esse objetivo seja alcançado. Entretanto, essa não é uma tarefa simples. Para ser capaz de dar conta de tudo ele deve, em primeiro lugar, se preocupar com sua própria capacitação.

Por que ele deve se capacitar?

Como vimos acima, liderar uma escola não é tarefa fácil. Conseguir suprir as necessidades de uma comunidade tão diversificada composta por professores e demais funcionários, pais e alunos é complicado, mas não impossível.

Um diretor de ensino encontrará muitos desafios e se não for capacitado, não saberá o que fazer. Conheceremos, a seguir, alguns dos desafios que todo diretor poderá encontrar em sua escola.

Lidar com a evasão escolar

Se a taxa de evasão escolar está alta, é um sinal de que algo muito errado está acontecendo. Ela indica que pais e alunos não estão satisfeitos e, provavelmente, essa insatisfação está ligada a qualidade de ensino que a escola vem oferecendo.

Se faz necessária uma avaliação para conhecer o real motivo da saída dos alunos, para então, tomar as providências necessárias para inverter esse quadro. Quando pais e alunos estão satisfeitos, eles não querem mudar de escola e ainda fazem boa propaganda dela e trazem novos alunos.

Manter a motivação de seus colaboradores

A desmotivação dos funcionários e, principalmente, dos professores interfere diretamente no aprendizado dos alunos. Para ter colaboradores motivados é necessário que, em primeiro lugar, eles estejam satisfeitos com seu trabalho. Só assim eles se sentirão comprometidos com a escola e com os seus objetivos.

Saber se comunicar de forma clara

Muitas vezes, os objetivos a serem alcançados estão claros na cabeça do diretor, mas os demais membros da comunidade escolar não conseguiram entender bem quais são eles. Como um líder, o diretor deve estar em constante diálogo com seus funcionários, sempre disposto a receber críticas construtivas e sugestões inovadoras.

Apesar dele ter que conhecer a escola e todos os seus setores, ele não vivencia o dia a dia de cada um deles. Com essa abertura ao diálogo, os funcionários, que conhecem melhor a realidade que vivem diariamente, não terão medo de sugerir mudanças ou inovações que podem trazer excelentes resultados para a escola.

Saber delegar responsabilidades

Isso não quer dizer que ele estará se eximindo de responsabilidades, mas quando o dono de escola sabe dividir as responsabilidades com outros funcionários, ele pode direcionar seus esforços para áreas que realmente estão com problemas e precisam de sua atenção.

Promover a capacitação de seus colaboradores

Às vezes, um funcionário se sente desmotivado simplesmente porque não sabe como cumprir sua função de forma eficiente. Além de promover uma formação contínua para seus professores, os outros funcionários da escola também necessitam de treinamento e capacitação.

Propiciar um bom ambiente escolar

Um dos desafios do diretor de ensino é proporcionar um ambiente agradável, saudável e seguro para seus alunos e funcionários. Isso deve acontecer tanto no aspecto social, em que devem existir boas relações interpessoais, quanto na própria estrutura física da escola.

Onde buscar a capacitação de diretores?

Um bom lugar para você procurar por sua capacitação é, com certeza, na Escola de Diretores Eleva. Você conhecerá, a seguir, um pouco mais sobre ela.

O que é a Escola de Diretores Eleva?

Em busca por aumentar sua participação no mercado brasileiro, o Grupo Eleva decidiu criar sua própria escola de capacitação para seus diretores. Se trata de um programa que tem a intenção de selecionar e capacitar os profissionais interessados em trabalhar na direção de uma das escolas do Grupo.

Como ela funciona?

Entre os meses de fevereiro e maio é feito um processo de seleção dos novos diretores por meio de entrevistas coletivas e individuais, e os aprovados são contratados no mês de junho.

Durante os meses de julho e agosto, eles participam da formação inicial, ficando em imersão em uma das escolas do Grupo Eleva e participam de 16 encontros de formação presenciais.

Para que possam prosseguir como diretores do Grupo, devem ter um desempenho igual ou superior a 70% em todas as atividades propostas. No final de agosto, acontece o Congresso de Diretores no qual são realizadas a integração, a troca de experiências e o alinhamento estratégico dos objetivos.

A partir de setembro e até o mês de março do ano seguinte, o diretor será enviado a uma das unidades para vivenciar o período de captação de novos alunos e rematrículas. Nesse período será acompanhado e terá o suporte de diretores regionais, pedagógicos e outros.

Quais os benefícios que ela traz para os diretores?

Além de todo o processo de capacitação que vimos acima, ela oferece um Programa de Mentoria. Durante esse período, um diretor sênior acompanhará seu desenvolvimento em diversas áreas como liderança, conhecimentos pedagógicos e administrativos e vendas, promovendo um crescimento pessoal e profissional completo do diretor.

Como você vê, o diretor é peça-chave no bom andamento de uma escola que procura por excelência em qualidade de ensino. Uma orquestra só produz uma música agradável quando seu maestro é bem preparado. Por essa razão, a busca por capacitação de diretores é tão essencial.

Portanto, se você é daqueles que acredita que é possível transformar vidas por meio da educação, entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This