4 ótimos filmes sobre professores para você se inspirar!

4 ótimos filmes sobre professores para você se inspirar!
6 minutos para ler

Ser professor é uma missão que exige constante preparação. Afinal, o profissional é responsável por ensinar e ajudar os alunos em suas escolhas.

Com as frequentes mudanças na sociedade, esse trabalho tende a sofrer alterações de tempos em tempos, o que leva o professor a se adaptar. Portanto, é importante sempre manter a inspiração e a motivação no dia a dia.

Uma forma de se inspirar na execução do trabalho nas escolas é assistir a filmes sobre professores. Neste post, descubra como os filmes podem ajudá-lo e confira 4 longas que você não pode deixar de assistir. Boa leitura!

Como filmes sobre professores podem ajudar na motivação?

Os filmes são obras capazes de inspirar as pessoas, seja por meio de histórias fictícias ou reais. No caso de filmes sobre professores, eles são interessantes por contar a vida de personagens que, assim como você, aceitaram a missão de ensinar e foram capazes de mudar a vida de seus alunos com seu trabalho.

Sendo assim, para professores espectadores, essas tramas podem trazer lições valiosas, com ensinamentos não só sobre o ato de ensinar, mas também permitindo ver o processo “de fora” e refletir sobre o seu próprio papel no ensino.

Quais os 4 filmes sobre professores mais indicados?

Agora que você já sabe como os filmes sobre professores podem ajudá-lo a observar a sua própria função no ensino, conheça alguns bons exemplos. Todos os longas estão disponíveis gratuitamente no YouTube.

1. O Clube do Imperador

Lançado em 2002, o filme se passa na década de 1970 e conta a história de William Hundert (Kevin Kline), um professor da exclusiva Academia St. Benedict’s, cujos alunos são os filhos das pessoas mais importantes da sociedade norte-americana.

Acreditando firmemente em sua missão como professor e buscando transmitir valores a seus alunos para a formação de um bom caráter, o professor enfrenta um grande desafio quando Sedgewick Bell (Emile Hirsch) entra para a escola.

Filho de um influente senador, o garoto questiona todos os princípios do professor, que assume a missão de mudá-lo. Com o tempo, eles desenvolvem uma amizade, mas ela é posta à prova com as atitudes de Sedgewick, que se refletem 25 anos depois.

É um filme que mostra a importância e a influência que o professor pode ter em ensinar bons preceitos aos seus alunos, ao mesmo tempo em que também fala sobre a frustração do docente em alguns casos.

2. Vem dançar

Baseado em uma história real, o filme de 2006 conta a história do professor de dança Pierre Dulaine (Antonio Banderas), que após ser testemunha de um ato de vandalismo, se voluntaria para dar aulas de dança de salão na detenção de uma escola da periferia de Nova York.

4 ótimos filmes sobre professores para você se inspirar!

Desacreditado pelos alunos, que o tomam como um membro da alta sociedade e, portanto, alheio a seus problemas e à sua cultura, aos poucos Pierre consegue romper os preconceitos dos alunos com a dança.

O professor também compreende melhor sobre os problemas dos jovens e os desafia inscrevendo-os em um concurso exclusivo, mostrando que são mais do que “jovens perdidos”.

Este é um filme que mostra como um professor compreensivo e motivado pode mudar a vida de seus alunos, levando-os a fazer melhores escolhas na vida. Além disso, é um bom exemplo dos grandes desafios que os professores costumam enfrentar em sala de aula e dentro da escola.

3. A Voz do Coração

Lançado em 2004, o filme francês retrata a história do maestro Pierre Morhange (Jean-Baptiste Maunier), que após uma perda familiar, encontra um amigo que lhe mostra o diário de seu professor Clément Mathieu (Gérard Jugnot). Juntos, os dois relembram o passado no internato Fond de l’Etang, durante a década de 1940.

Em meio à opressão do diretor do internato e o comportamento rebelde dos meninos, o professor usa a sua formação musical para criar um coral, que não só altera os meios tradicionais de formação, mas é capaz de cativar e incentivar os alunos, assim como mostrar-lhes um novo futuro.

“A Voz do Coração” é outro bom exemplo de como um professor engajado pode mudar vidas, além de ser uma boa reflexão sobre os antigos métodos de ensino e o ambiente escolar de outras épocas, que, muitas vezes, não tendiam a formar alunos, mas apenas discipliná-los.

4. A Onda

Baseado no livro homônimo de 1981, do autor Todd Strasser, e no experimento real do professor Ron Jones, realizado em uma escola da Califórnia, em 1967, “A Onda” conta a história do professor de Ensino Médio Rainer Wenger (Jürgen Vogel).

Ministrando o curso semanal de autocracia, o personagem encontra alunos que não acreditam que uma ditadura poderia ser criada novamente na Alemanha. Para demonstrar que estão errados, Wenger inicia um experimento social em aula.

Instaurando pequenas mudanças ao longo da semana, como uma vestimenta caracterizada para o grupo e lugares posicionados, além de assumir um papel de líder autoritário, o professor incentiva os alunos a formar uma unidade até o ponto em que eles próprios decidem sugerir o nome “A Onda” para o grupo e incluem um gesto de cumprimento.

Apesar de poucos alunos se mostrarem relutantes ao movimento, ele cresce na escola e na cidade, levando o grupo a rejeitar outros estudantes e a entrar em conflitos. Percebendo que as atitudes do grupo estão saindo de seu controle, o professor convoca uma Assembleia, mas descobre que alguns alunos foram longe demais.

Lançado em 2008, o filme alemão é um bom exemplo de como o ensino pode ser um tema difícil, por ser histórico e atual. Também é um longa que aborda a influência que as propostas de um professor podem causar, resultando até mesmo em consequências negativas.

Existem diversos filmes sobre professores, mas alguns se destacam por seus ensinamentos. Nos exemplos que você conferiu neste artigo, é possível se inspirar com histórias emocionantes de superação, além de refletir sobre o papel do professor dentro da escola em diferentes épocas, bem como sua capacidade de influenciar e formar alunos.

Gostou deste post? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e confira mais conteúdos!