vantagens das atividades extracurriculares

Toda criança e adolescente devem ser alfabetizados e ensinados segundo a base comum curricular nas escolas em território nacional. No entanto, nem sempre este ensino é suficiente para suprir todas as possíveis lacunas do desenvolvimento pessoal. Dessa forma, é muito importante pensar sobre os tipos de atividades que podem ser oferecidos pela escola.

É essencial fazer com que o aluno se sinta incluído e faça parte de fato do processo de aprendizagem. Assim, implementar atividades extracurriculares é uma forma muito útil de promover a melhora da formação de um indivíduo social. Essas atividades para além do currículo convencional fazem com que o aluno desenvolva a sua parte emocional, psicológica e física.

Neste texto, vamos ajudar você a pensar sobre o que constitui essas atividades e como implementar algumas delas na escola. Continue a leitura e conheça as vantagens das atividades extracurriculares.

Gestão Escolar Saudável

1. Ajuda a encontrar aptidões

É muito comum que crianças e jovens tenham algumas ideias preconcebidas acerca do futuro, de seus sonhos e aspirações. Existem alguns poucos que têm clareza suficiente para saber com certeza o que querem ser e fazer no futuro. No entanto, a balança pende para o lado daqueles que ainda estão indecisos sobre qual caminho tomar.

Uma escola que promove o desenvolvimento acadêmico por meio de atividades extracurriculares permite uma possibilidade extra para os alunos que ainda  estão indecisos em relação ao futuro e precisam de um direcionamento para encontrar suas aptidões e definir seus planos de vida.

2. Ensina sobre gestão do tempo

Na medida em que o aluno tem mais que a escola em sua lista de atividades, ele deve começar a trabalhar para controlar seu tempo e se organizar de forma a poder desenvolver todas as atividades desejadas. Assim, a implementação de atividades extracurriculares auxilia também nesse sentido.

3. Forma cidadãos melhores

Atividades extracurriculares são possibilidades que o estudante tem de estar em constante aperfeiçoamento de suas capacidades físicas e intelectuais. Ele pode escolher uma atividade relacionada aos esportes, assim como as artes. De qualquer maneira, ele estará contribuindo para a manutenção e aprimoramento da sociedade em que vive.

Além disso, durante as atividades extracurriculares os alunos podem ter contato com outros colegas e formar novas amizades. A interação com crianças e adolescentes de diversos grupos ajuda a formar cidadãos mais tolerantes, comunicativos e abertos às opiniões diferentes das suas.

4. Melhora o rendimento na escola

As atividades extracurriculares se tornam mais interessantes para o aluno uma vez que ele pode optar por aquelas que mais lhe agradam, o que não acontece com as disciplinas convencionais. Sendo assim, a atividade extra faz com que o estudante se dedique mais aos estudos e, com isso, o rendimento escolar é melhorado no geral.

Dependendo da atividade extracurricular, inclusive, o aluno passa a enxergar como os assuntos vistos em sala de aula são importantes para mundo real — os conhecimentos podem ser usados na prática, por exemplo. Ainda, há os projetos multidisciplinares que devem incentivar o estudo de mais de uma disciplina ao mesmo tempo.

5. Ensina sobre regras e disciplina

As atividades extracurriculares auxiliam também no aperfeiçoamento de alguns pontos já abordados em sala de aula. Em um ensino de qualidade o aluno deve entrar em contato com as regras que regem nossa sociedade, assim como as que dão sentido às instituições e manifestações simbólicas que vivenciamos todos os dias.

Dessa forma, o estudante adquire um reforço nos conhecimentos para a vida, ou aqueles conhecimentos que ele usará também fora dos limites físicos da escola.

6. Auxilia no controle das emoções

Com as atividades que se colocam fora do período comum de aula, os alunos podem aprender a controlar seus impulsos gerados pelos sentimentos, assim como podem aprender a controlar emoções como raiva, desapontamento, frustração, ansiedade entre outros que são representativos de nossa época. Ao aprender a controlar suas emoções, os alunos podem controlar também a reação, ou seja, eles aprendem o que fazer com esses sentimentos.

Veja, abaixo, algumas opções de atividades extracurriculares

Esportes e artes

Danças, artesanato, jogos e gincanas estudantis, assim como pintura, desenho e laboratórios de escrita podem ajudar a desenvolver a imaginação e a aptidão de criação do aluno. A capacidade de imaginar é o que permitiu a nossa sobrevivência enquanto espécie, e ela deve ser sempre cultivada.

Passeios e viagens

Além de serem opções de diversão, passeios e viagens podem ser educativos. Um exemplo é a viagem ou passeio para sítios históricos ou arqueológicos para mostrar de forma palpável o trabalho de determinados tipos de profissionais e pesquisadores, além de fazer com que os estudantes aprendam melhor sobre História.

Cursos e grupos de estudo

Quando os alunos estudam em grupos eles estão exercitando as habilidades de fala e escuta, assim como de debater temas importantes e aprender o valor do trabalho em grupo. Nesse macrocosmo do grupo de estudo, o aluno aprende a viver em sociedade, respeitando opiniões diferentes assim como aprendendo a expor a sua.

Eventos multidisciplinares

Muitas escolas já implementaram o sistema de ensino multidisciplinar. A Interdisciplinaridade é a possibilidade de conversa e entrosamento entre várias áreas do saber. Esse tipo de ensino auxilia no processo do aluno compreender que o conhecimento não existe se desconectado dos aspectos mais práticos da vida, ou seja, existe uma profunda conexão entre as áreas de conhecimento.

Oficinas e debates

Essas duas opções ajudam os alunos a exporem na prática o que aprenderam na teoria. Debates sempre foram possibilidades de organizar o próprio pensamento e expor aos demais, criando possibilidades e estratégias para se fazer compreender por um grupo maior.

Formação cidadã

A escola é parte da criação do indivíduo para o chamado mundo real. Isso quer dizer que é importante que o aluno não fique simplesmente confinado ao espaço físico da escola e sim que ele reconheça a existência de um mundo vasto e que depende de sua contribuição. As aulas de formação cidadã podem ajudar o aluno a descobrir seu lugar no panorama mais completo das coisas, além de mostrar a ele qual é a sua responsabilidade perante a sociedade.

As vantagens das atividades extracurriculares são inúmeras e, sobretudo, servem para que os alunos tenham em mente que o conhecimento adquirido na escola se emenda com o conhecimento adquirido em casa. Saber que não há uma cisão proeminente entre ambos os espaços pode ajudar no processo de completude do indivíduo, auxiliando a sua busca pelo lugar que lhe pertence na sociedade.

O que achou de conhecer um pouco mais sobre as atividades extracurriculares? Se nosso conteúdo trouxe um conhecimento relevante para você, compartilhe-o em suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Shares
Share This