7 dicas para a criação de uma campanha de matrícula escolar eficiente

7 dicas para a criação de uma campanha de matrícula escolar eficiente
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É importante ter em mente que uma campanha de matrícula escolar incluem novos prazos, revisão do formato de apresentação, comunicação digital assertiva e muitos outros fatores relevantes. Pensando em ajudar nesse processo, trouxemos 7 dicas para você criar uma campanha de matrícula escolar eficiente, levando em consideração o que precisa ser pensado neste momento. Aproveite a leitura!

1. Planeje com antecedência

Não adianta nada ter ideias incríveis sem fazer um planejamento com antecedência para tirá-las do pensamento ou deixar tudo para ser organizado de última hora.

Lembre-se de que muitos pais preferem antecipar as matrículas. Então, caso sua escola não se prepare para participar do processo de decisão com antecedência, certamente ela vai ficar de fora e perder a chance de ter vários estudantes matriculados.

2. Defina os objetivos da campanha de matrícula de forma clara

É preciso saber que toda campanha de matrícula tem que ter objetivos muito bem definidos, além, é claro, das metas que terão que ser alcançadas. Somente a partir dessa definição é que você vai saber qual é o prazo de entrega e o propósito de cada ação feita.

Sem contar que isso também é muito importante para o desenvolvimento do trabalho. Afinal, todas as pessoas envolvidas vão ter uma visão da importância e da contribuição para atingir os resultados finais.

3. Determine os documentos necessários

Não se esqueça de determinar quais são os documentos necessários que as famílias terão que apresentar durante o processo de matrícula. Na hora de ativar sua campanha, procure mencionar os requisitos da maneira mais direta e clara possível.

7 dicas para a criação de uma campanha de matrícula escolar eficiente

4. Conheça bem o seu público

É fundamental saber para quem a campanha de matrícula escolar vai ser direcionada. Determinar o público-alvo é imprescindível para saber quais são as melhores estratégias que vão chamar a sua atenção.

Por exemplo, busque saber qual é a faixa etária, assim sua campanha vai poder ser focada no segmento correto. Procure também saber qual é a condição financeira e demais informações relevantes, como:

  • quais são os objetivos e as expectativas para o futuro?
  • quais são os locais mais frequentados?
  • como procuram se manter informados?

Uma dica valiosa é envolver todos os setores da instituição para conseguir essas informações. Funcionários, professores, coordenadores ou o departamento financeiro, por exemplo, podem colaborar nessa definição.

5. Invista em estratégias de marketing educacional

O marketing educacional pode ser entendido como toda estratégia de divulgação e de relação da instituição de ensino, indo muito além de uma campanha de matrícula. Eventos, matrícula, rematrícula, fidelização, gerenciamento de crises e relacionamento com os pais ou responsáveis são alguns aspectos relevantes e que podem ser desenvolvidos eficientemente com o apoio do marketing educacional.

Sem poder permitir que haja aglomerações, os desafios para a captação de novos alunos vão se concentrar em uma excelente comunicação, sempre amparada por novas ferramentas digitais.

6. Facilite o processo

Para que você comece o relacionamento com os pais que têm interesse na matrícula de forma positiva, uma ótima dica é tentar simplificar o processo ao máximo.

Tenha em mente que um procedimento lento e cheio de burocracia, que demanda a apresentação de inúmeros documentos desnecessários, pode fazer com que os pais desistam de finalizar a matrícula na sua escola para buscar outra que tenha um processo mais ágil e inovador.

Então, quanto mais fácil e tecnológico for o seu processo de matrícula, menos cansativo vai ser para as famílias, e menores vão ser as chances de desistência.

7. Mostre os potenciais da instituição

Por que os pais e alunos devem escolher sua escola dentre tantas outras que existem? Quais são os potenciais da sua instituição de ensino? Responder a essas questões pode garantir que a sua escola seja realmente a escolhida.

É preciso despertar o interesse do público que você está lidando, apresentando quais são os benefícios que os filhos terão ao estudarem no seu colégio. Para isso, procure também destacar os valores da escola.

Além disso, fale sobre a qualidade do seu material escolar, da prioridade na individualização do aprendizado e da sua infraestrutura. Demonstre sua preocupação em manter um corpo docente motivado e qualificado, e explique como sua escola utiliza a tecnologia em sala de aula. Saiba que tudo isso vai influenciar na decisão dos pais e dos alunos.

Bom, essa nova realidade encarada pelas escolas mostra que a presença física tem sido bastante evitada. Por isso, é importante determinar duas premissas essenciais como o ponto de partida para a criação da sua campanha de matrícula escolar. Veja quais são elas:

  1. Presença digital como obrigação e não mais como alternativa: é preciso ter as redes sociais da instituição funcionando como canais para atrair o público, o site bem posicionado na internet e, claro, a base de contato de estudantes e de possíveis novos estudantes atualizada. Essas são ferramentas indispensáveis para sua campanha.
  2. Atendimento online: muito mais do que fazer campanha remotamente, é preciso disponibilizar o atendimento remoto. Isso significa que a escola precisa estar sempre de prontidão nos canais de comunicação para sanar dúvidas e oferecer informações aos interessados de forma instantânea.

Uma boa dica é verificar se é possível proporcionar uma visita online pela escola. Se for possível, uma excelente solução para isso é atualizar as redes sociais e o site com fotos e vídeos novos em várias partes da instituição de ensino.

Caso seja possível fazer a visita presencial, é preciso garantir que a escola esteja preparada para receber os visitantes, sempre seguindo os protocolos de segurança e de prevenção à Covid-19. Sobretudo considerando que esse, sem dúvidas, vai ser um fator crucial para atrair os pais ou responsáveis.

Por fim, para que a escola obtenha o máximo de aproveitamento da campanha de matrícula escolar, é preciso observar alguns pontos relevantes. Eles têm que englobar a definição do público, das metas e objetivos, a preparação dos funcionários, entre outras práticas que são capazes de potencializar a conversão de alunos. Lembre-se, ainda, de sempre monitorar e avaliar os resultados das suas ações para assegurar a eficiência.

E então, o que achou do texto? As dicas foram úteis para ajudar na sua campanha? Aproveite para se inscrever no curso gratuito de Captação e Fidelização de Alunos para o Ciclo de 2022.