7 livros sobre gestão escolar que todo gestor de escolas deveria ler!

7 livros sobre gestão escolar que todo gestor de escolas deveria ler
7 minutos para ler

Fazer a gestão de uma escola não é tarefa fácil. Afinal, existem muitos desafios que surgem conforme o tempo, por exemplo, a volta às aulas presenciais. Sendo assim, os gestores precisam estar preparados para as mudanças. Para isso, uma das melhores formas é acompanhar os livros sobre gestão escolar, que podem trazer reflexões sobre o panorama da educação atual, além de insights sobre novas necessidades.

A seguir, confira a importância de inovar na gestão escolar. Conheça também 7 livros que podem ajudar e como aplicar seus ensinamentos na prática. Boa leitura!

Gestão escolar: a importância de inovar

O mundo tem mudado em uma velocidade muito rápida. Com novas tecnologias, não só surgem novas maneiras de realizar tarefas, como também uma nova sociedade se forma. No caso das escolas, isso se aplica desde as tarefas rotineiras da gestão e administração escolar até o próprio processo de aprendizagem, que deve alcançar alunos nascidos em um novo contexto, amplamente digital.

Sendo assim, os desafios aparecem e, a cada período, as escolas precisam se adaptar a essas mudanças. Afinal, o ensino de determinados tópicos continua, e outros surgem para atender novas demandas, mas principalmente, os alunos não são os mesmos.

Portanto, para que acompanhem todo o processo e consigam um aprendizado real, a escola precisa buscar inovações constantemente e os gestores devem conhecê-las, inclusive por meio de livros sobre gestão escolar, para saber aplicá-las. Dessa forma, é possível atualizar o papel da escola em sociedade e obter vantagens como:

  • atrair novos alunos, já que a escola é moderna e acompanha as novas necessidades dos estudantes;
  • preparar melhor a equipe da instituição para mudanças importantes, como o novo ensino médio;
  • envolver os pais com mais facilidade no processo educacional;
  • criar uma comunicação mais efetiva entre gestão e corpo discente e entre estes e os alunos;
  • oferecer aos alunos ferramentas adequadas para se tornarem profissionais no futuro.

7 livros sobre gestão escolar que você precisa conhecer

Para promover a adequação de gestores e corpo discente diante das mudanças no ensino, é preciso preparo. Para isso, você pode contar com bons livros sobre gestão escolar, que analisam conceitos, refletem sobre experiências reais e promovem novas soluções para o ambiente escolar da atualidade. Confira, a seguir, 7 dicas de livros que você precisa ler!

1. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem – Telma Weisz

Seguindo bases construtivistas, a autora reflete sobre o papel do professor, abordando a importância de que os processos de ensino e aprendizagem estejam em sintonia, para que o professor possa incentivar e conseguir que o aluno aprenda.

7 livros sobre gestão escolar que todo gestor de escolas deveria ler!

2. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar – Geraldo José Sant’Anna

Abordando temas como os conceitos da área de Administração aplicados à escola e os programas educacionais do MEC, o autor também reflete sobre o relacionamento entre aluno e professor, as atribuições das equipes pedagógicas e gestoras de uma instituição, bem como o papel da participação coletiva nas decisões do cotidiano escolar.

3. Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar – Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso

Baseando-se nas experiências e resultados do “Projeto Gestão Escolar e Tecnologias”, as autoras promovem uma reflexão sobre as TICs — Tecnologias de Informação e Comunicação — no ambiente escolar e visam auxiliar os gestores na implantação delas em seu próprio cotidiano.

4. Avaliar Para Promover: as Setas do Caminho – Jussara Hoffmann

Refletindo sobre o processo de avaliação de alunos e suas funções, a autora defende que ele seja usado para incentivar a aprendizagem, favorecendo, consequentemente, uma melhora na qualidade do ensino.

5. A Prática Educativa – Como Ensinar – Antoni Zabala Baseado

Em “A Prática Educativa”, o autor reflete sobre a organização do ambiente escolar e uso do tempo. Além disso, analisa dilemas e propõe orientações para resolvê-los e melhorar a prática de ensino, bem como fala sobre a função social do ensino.

6. A Gestão Participativa na Escola – Heloísa Lück

Nessa obra, a autora reflete sobre a importância de promover a gestão participativa, incentivando o engajamento de todas as pessoas ligadas à escola em metas, a fim de alcançar melhores resultados para a instituição. Além disso, também são abordados temas como o novo papel do diretor diante de necessidades coletivas e a relevância da promoção do diálogo na escola.

7. Educação digital – Luiza Ribeiro do Valle, Maria José Viana Marinho de Mattos e José Wilson da Costa

Abordando a importância da tecnologia para promover uma maior integração no ambiente escolar, os autores citam exemplos práticos do uso de ferramentas digitais, que podem ser referência para gestores aplicarem em suas próprias instituições.

Como aplicar a teoria dos livros na prática escolar

Os livros sobre gestão escolar são guias interessantes para refletir sobre os processos educacionais, conhecer novas tecnologias e observar experiências. Mas, além disso, o que mais importa é que esses ensinamentos possam ser aplicados na prática do ambiente escolar.

Integrar a comunidade no ensino

Muitos livros falam da importância de integrar a comunidade, especialmente os pais dos alunos, no ensino. Com a pandemia, esse aspecto foi testado e surgiram várias oportunidades para que isso ocorresse. Um exemplo são as atividades para fazer com a família, que a escola pode promover em casa, para incentivar o aprendizado com a participação dos pais.

Promover o relacionamento entre aluno e professor

Outro aspecto que os livros abordam é a efetividade do ensino, por meio do papel do professor em relação ao aluno. Nesse caso, ações como a promoção do diálogo entre gestores, professores e alunos, e a adaptação das aulas para novas práticas podem ser caminhos para que o aluno se interesse pelos conteúdos e o aprendizado seja realmente alcançado.

Usar novas tecnologias

Para todos os processos e ações do ambiente escolar, as tecnologias podem ser usadas para otimizar tarefas de gestão, promover a comunicação mais facilitada e favorecer a integração entre os vários atores da instituição. No caso do ensino, por exemplo, o uso de plataformas tem promovido diversas vantagens, como o acesso a novos conteúdos, disponibilidade de avaliações para os alunos e promoção de um ensino mais personalizado, para que o estudante aprenda melhor a seu tempo.

As mudanças nas escolas têm sido cada vez maiores. Seja com a possibilidade de aderir a tecnologias para facilitar a gestão, ou para promover um ensino personalizado para cada estudante por meio de plataformas específicas, o fato é que em uma nova sociedade digital as instituições precisam se adaptar. Para isso, também é necessário o preparo dos dirigentes da escola, por exemplo, por meio de livros sobre gestão escolar. Assim, eles podem encarar os desafios do ensino em uma nova sociedade.

Gostou do post? Compartilhe essas dicas de livros em suas redes sociais e ajude outros gestores a se prepararem para o futuro!