Acompanhamento pedagógico: como fazer de forma remota e presencial?

Acompanhamento pedagógico: como fazer de forma remota e presencial?
7 minutos para ler

Apenas lecionar conteúdos não é o suficiente para garantir a aprendizagem dos alunos. Afinal, cada estudante apresenta particularidades que merecem um olhar atento por parte dos educadores. Nesse sentido, o acompanhamento pedagógico é imprescindível, pois envolve estratégias que maximizam o aproveitamento dos discentes na escola.

O acompanhamento pedagógico é uma ferramenta que orienta a jornada educacional. Ele é importante porque reúne medidas que ajudam na organização, aprendizagem e concentração dos estudos, fazendo com que os estudantes tenham prazer de estudar. Com isso, é possível melhorar o processo de ensino e aumentar o engajamento dos professores.

Atualmente, durante a pandemia do coronavírus — que resultou na interrupção das aulas presenciais —, um dos maiores desafios dos docentes é continuar acompanhando o desenvolvimento dos seus alunos por meio das aulas remotas. Por isso, é preciso adotar práticas e ferramentas que aproximem e facilitem o relacionamento entre a escola e os estudantes.

Acompanhe, neste post, as melhores práticas para aplicar o acompanhamento pedagógico tanto nas aulas presenciais quanto remotas!

Faça um planejamento com o conselho

O conselho debate sobre questões político-pedagógicas, bem como financeiras e administrativas da instituição de ensino. Portanto, é fundamental realizar reuniões com os participantes do conselho para discutir sobre o desempenho dos alunos quanto à aprendizagem e, a partir daí, estipular melhorias.

Na pandemia, em decorrência da distância entre os colaboradores, é necessário investir ainda mais no alinhamento da comunicação na escola. Assim sendo, promova conselhos de classe frequentes a fim de construir um planejamento que evidencie quais são as dificuldades identificadas no ensino remoto e que precisam ser contornadas, quais matérias devem ser revisadas, quem precisa de apoio e quais atividades são as mais apropriadas para melhorar a jornada educacional.

A partir dessas orientações, os coordenadores e professores compreendem o que deve ser melhorado e passam a trabalhar com alternativas que atendem às necessidades de toda a comunidade escolar.

Defina metas

Para mensurar a sua eficiência, o acompanhamento pedagógico determina metas em relação ao desempenho dos alunos, que também servem para nortear as práticas educacionais. A determinação dos objetivos a serem alcançados deve ser feita com base na realidade da escola.

Levando isso em consideração, é preciso fazer uma pesquisa com professores, pais e alunos para entender como está a performance dos discentes e, assim, estipular metas alcançáveis. Com essa estratégia, toda a comunidade escolar fica ciente dos objetivos a serem atingidos, o que aumenta o envolvimento dos educadores e promove práticas educacionais mais eficientes.

Tenha uma comunicação clara com os alunos

Uma comunicação próxima e ativa junto aos alunos é crucial para entender como eles estão reagindo aos métodos de aprendizagem e atividades trabalhados pela escola. Com essa informação em mãos, pode-se reforçar ações consideradas bem-sucedidas e aprimorar aquelas que são pouco efetivas.

Para tanto, abra os canais de comunicação com os estudantes, fazendo com que eles tenham acesso rápido aos professores para tirar quaisquer dúvidas sobre a sua aprendizagem. Também é recomendado realizar reuniões periódicas, presenciais ou remotas, para atualizar discentes e responsáveis sobre as metodologias utilizadas nas aulas e o desempenho dos alunos.

Quanto mais os estudantes estiverem envolvidos nos processos de aprendizagem, maiores serão as chances de eles abraçarem as propostas feitas pela escola e, consequentemente, de apresentarem bons resultados nas atividades desenvolvidas.

Adote práticas de ensino inovadoras e tecnologia

É crucial que as escolas tenham em mente que a sala de aula tradicional já não se adapta aos anseios das gerações dos últimos anos. Diante disso, há que se investir em práticas inovadoras para potencializar o aprendizado dos alunos.

Existe uma necessidade cada vez maior de colocar o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. Também é preciso adotar ferramentas tecnológicas que ajudem os estudantes a realizarem as suas atividades de forma mais dinâmica e que sirvam de apoio para que os educadores avaliem o desempenho das turmas.

Esteja sempre em contato com os responsáveis

A família é suma importância na construção do aprendizado dos alunos. A participação dela no acompanhamento pedagógico se tornou ainda mais relevante durante a pandemia, já que eles os responsáveis se aproximaram mais de suas crianças e adolescentes e estão ajudando na aprendizagem nas aulas remotas.

Com base nisso, é necessário fazer reuniões periódicas com os responsáveis para checar se os alunos estão apresentando alguma dificuldade para desenvolver as atividades escolares em casa. Assim, os educadores podem identificar problemas que não são notados nas aulas e determinar medidas para corrigi-los.

Capacite os professores

Os professores comandam a aprendizagem na escola, interferindo diretamente no desempenho dos estudantes. Para que os alunos gerem bons resultados, é preciso contar com uma equipe docente devidamente qualificada para promover melhorias contínuas no aprendizado das crianças e adolescentes.

A capacitação dos professores vai muito além do aprofundamento dos conhecimentos teóricos sobre as disciplinas que eles ministram. É primordial que os treinamentos contribuam para o desenvolvimento das habilidades e técnicas de didática que sejam capazes de engajar e motivar os alunos.

Dê feedbacks

O feedback é uma ferramenta indispensável para dialogar com o estudante sobre o seu desempenho escolar e ajudá-lo a conduzir os seus estudos da melhor forma possível. Todavia, esse retorno requer cuidados para que o aluno o entenda como uma motivação para evoluir.

A avaliação do aluno deve ser realizada no momento certo. Por exemplo, se for feita nas etapas iniciais de um projeto, mais chances ele terá de aperfeiçoar as suas habilidades e obter resultados positivo.

O educador precisa ter sensibilidade para transmitir uma mensagem clara, mas que não desestimule o estudante. Também é recomendado manter o acompanhamento e dar feedbacks periodicamente para conduzir o aprendizado dos alunos de maneira eficiente e produtiva.

Como escolher uma solução tecnológica para auxiliar no acompanhamento pedagógico?

Na era digital, a tecnologia faz parte da rotina dos alunos. Assim, trata-se de uma grande aliada para o acompanhamento pedagógico nas escolas. As ferramentas utilizadas nesse processo devem ser adequadas para o perfil da instituição de ensino.

Por meio da Plataforma de Ensino Eleva, a escola pode desenvolver habilidades acadêmicas e socioemocionais, além de personalizar o estudo a partir da tecnologia e garantir material didático atualizado e contextualizado.

No seu dia a dia, os professores lidam com diferentes tipos de alunos e variadas velocidades de aprendizado. Pensando nisso, desenvolvemos uma plataforma adaptativa, que é preenchida por questões inéditas ou consagradas, e que identifica, por meio da resolução de atividades, quais são as dificuldades do aluno em determinada matéria.

Feito esse reconhecimento, é sugerida uma lista de exercícios e videoaulas com diferentes níveis de dificuldade, que respeitam o ritmo de aprendizado de cada estudante. Com isso, o educador verifica o nível de aprendizado individual por conteúdo e o aluno tira as suas dúvidas e melhora o seu desempenho escolar.

A finalidade do acompanhamento pedagógico é entender quais são as dúvidas e dificuldades dos alunos, compreendendo o que eles precisam para superar os obstáculos que encontram no decorrer dos estudos. Esse apoio deixa os estudantes mais confortáveis para expor as suas necessidades, o que estimula o avanço na aprendizagem.

Quer melhorar o acompanhamento pedagógico da sua escola? Entre em contato com a Plataforma de Ensino Eleva e descubra como os nossos métodos e ferramentas beneficiam os estudantes!

Acompanhamento pedagógico: como fazer de forma remota e presencial?Powered by Rock Convert