Aluno protagonista: como aplicar esse conceito em sala de aula

Aluno protagonista: como aplicar esse conceito em sala de aula
6 minutos para ler

O aprendizado é considerado um processo complexo, em que o conhecimento é transmitido em uma via de mão dupla — ou seja, o professor ensina, mas o aluno também contribui com a sua própria experiência de vida.

Com as mudanças ocorridas nas escolas, incluindo o Novo Ensino Médio, o conceito de aluno protagonista tem ganhado força e se tornou muito importante na sociedade atual.

Ao longo deste post, você vai entender as características deste conceito e suas vantagens aplicadas aos estudos, além de conferir como tornar os alunos protagonistas em sua escola. Boa leitura!

O que é e qual a importância do conceito de aluno protagonista?

O aluno protagonista é aquele que age diretamente em seu próprio ensino, desenvolvendo, inclusive, novas habilidades. Para isso, o conceito envolve um posicionamento menos tradicional das escolas e o uso de metodologias e ferramentas diferenciadas.

Dessa forma, é possível tornar o aluno protagonista e proporcionar maior autonomia a ele, algo que pode ajudá-lo a vencer dificuldades de aprendizado e a evitar a falta de interesse pela escola.

Outra vantagem é que, além de se tornar uma pessoa mais criativa e disciplinada, o aluno aprende a cooperar com os outros e a desenvolver um pensamento mais complexo sobre o mundo ao seu redor. Assim, ao terminar o ensino formal, ele pode viver melhor em sociedade, colocando em prática habilidades sociais para agir tanto no dia a dia quanto no mercado de trabalho.

Como tornar o aluno protagonista na escola?

Agora que você conferiu o quanto o conceito de aluno protagonista é importante, confira algumas dicas para aplicá-lo na sua escola.

Use a tecnologia

Atualmente, as escolas trabalham com alunos de novas gerações, que mudam muito mais rápido do que as antigas. No passado, o aprendizado era muito diferente, pois a tecnologia ainda não estava tão presente no dia a dia das pessoas.

Por ter nascido com acesso ao celular e à internet dentro de casa, esses estudantes têm a tecnologia como parte das suas vidas. Por isso, uma boa forma de a escola auxiliar na autonomia do aprendizado é investir no uso de tecnologias, como as plataformas de ensino.

Conte com novas metodologias

Há algum tempo, os métodos tradicionais de ensino vêm sendo questionados. No processo de tornar um aluno protagonista, novas metodologias têm destaque por apoiar o aprendizado de forma diferente, colocando-o no centro e levando-o a um maior engajamento. É o que acontece, por exemplo, com a sala de aula invertida.

Deixe o aluno à vontade

Para tomar a responsabilidade por seu papel de protagonista no aprendizado, é importante que o aluno esteja à vontade. Isso significa que as aulas devem dar espaço para que cada jovem apresente suas atividades e se sinta parte das aulas.

Ouça os alunos

Um aspecto importante do protagonismo, que deve ser aplicado tanto pelo professor quanto pelos outros colaboradores da escola, é a escuta ativa dos alunos. Ou seja, é preciso ouvir as opiniões dos estudantes sobre os assuntos tratados em aula e também sobre as questões que concernem ao ambiente escolar.

Aplique ideias dos estudantes na escola

Ouvindo cada aluno, outra boa prática é tentar inserir suas ideias no ambiente escolar, tanto em sala de aula quanto em outras atividades. Um exemplo é a promoção de clubes e associações, que podem gerar melhorias para a escola e estimular a realização de novas atividades.

Incentive debates

Criatividade, respeito pelo próximo, habilidades de comunicação e disciplina são apenas algumas das características do aluno protagonista. Para desenvolvê-las, uma prática importante é incentivar debates na sala de aula.

Nesse sentido, é importante que os assuntos de sala possam ser tratados por todos os alunos em um debate saudável, sem discussões ou brigas, em que cada aluno respeite pensamentos diferentes do seu.

Realize atividades em grupo

Na mesma linha dos debates, as atividades em grupo ajudam muito o aluno a se tornar protagonista. Isso ocorre quando o jovem faz a sua parte no projeto proposto em sala de aula, desenvolvendo sua capacidade de raciocínio, interesse pela pesquisa, criatividade e compromisso com os colegas.

Outro resultado desse tipo de atividades é um maior protagonismo do grupo, uma vez que cada aluno, a partir das suas características próprias, forma uma equipe. Desse modo, eles podem trabalhar em conjunto para apresentar suas ideias e conteúdos para os outros grupos na sala de aula.

Como uma plataforma de ensino pode ajudar?

Sabendo como ajudar cada aluno a se tornar protagonista em seu próprio aprendizado, a escola pode alcançar bons resultados no ensino. Como abordamos, uma das formas de fazer isso é com o uso da tecnologia, sobretudo com a aplicação de plataformas de ensino, como a plataforma Eleva.

A ferramenta oferece diversas vantagens, possibilitando que os alunos realizem, por meio de dispositivos eletrônicos, atividades e testes escolares. Tudo isso com o acompanhamento do professor, que pode ver os resultados e entender como se dá o processo de aprendizagem do aluno.

Outra vantagem é que o aluno pode estender a sala de aula para sua casa, o que ocorre pela facilidade proporcionada pela tecnologia. Com isso, os jovens podem estudar os conteúdos e chegar à sala de aula no dia seguinte com um conhecimento prévio, que agiliza o tempo de aula e permite a troca de opiniões e maior assimilação do conhecimento.

Por fim, a plataforma de ensino também investe no conceito de gamificação na educação. Ao usar recursos de videogames, que são bastante familiares aos alunos, o conhecimento se torna muito mais prático e fácil, pois jogando e vendo vídeos, os assuntos debatidos em sala de aula se tornam mais interessantes e de fácil assimilação.

Os tempos mudam e as escolas atuais precisam vencer novos desafios. Um deles é o processo de tornar o aluno protagonista, ou seja, levá-lo a assumir um papel ativo em seu próprio aprendizado. Para isso, a escola pode aplicar diferentes métodos.

Entre eles está o investimento em plataformas de ensino, que representa uma ótima ideia por oferecer os melhores recursos tecnológicos para o estudante, dentro e fora da sala de aula. Nesse caso, você pode contar com a especialidade da Plataforma Eleva.

Quer saber como a nossa plataforma pode conduzir você e seus alunos para um processo de aprendizagem cada vez melhor? Acesse nosso site para descobrir!

Aluno protagonista: como aplicar esse conceito em sala de aula