Por que sua escola deve usar um aplicativo de comunicação?

aplicativo de comunicação
6 minutos para ler

Além do desenvolvimento de plataformas que auxiliam a gestão de documentos pedagógicos, financeiros e administrativos, a tecnologia também pode oferecer outro tipo de solução que, com certeza, vai fazer a diferença para a rotina escolar: os aplicativos de comunicação.

Simples e práticas, essas ferramentas já são utilizadas com sucesso em diversas escolas do Brasil e do mundo, facilitando a transmissão de mensagens, bem como a troca de informações entre a direção e os professores, colaboradores, pais e responsáveis.

Neste post, vamos apresentar alguns bons motivos pelos quais adotar um aplicativo de comunicação para a sua escola pode ser uma excelente estratégia. Ficou interessado? Então continue a leitura e saiba mais!

Quais são os benefícios de investir em um aplicativo de comunicação?

Atualmente, aparelhos como smartphones e tablets estão cada vez mais presentes na vida de boa parte da população. Dentro desse cenário, os aplicativos têm se tornado alternativas muito úteis nas mais diversas situações do dia a dia.

Por isso, vamos listar neste tópico algumas das principais vantagens que eles podem trazer para a sua escola!

Melhor interação entre a escola e os seus públicos

Um bom relacionamento dentro do ambiente escolar é indispensável não apenas para o bom andamento das atividades, mas também para o sucesso da gestão e um acompanhamento proveitoso da trajetória acadêmica dos alunos.

Nesse aspecto, um aplicativo de comunicação permite uma interação diferenciada e extremamente eficaz, trazendo benefícios para os diferentes públicos:

  • do ponto de vista da direção e da coordenação, é possível conversar mais facilmente com pais e funcionários, além de acessar com facilidade as informações de cada aluno;
  • para os professores, é possível enviar comunicados aos pais, trocar informações com outros educadores e com a coordenação, bem como compartilhar notas e atividades;
  • os profissionais da secretaria também têm a possibilidade de compartilhar recados importantes, além de disponibilizar documentos;
  • por fim, para as famílias, é possível conversar com os professores de seus filhos, tirar dúvidas junto à direção e acessar as informações de seus filhos com mais praticidade.

Economia de tempo

Atividades aparentemente simples — como digitar os recados, imprimir e colá-los nas agendas ou telefonar a todas as famílias para transmitir os avisos escolares — demandam bastante tempo na prática!

Além disso, em meio às inúmeras atividades do dia a dia, podem ocorrer imprevistos:

  • comunicados impressos de forma incorreta e que precisam ser refeitos;
  • e-mails que não chegam ao destinatário;
  • telefonemas dados quando os pais não estão em casa e que exigem novas tentativas.

Com um app eficiente, todo esse retrabalho pode ser evitado e os profissionais podem se dedicar a outras atividades que contribuam para o crescimento da escola.

Redução de custos

Você com certeza já ouviu aquela frase que diz que “tempo é dinheiro”. Pois bem, neste tópico, vamos mostrar que ela faz todo o sentido quando o assunto em pauta é a gestão da comunicação em sua escola.

Além de poupar algumas horas de trabalho ao otimizar diversas atividades cotidianas, o uso de um aplicativo garante uma economia significativa em relação ao papel gasto com a impressão de comunicados e também com as contas de telefone.

Outro ponto positivo é o baixo custo de implantação e manutenção de uma ferramenta tecnológica, permitindo que a verba da escola possa ser direcionada para a realização de melhorias dentro do próprio ambiente escolar.

Criação de um espaço para feedbacks

Ao investir em um aplicativo de qualidade, podemos dizer que a escola permite a criação uma via de mão dupla em termos de comunicação. Afinal, da mesma forma que os professores e a secretaria podem emitir diversos avisos às famílias dos alunos, estes também podem utilizar a plataforma para entrar em contato.

Dessa forma, é possível estabelecer um canal eficiente em que dúvidas, opiniões, sugestões e até reclamações são enviados de forma facilitada e direta, garantindo uma maior participação dos pais no ambiente escolar.

Divulgação mais eficiente de eventos e atividades

Conforme mencionamos em tópicos anteriores, o envio de avisos impressos e e-mails não garante que a mensagem chegue ao seu destinatário ou seja respondida no tempo correto.

Nesse aspecto, o uso de um aplicativo torna a tarefa de divulgar os eventos escolares muito mais simples e eficaz. Por meio da ferramenta de comunicação, é possível:

  • agendar eventos;
  • acessar o calendário escolar completo;
  • realizar campanhas de matrícula;
  • receber notificações sobre reuniões, festas, passeios e outras atividades;
  • ter informações sempre atualizadas e disponíveis online;
  • confirmar presença nos eventos propostos.

Ter todas essas informações em mãos — e em uma única plataforma — facilita não só a visualização de todos os recados, mas também o gerenciamento das atividades. Além de uma comunicação mais eficiente, o aplicativo também permite atualizações rápidas, como mudanças de datas ou horários, reduzindo possíveis contratempos.

O que levar em consideração ao escolher um aplicativo para a sua escola?

Agora que você já conhece as principais vantagens de adotar um app de comunicação, fica a dúvida: que características a ferramenta deve ter para atender às necessidades da sua escola?

Em primeiro lugar, é importante compreender que cada local tem um determinado porte, além de um perfil pedagógico, administrativo e financeiro bastante próprio. Por isso, na hora de escolher a melhor opção, é interessante pensar nos seguintes tópicos:

  • layout do aplicativo;
  • funcionalidades disponíveis;
  • facilidade para baixar;
  • praticidade de uso;
  • boa capacidade de armazenamento das informações;
  • mais segurança para todos os usuários.

Ao levar esses pontos em consideração e alinhá-los à realidade da sua escola, é possível adquirir um aplicativo de comunicação que traga mais modernidade sem deixar de lado a qualidade no atendimento e na execução das atividades.

Uma vez definido esse aspecto, o próximo passo é investir em um treinamento para que toda a equipe esteja bem informada sobre as funcionalidades dessa nova ferramenta e possa utilizá-la corretamente em seu dia a dia, com tranquilidade e eficácia.

Falando nas vantagens trazidas pela tecnologia, que tal conferir outros conteúdos relacionados a esse assunto tão interessante? Pensando nisso, e para encerrar esse conteúdo com chave de ouro, indicamos a leitura do nosso artigo “Como usar as redes sociais na educação de forma produtiva”. Não deixe de conferir e fique bem informado sobre o tema!

Por que sua escola deve usar um aplicativo de comunicação?