Aprendizagem social: qual é a importância e como promover nas aulas

O ser humano é constantemente influenciado pelos seus familiares, amigos e ambientes em que convive. As experiências que uma pessoa tem nas comunidades das quais participa contribuem para a formação do seu caráter, de modo a orientar as suas atitudes em diferentes momentos da vida. É exatamente nisso que se baseia a aprendizagem social, em que o aprendizado ocorre por meio da observação.
Nesse sentido, utilizar esse conceito na escola é fundamental para reforçar a absorção do conhecimento, bem como para estimular comportamentos positivos a partir de exemplos, como o combate ao bullying entre os alunos. Para tanto, é necessário dominar as técnicas utilizadas nessa modalidade de ensino.
Quer aplicar a aprendizagem social na sua escola? Confira, neste post, qual é a importância dessa ferramenta e como promovê-la em sala de aula!
O que você vai encontrar nesse artigo:
O que é a teoria da aprendizagem social?
A teoria da aprendizagem foi criada pelo psicólogo canadense e professor da Universidade de Stanford, Albert Bandura, e trata do aprendizado por meio da observação dos acontecimentos ao redor do indivíduo. Ela ressalta que o estado mental da pessoa que está em processo de aprendizagem tem um papel crucial na absorção de conhecimento.
Diante disso, a aprendizagem social acontece com base nas interações entre a mente do aprendiz e os ambientes que convive. Basicamente, a teoria destaca que o ser humano é educado a partir de exemplo e ações. Isso também inclui as condições mentais da pessoa.
Bandura diz ‘’O aprendizado é bidirecional: nós aprendemos com o meio e o meio aprende e se modifica graças às nossas ações”. Assim, o meio social em que o indivíduo vive determina de maneira significativa como será o seu desenvolvimento humano. As interações na família, comunidade e escola ditam a sua aprendizagem.
Como funciona?
De acordo como Bandura, a teoria social está fundamentada na perspectiva da agência para que ocorram as etapas de autodesenvolvimento, adaptação e mudança. Atuar como o agente dentro desse processo consiste em influenciar intencionalmente a forma de viver de uma pessoa. Esta visão afirma que nós somos proativos, organizados, auto reflexivos e autorregulados. Veja como funcionam os conceitos do aprendizado social.
Aprendizagem observacional
As pessoas podem aprender e adotar comportamento ao observarem as ações de outros indivíduos. Isso explica a natureza das crianças, que costumam imitar as atitudes de quem faz parte do seu convívio. Bandura criou três modelos de aprendizagem observacional:
- modelo ao vivo: caracteriza-se por uma pessoa que desempenha um determinado tipo de comportamento;
- modelo de instrução verbal: descreve detalhadamente um comportamento;
- modelo simbólico: refere-se a um personagem fictício ou real que demonstra um comportamento em livros, filmes, entre outras mídias.
O estado de espírito do indivíduo guia a aprendizagem
Além dos fatores externos que impactam a aprendizagem e comportamento, também há a nossa força intrínseca que se converte em uma espécie de recompensa interna ou em um sentimento de positividade depois que desempenhamos um comportamento, como satisfação e confiança.
O aprendizado não resulta obrigatoriamente na mudança de comportamento
Por fim, a teoria da aprendizagem social também diz que aprender pela observação não significa que necessariamente fará com que a pessoa mude de comportamento. Afinal, a mudança depende da inclinação do seu estado mental.
Qual é a sua importância na formação das crianças?
O método da aprendizagem social ajuda na compreensão da maneira como o ser humano adquire conhecimento, além de explicar o porquê de absorvermos em maior grau determinados comportamentos. Considerando os processos internos e cognitivos e o ambiente externo social, a teoria também aponta que cada pessoa é vista como modelo por outras. Portanto, somos universos que influenciam um ao outro — ainda que inconscientemente.
Ao entender e dominar a teoria da aprendizagem social, os educadores podem inclui-la em seu plano de ensino. Com isso, podem influenciar e melhor qualificar os seus alunos utilizando bons exemplos.
As técnicas dessa ferramenta incentivam as crianças a terem atitudes positivas consigo e com quem convivem e a exercitar a empatia, persistência, confiança, maior senso de propósito e compromisso com a escola. Essa mudança traz os seguintes benefícios:
- adoção de comportamentos positivos em relação a adultos e colegas de turma;
- redução dos comportamentos que tragam riscos e problemas de conduta;
- diminuição da ansiedade e angústia emocional;
- melhora no desempenho dos testes e nota escolar.
Sem dúvida, o bullying é um dos principais problemas enfrentados pelas instituições de ensino. A aplicação da aprendizagem social é uma grande aliada, pois permite apresentar as situações reais de bullying que ocorrem na escola e as suas consequências e, assim, conscientizar as crianças sobre a necessidade de combater este mal com ações positiva e adequadas.
Como promover a aprendizagem social na escola?
Para promover a aprendizagem social no ambiente escolar é preciso ensinar e modelar as habilidades emocionais dos estudantes, criando oportunidades para que as crianças e adolescentes entendam e pratiquem essas competências em cenários reais. Acompanhe as melhores dicas para aplicar a aprendizagem social na escola.
Realize trabalhos em grupo e incentive a colaboração
A interação com os outros indivíduos é um princípio básico da aprendizagem social. Levando isso em consideração, é altamente indicado realizar trabalhos em grupo na sala de aula e incentivar a colaboração dos alunos para que troquem ideias e experiências.
Nessa circunstância, os estudantes desenvolvem afinidade com os colegas, o que aumenta a confiança e fortalece os laços entre eles. Além disso, também é uma oportunidade para que possam identificar potencialidades e aprender com o seu grupo.
Estimule a participação em projetos sociais
A motivação é um aspecto imprescindível para que uma pessoa queira repetir um determinado comportamento. Com base nisso, a escola pode estimular a participação dos alunos em projetos sociais, o que é uma ótima forma de praticar a empatia.
Fazer pequenas ações na própria comunidade em que a instituição de ensino está inserida é uma iniciativa que pode trazer grandes resultados para o desenvolvimento dos estudantes. Ao finalizar uma ação no projeto social, os professores podem oferecer uma recompensa para o comportamento adequado da turma.
Quando obtemos êxito em uma tarefa, a tendência é que nos sintamos encorajados a repetir o comportamento positivo. A partir da recompensa, os estudantes serão estimulados a repetir e aprimorar as habilidades aprendidas nos projetos sociais.
Crie soluções inovadoras
A inovação é o caminho para tirar os alunos da zona do conforto, fazendo com que eles vivenciem situações corriqueiras em suas vidas por meio de ângulos diferentes e, assim, possam entender quais são as atitudes mais adequadas para solucionar eventuais conflitos.
Para isso, os professores podem criar grupos em sala de aula para que solucionem situações baseadas em temas relevantes para a comunidade escolar. Com a exposição e contribuição dos demais grupos e a orientação dos educadores, os alunos podem se aprofundar no assunto e adquirir novos aprendizados e competências emocionais.
Como trabalhar a aprendizagem social no pós-pandemia?
Como se sabe, o retorno das aulas presenciais após a pandemia do coronavírus exigirá ajustes e condições especiais para que os alunos possam continuar aprendendo com qualidade, sem colocar a sua integridade física em risco.
Entre as maiores preocupações do retorno das aulas está o controle das crianças e adolescentes, que deverão manter o distanciamento social dentro da escola, além de seguir orientações que evitem a sua contaminação e também preservem a saúde dos seus colegas.
Nesse contexto, a aprendizagem social é indispensável para incentivar comportamentos seguros que os estudantes reproduzem na escola e nos ambientes externos. Os educadores e colaboradores da escola devem seguir uma postura rígida no que diz respeito à higienização das mãos, uso da máscara e distanciamento, por exemplo.
Muitas vezes, os pais e educadores focam no conhecimento acadêmico das crianças, deixando de se preocupar com o seu desenvolvimento humano. No entanto, esse ponto é fundamental para a formação das suas habilidades emocionais e crescimento ao longo da vida. Com a união entre os responsáveis e escola é possível reforçar a aprendizagem social, de modo que os alunos levem atitudes positivas para todas as comunidades em que convivem, ajudando a mudá-las para melhor.
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