Como aproximar a comunidade escolar e as famílias mesmo à distância?

aproximar a comunidade escolar
5 minutos para ler

A Diretora Geral da Plataforma de Ensino, Antonia Mendes, e o Vice-presidente das Escolas do Grupo Eleva, Fabio Oliveira, conversaram sobre a comunicação com as famílias e a proximidade com a comunidade escolar durante esse período de aprendizagem à distância.

Destacamos, abaixo, os principais temas abordados durante a transmissão ao vivo:

O papel da comunicação

Neste momento, é importante aproximar a comunidade escolar às famílias, pois os alunos e os pais dependem desse contato. Por isso, a comunicação tem um papel muito importante e é preciso saber fazê-la com parcimônia e tranquilidade, tanto em comunicados escritos quanto por vídeos.

As famílias e os alunos precisam da nossa segurança durante este momento e confiam em nós para isso.

Os professores são protagonistas

É importante ressaltar que, em um momento como este, além de aproximar a comunidade escolar, é necessário destacar o valor do professor e o seu papel de protagonista como sendo essenciais no processo de aprendizagem.

É preciso relembrá-lo do compromisso com a educação e mostrar como ele é fundamental neste processo! 

Ferramentas on-line: Google Classroom

Ferramentas como o Google Classroom são importantes para comprovar a frequência e a realização das atividades pelos alunos, tendo em vista que a carga horária e os dias letivos poderão ser abatidos.

Para isso, existe um campo em que os professores poderão passar atividades aos alunos, que irão recebê-las e precisarão fazer upload dessas atividades realizadas. Então, pode-se usar esse material como justificativa para a presença e cumprimento de atividades.

Manter o contato é essencial

Essas ferramentas são essenciais, mas não substituem o ensino presencial, o contato e o carinho. Vale ressaltar como o ensino presencial é importante para desenvolver valores, habilidades socioemocionais e criar laços.

O ensino não presencial não é substituto do ensino presencial, mas, como este é um período de isolamento, essas ferramentas on-line se tornam necessárias e, por isso, é importante manter o contato, através da comunicação. Por isso, use vídeos, faça chamadas ou transmissões ao vivo, converse e troque ideias.

Como aproximar a comunidade escolar e as famílias mesmo à distância?Powered by Rock Convert

3º ano e pré-vestibular

O Portal Eleva está com aulas ao vivo todos os dias para estes alunos e, nas escolas próprias também terão simulados online, com o resultado um dia depois!

Isso será implementado também com as escolas parceiras, também com recomendações de atividades semanais usando o portal e o material complementar.

Compartilhar é importante

Muitos pais estão fotografando, filmando e postando os filhos estudando, assistindo as aulas, falando com os amigos em tempo real. Esse é um conteúdo muito legal de ser compartilhado porque incentiva a comunidade escolar e pode ser usado depois, pela escola, para homenagear os professores e valorizar toda a equipe.

Atendimento de Coordenadores

Os coordenadores também tem papel fundamental e precisam se mostrar presentes, colhendo feedbacks, orientando a comunidade escolar. Além do acolhimento e atendimento aos alunos e responsáveis, mesmo que de forma digital. Ligações telefônicas e videoconferência são ótimas sugestões de continuar o contato à distância.

Livro digital

O livro digital está sendo liberado a partir desta semana. Primeiro com os capítulos finais do volume 1 e os iniciais do volume 2 e na semana seguinte os capítulos restantes do volume 2.

Este acesso, que antes era apenas para os professores, está liberado para todos os alunos, tanto das escolas próprias do Grupo Eleva quanto os alunos das escolas parceiras.

Atividades para a Educação Infantil

Para manter o contato e aproximar a comunidade escolar, é interessante produzir vídeos, para mostrar a imagem do professor interagindo com a criança.

Também é importante manter as atividades e sugerimos uma grade semanal com atividades de 1h30 ou 2h propostas para todos os dias, para os pais acompanharem com seus filhos.

Nossa proposta inclui todos os dias alguma atividade relacionada a língua portuguesa e matemática, algumas vezes por semana um conteúdo vinculado a artes e outros conteúdos relacionados ao corpo e psicomotricidade 

Estimular os vídeos dos professores para os alunos, com atividades lúdicas, sugestões de experimentos para as crianças fazerem com os pais, tocando ou cantando alguma música, conversando com a criança, toda semana, é fundamental para manter um bom desenvolvimento do contato e do aprendizado.

Saúde mental

Se houver psicólogos no corpo pedagógico da escola, é importante utilizá-los para marcar atendimentos com os integrantes da unidade escolar, pois pensar em saúde mental nesse momento é super importante.

É uma forma de se mostrar presente e acompanhar pais, alunos e professores.

Alfabetização

Em nossas escolas próprias, estimulamos que os professores tenham um tempo semanal com cada um dos alunos. É importante conseguir acompanhar a evolução de cada um, individualmente, durante essa fase. Então cerca de 30 minutos semanalmente de forma individual é uma boa prática, e os vídeos gravados pelos professores ajudam a complementar esse aprendizado.