Guia rápido da avaliação on-line: como aplicar e dicas de ferramentas

avaliação on-line
7 minutos para ler

O período de distanciamento social trouxe novos desafios aos educadores que trabalham em escolas que decidiram continuar suas atividades durante esse momento. Por isso, muitos deles estão se sentindo sobrecarregados e enfrentando dificuldades para se adaptarem e manterem a qualidade do ensino.

Entretanto, adotar recursos como a avaliação on-line pode ajudá-los a lidar com a situação. Além disso, avaliações on-line trazem benefícios não só para os professores, mas também para os alunos. Então, é recomendável que os docentes saibam como incluí-las em seu plano de ensino e conheçam ferramentas que possam auxiliá-los nisso.

Entenda neste artigo o que são avaliações on-line, o que os docentes precisam considerar ao adotá-las, quais ferramentas podem ser usadas e como aplicá-las.

O que são avaliações on-line?

Na educação a distância, é necessário avaliar o aprendizado dos alunos assim como na sala de aula. Contudo, o modo de realizar esse procedimento deve ser distinto para atender às especificidades dessa modalidade de ensino e obter informações relevantes.

Por meio dos recursos disponíveis nas plataformas de ensino utilizadas para examinar o aprendizado dos estudantes, os educadores conseguem avaliá-los continuamente e acompanhar em detalhes o seu desenvolvimento ao longo do ano letivo. Por isso, as avaliações on-line também podem ser adotadas como complementos às aulas presenciais.

Isso pode ser feito por meio de listas de exercícios e exames de diagnóstico, por exemplo. Além disso, já existem plataformas com bancos de questões e ferramentas de correção automática que oferecem dados sobre o desempenho dos alunos assim que eles respondem aos testes.

Qual é a diferença entre atividades avaliativas presenciais e on-line?

Em comparação com atividades avaliativas presenciais, as avaliações on-line conseguem abranger mais aspectos do processo de aprendizagem. Além disso, elas permitem individualizar a avaliação, analisando o desempenho de cada estudante de acordo com o seu perfil, considerando suas dificuldades e pontos fortes.

Por consequência, os resultados apontados por essas avaliações são mais completos e precisos, trazendo informações valiosas para os professores. Os dados obtidos os ajudam a identificar com precisão quais estratégias atingem os objetivos pedagógicos e quais pontos precisam ser trabalhados para que a aprendizagem de todos os alunos seja mais eficaz.

Embora avaliem mais profundamente, não dificultam o trabalho do professor. Pelo contrário. Os docentes passam a gastar menos tempos para elaborar, aplicar e corrigir avaliações, graças à possibilidade de automatizar esses processos. Assim, sua rotina é otimizada e seus esforços podem ser voltados a outras tarefas ainda mais relevantes.

O que você deve considerar ao fazer uma avaliação on-line?

Primeiramente, é necessário estabelecer os objetivos da avaliação. Assim, você consegue selecionar os recursos apropriados. Veja alguns aspectos que devem ser considerados ao examinar seus alunos virtualmente.

Participação dos alunos

Para que as atividades em ambiente virtual tenham um bom andamento e alcancem os objetivos visados pelo professor, é essencial que os estudantes estejam motivados. Então, você não pode deixar de avaliar o grau de motivação dos seus alunos. Uma das maneiras de fazer isso em uma avaliação on-line é analisar a participação deles.

Observe fatores como o seu modo de interagir — por exemplo, envio de mensagens para tirar dúvidas, comentários durante discussões em fóruns on-line, tempo de permanência na plataforma, uso de recursos variados. Alunos motivados vão interagir mais e as suas contribuições terão maior qualidade.

Aprendizado sobre os conteúdos

Nesse ponto, as avaliações on-line se assemelham bastante às presenciais. Verifique, por meio de provas, listas de exercícios ou simulados, se os alunos entenderam e assimilaram os conteúdos das aulas.

Ao fazer isso, não foque apenas na quantidade de erros e acertos. Use essas informações para identificar os pontos que não ficaram claros. Assim, é possível pensar em maneiras eficazes de preencher as lacunas — como disponibilizar textos complementares ou videoaulas.

Além disso, compare os resultados dos alunos para descobrir se as dúvidas são comuns a todos, o que pode indicar a necessidade de mudanças no método de ensino. Isso é bastante fácil graças aos recursos de ferramentas de avaliação on-line.

Cooperação dos alunos

Embora algumas plataformas de ensino se baseiem na individualização da aprendizagem, a cooperatividade deve ser estimulada e considerada ao realizar avaliações on-line. Para analisar esse aspecto, promova debates entre os alunos, incentivando-os a interagir uns com os outros, resolver problemas em conjunto e compartilhar suas dúvidas.

Ao participar desse tipo de atividade, eles colocam os conhecimentos em prática para chegar a soluções — o que ajuda a fixar melhor os conteúdos, e demonstram seus conhecimentos, ajudando uns aos outros. Assim, desenvolvem habilidades socioemocionais, como cooperação, proatividade, comunicação e pensamento crítico.

Guia rápido da avaliação on-line: como aplicar e dicas de ferramentas

Quais ferramentas podem ser utilizadas?

Há algumas ferramentas bastante úteis que facilitam o trabalho de aplicação de avaliações on-line e permitem uma experiência melhor aos estudantes. Conheça duas ótimas opções.

Studos

A plataforma Studos oferece recursos para a elaboração de provas e exercícios, disponibilizando um banco com mais de 90 mil questões do ENEM e outros vestibulares. Professores também podem inserir suas próprias perguntas.

Além disso, eles conseguem automatizar a correção e obter relatórios de desempenho detalhados. Assim, seu trabalho é otimizado, pois elaboram suas provas e visualizam os resultados de cada aluno ou turma com muito mais facilidade.

Para os alunos, o aplicativo Studos é útil por permitir que eles vejam seu desempenho e tenham acesso a treinos criados por inteligência virtual de acordo com seus resultados. Eles também ficam mais motivados, porque o Studos usa recursos de gamificação.

Pontue

A plataforma Pontue é focada em redações, cuja correção é feita em vídeo. Os alunos têm acesso a temas, videoaulas, análise de redações que obtiveram notas máximas no ENEM, entre outros materiais, que são elaborados por professores especialistas nos principais vestibulares do país. Além disso, a Pontue oferece relatórios de notas por turma e por aluno.

Para os professores, é uma ferramenta interessante por reduzir o volume de redações para corrigir, sem perder a qualidade, e permitir que tenham acesso a informações relevantes sobre o desempenho de todos os estudantes. Ela também ajuda a aprofundar os conhecimentos dos discentes sem sobrecarregar os educadores.

O uso da Pontue também traz ganhos enormes para os alunos, que entendem em detalhes os seus pontos fortes e fracos em redação e têm acesso a materiais que os ajudam a melhorá-las.

Investir em métodos inovadores para a educação traz benefícios incontáveis para educadores e estudantes. Por isso, adotar recursos como a avaliação on-line pode transformar o ensino na sua escola, aprimorando a qualidade e otimizando a rotina de todos os envolvidos.

Para trazer a inovação ao dia a dia da escola em que você trabalha, entre em contato conosco e descubra como a Eleva Plataforma de Ensino pode ajudar.

 

Quer saber mais sobre o tema? Confira a conversa com o nosso Gerente de Avaliações, Daniel Jacuá, no vídeo: