Conheça o banco de questões Eleva de avaliações e simulados!

banco de questões
6 minutos para ler

Ao longo do processo de ensino-aprendizagem, é evidente a necessidade de mensurar o quanto os alunos estão absorvendo os conteúdos curriculares. Diante disso, avaliações e simulados precisam fazer parte da rotina escolar.

Contudo, para que essa prática apresente resultados precisos, é imprescindível contar com um sistema que seja realmente capaz de demonstrar se a aprendizagem está acontecendo ou não. Isso depende, em grande parte, da qualidade das questões que são aplicadas.

Pensando nisso, conversamos com Daniel Jacuá, Gerente de Avaliações da plataforma de ensino Eleva, sobre a importância de um banco de questões, entre outras funcionalidades da plataforma, e como ele influencia positivamente o aprendizado dos alunos. Acompanhe!

Conheça o banco de questões Eleva de avaliações e simulados!

Como funciona a Plataforma Eleva?

Antes de detalhar o funcionamento desse recurso no cotidiano das escolas, Daniel Jacuá relembra a missão da plataforma: “transformar a educação brasileira”. Um objetivo ambicioso e que toda a equipe leva muito a sério.

Jacuá explica que a plataforma foi estruturada a partir das experiências presenciadas nas escolas do próprio grupo educacional. A partir disso, foi possível gerar um “pacote de instrumentos e serviços pedagógicos que auxiliam a escola”, oferecendo um suporte necessário, mas sem interferir na autonomia de cada instituição escolar, — uma vez que “a união das escolas parceiras constrói uma comunidade de educadores”, ressalta o Gerente de Avaliações.

Na prática, a estrutura oferecida pela Eleva inclui material didático contextualizado e renovado anualmente, plataforma adaptativa, banco de questões, apoio de marketing e suporte pedagógico com palestras e workshops. Além desses recursos, novos produtos e tecnologias continuam a ser desenvolvidos para melhorar a educação cada vez mais.

Quais são os benefícios de implementar a plataforma na minha escola?

Uma vez que a plataforma foi desenvolvida a partir das estratégias aplicadas nas escolas próprias do grupo, uma grande vantagem de implementá-la é a certeza da eficiência dos métodos da Eleva. Jacuá destaca que as escolas próprias e as parceiras caminham juntas, compartilhando produtos e serviços que foram testados e aprovados, e que podem agregar valor para todos.

São mais de 100 unidades de escolas próprias atendendo a milhares de alunos que merecem a melhor educação possível, o que significa que a equipe da Eleva entende as preocupações dos parceiros. “A gente não vai entregar alguma coisa que não está funcionando nem nas escolas próprias”, Daniel Jacuá reforça.

O aluno do século XXI já convive com as novas tecnologias em todos os momentos da sua vida, e na educação não pode ser diferente. Nesse sentido, a plataforma tem a capacidade de transformar a maneira como ele estuda, levando os conteúdos curriculares para a tela de um smartphone, por exemplo, e tornando o processo de ensino-aprendizagem mais atraente para esse estudante.

Nesse contexto, os professores também recebem suporte pedagógico para montar as aulas e atividades, como as avaliações e simulados. A direção e a coordenação da escola, por sua vez, contam com uma consultoria que acompanha o cotidiano escolar e oferece toda sorte de auxílio para possibilitar o bom funcionamento da instituição de ensino.

Como funciona o banco de questões da Eleva?

Daniel Jacuá relata que o banco de questões da plataforma Eleva teve início em 2016, com cerca de 8 a 9 mil questões. Várias escolas próprias do grupo contribuem para o banco com a elaboração de perguntas e respostas que, após uma curadoria rigorosa, são adicionadas ao sistema.

Até o final de 2019, a expectativa é que esse arquivo da Plataforma de Ensino Eleva chegue a ter um total de 100 mil opções. Além disso, a tendência é que o número continue a crescer, pois, além da contribuição das escolas próprias, as parceiras logo poderão colaborar também.

Jacuá ressalta que “a maioria dos bancos de questões presentes nas escolas do Brasil são de níveis Fundamental I e Fundamental II e não oferecem questões com qualidade”. Por outro lado, o da Eleva fez “uma construção bem forte de questões de Fundamental I e Fundamental II, tanto internamente quanto de parceiros que ajudaram a gente a construí-lo”.

No dia a dia, tanto os alunos quanto os professores e a escola notam os benefícios de contar com um apoio tão grande. Um deles é a economia de tempo, uma vez que o banco facilita a montagem de avaliações e simulados, com um processo automatizado. Assim, o professor não precisa criar as questões e pode se dedicar a outras tarefas do seu escopo.

A diversificação de temas e modelos é outro benefício que merece destaque, pois influencia diretamente na plataforma adaptativa, — a qual proporciona um atendimento individual a cada aluno, lançando diversos tipos de atividades alinhadas com seu nível de dificuldade. Logo, quanto mais questões o banco tem, mais personalizada a plataforma consegue ser.

Por que contratar a Eleva e não outras plataformas?

A dimensão da rede de escolas Eleva, — próprias e parceiras —, faz com que o grupo conte com uma gama de dados pedagógicos que são usados para compreender as necessidades de cada instituição de ensino. Com isso, a Eleva garante uma objetividade nos processos e nos resultados que outras plataformas não apresentam.

Além disso, a Eleva está presente em várias regiões do nosso país, de modo que também consegue compreender as urgências particulares a cada local. Mais um motivo para dar preferência a Plataforma Eleva é o cuidado na elaboração de um material didático atualizado e contextualizado, o que é imprescindível para quem faz o Enem — Exame Nacional do Ensino Médio.

Por fim, vale ressaltar a habilidade da Eleva em inserir as novas tecnologias na sala de aula, até mesmo com os games, algo que dialoga com a realidade do aluno da era digital, tornando seu aprendizado mais completo. “Tem que ter aula, tem que ter videoaula, avaliação, material, mas tem que ter também esses outros instrumentos pedagógicos que contribuem para aprendizagem”, Daniel Jacuá finaliza.

Diante de todas essas informações, podemos concluir que o banco de questões da Eleva melhora não só as avaliações e simulados, mas também o processo de ensino-aprendizagem como um todo. Assim, a escola proporciona uma educação cada vez melhor aos seus alunos.

Quer saber mais sobre a plataforma de ensino Eleva? Entre em contato conosco e descubra como implementá-la na sua escola!

Conheça o banco de questões Eleva de avaliações e simulados!