Bilinguismo: como ajudar os filhos no aprendizado de outra língua?

bilinguismo
6 minutos para ler

Uma das melhores maneiras de garantir que seus filhos atinjam fluência em um idioma estrangeiro é matriculá-los em uma escola que ofereça um programa bilíngue. Nesses colégios, além das aulas regulares de inglês, há algumas disciplinas que também são ensinadas nessa língua, permitindo que os alunos coloquem o aprendizado em prática no dia a dia de maneira natural.

Entretanto, os pais também devem participar do processo de aprendizagem para que seus filhos realmente aprendam a se comunicar em inglês. Mesmo que não saibam falar esse idioma, há diversas maneiras de ajudar as crianças e adolescentes a praticarem-no em casa e se manterem motivados a aprendê-lo.

Elaboramos este artigo para ajudar você a garantir que seus filhos continuem progredindo no bilinguismo, especialmente durante o período de isolamento social, em que seu contato com o inglês será reduzido. Descubra, a seguir, algumas ideias de como incentivá-los a exercitar esse idioma em casa.

Por que os pais precisam ajudar os filhos a aprender inglês?

Estudar inglês em uma escola com programa bilíngue permite que os alunos tenham uma exposição maior a esse idioma. Assim, o processo de aprendizagem é acelerado, uma vez que o programa os ajuda a se familiarizarem com a língua fora das aulas voltadas a ela, e permite a expansão do vocabulário.

A imersão é o método mais eficaz para dominar uma língua estrangeira, mas ela só será completa se continuar nos momentos em que as crianças e adolescentes estiverem em casa.

Em outras palavras, o idioma precisa ser usado em contextos variados continuamente e os pais podem ajudar a escola a garantir isso. Então, sua postura é determinante para o sucesso dos filhos no aprendizado de inglês, embora eles não precisem ser fluentes na língua.

Bilinguismo: como ajudar os filhos no aprendizado de outra língua?Powered by Rock Convert

Como os pais podem incentivar o bilinguismo?

Os pais precisam encontrar maneiras de incluir o idioma na rotina sem transformá-lo em uma obrigação, evitando pressionar os filhos. Os momentos em família devem ser divertidos e relaxados, ajudando a aliviar as tensões do dia a dia e estreitar laços mesmo quando forem usados como meios de complementar a educação.

Conheça algumas ideias que podem ajudar você nessa missão.

Crie uma rotina de estudos e participe dela

Organizar a rotina de estudos de seus filhos garante que eles pratiquem o inglês regularmente, fixando melhor os conteúdos aprendidos. Além disso, estar presente para auxiliá-los mostra que você os valoriza e considera o estudo importante, por dedicar parte do seu tempo a essa atividade.

Quando sua criança estiver estudando inglês, tente conversar com ela nessa língua ou, pelo menos, pronunciar algumas frases e palavras simples. Se não souber falar inglês, peça a ajuda dela, faça perguntas e ouça as explicações com atenção. Isso ajuda a desenvolver confiança e aumenta a sua motivação.

Incentive a leitura de livros na língua original

Além de trazer diversos benefícios (como aumento da criatividade, redução do estresse e desenvolvimento de empatia), a leitura é bastante útil quando se trata de praticar o inglês no dia a dia. Ela também oferece a oportunidade de a família se envolver no aprendizado, dando todo o apoio de que as crianças e os adolescentes precisam para se desenvolver.

Para incentivar essa prática em sua casa, você pode, por exemplo, deixar livros ao alcance delas — tomando o cuidado de selecionar obras de acordo com seu nível de inglês, seus interesses e sua faixa etária —, definir um momento do dia ou da semana para lerem juntos e estudarem o vocabulário.

Assista a filmes em inglês

A maioria das famílias já tem o hábito de assistir a filmes juntos, aproveitando o tempo livre para estreitar os laços e relaxar. Essa atividade é uma ótima oportunidade de usar a língua inglesa e não requer muito esforço, basta colocar o áudio no idioma original.

No começo, use legendas em português, porque é importante que as crianças entendam o que estão ouvindo. Se os pais souberem falar inglês, podem colocar as legendas nessa língua após algum tempo e, eventualmente, deixar de utilizá-las.

Ouça músicas em inglês

Ouvir música é extremamente prazeroso em qualquer idade e pode ser uma ótima ferramenta para ajudar seus filhos a aprenderem inglês. Primeiramente, porque eles nem percebem que estão aprendendo, tendo a impressão de que é apenas uma atividade como qualquer outra. Isso faz com que se sintam mais à vontade.

Em segundo lugar, isso ajuda a praticar a escuta e a pronúncia, já que a criança provavelmente tentará cantar junto quando ouvir sua música favorita. Tome cuidado para não desmotivá-la se ela cantar errado. No início do aprendizado, o mais importante é que ela esteja em contato com a língua e se sinta segura para se expressar fazendo uso dela.

Como os pais podem avaliar a qualidade da educação bilíngue?

Após matricular os filhos em uma escola com programa bilíngue, os pais podem ficar em dúvida sobre a qualidade e a eficácia desse método de ensino. Para esclarecê-la, é importante entender a proposta da escola em que seus filhos estão matriculados e saber como exatamente ela será colocada em prática.

Converse com os professores e solicite todas as informações importantes sobre o método adotado, o material didático utilizado e qualquer detalhe que ajude você a compreender melhor o funcionamento de uma escola com programa bilíngue.

Para verificar se seus filhos estão assimilando os conteúdos, acompanhe o seu desempenho em avaliações ao longo do ano letivo e converse com eles durante os momentos de estudo.

Faça perguntas relacionadas aos conteúdos para avaliar se eles compreendem o que está sendo estudado nas aulas ministradas em inglês, veja se têm muita dificuldade para resolver os exercícios propostos e avalie seu grau de motivação. É importante que os estudantes estejam satisfeitos para se dedicarem mais e aprenderem melhor.

Estimular o bilinguismo em casa não é tão complicado quanto parece. Até mesmo os pais que não dominam a língua inglesa conseguem fazer isso promovendo pequenas mudanças de hábitos, como passar a assistir filmes com legendas. O segredo é encontrar um modo natural de fazer isso, evitando pressionar seus filhos e garantindo que a aprendizagem seja divertida, estimulante e proveitosa.

Agora que você já sabe como incentivar seus filhos a aprenderem inglês, compartilhe este artigo nas redes sociais para transmitir as nossas dicas a outros pais que têm a mesma dúvida.

 

seja uma escola parceiraPowered by Rock Convert