Brincadeiras lúdicas dentro da sala de aula: 7 melhores para fazer

Brincadeiras lúdicas dentro da sala de aula: 7 melhores para fazer
6 minutos para ler

No ensino infantil e fundamental, a associação de conteúdos de ensino ao universo da criança pode ser uma boa forma de fazê-las aprender e desenvolver capacidades importantes, como a criatividade. É por essa razão que vemos tanto as brincadeiras lúdicas dentro da sala de aula.

No post a seguir, confira quais as vantagens de usá-las com os alunos e saiba 7 brincadeiras que não podem faltar no dia a dia. Veja também como trabalhá-las com recursos tecnológicos para torná-las ainda melhores com a plataforma Eleva. Boa leitura!

As vantagens de usar brincadeiras lúdicas dentro da sala de aula

Segundo o dicionário Michaelis, lúdico significa algo relativo a jogos e brincadeiras. Também pode significar uma atividade que diverte e, ainda, brincadeiras e divertimentos como ferramenta educacional.

Porém, diferentemente do que se possa pensar, as brincadeiras lúdicas dentro da sala de aula não são apenas um momento de divertimento para os alunos. Pelo contrário, elas são um recurso de ensino, portanto, cabe à educadora planejar a atividade conforme o objetivo da aula. Ou seja, a brincadeira tem um fim, que é fazer o aluno aprender algo.

Como a criança está se divertindo, esse processo se torna natural e mais interessante, o que explica por que o lúdico é tão usado nos primeiros níveis de educação. Afinal, apresenta diversos benefícios como:

  • trabalha a imaginação da criança;
  • promove a coordenação motora;
  • incentiva a cultura maker;
  • estimula o raciocínio;
  • ajuda na comunicação;
  • colabora para a memorização;
  • auxilia nos relacionamentos com professor e outros alunos;
  • desenvolve o interesse pela leitura.

7 brincadeiras lúdicas dentro da sala de aula que os alunos vão adorar

Como você viu, as brincadeiras lúdicas oferecem diversas vantagens e são usadas em sala de aula há décadas. Veja alguns exemplos excelentes que você pode implementar no dia a dia das crianças!

1. Pintura

Mexer com tinta ou mesmo colorir desenhos são algumas das atividades mais vistas na escola. Isso porque, além de ajudar na coordenação motora, quando a criança segura o lápis ou pincel, ela também favorece a imaginação e ajuda o aluno a expressar suas ideias.

2. Leitura

A leitura é uma das atividades mais importantes na escola, não só na fase infantil, como também em todas as outras. Afinal, ela permite o desenvolvimento do raciocínio, melhora o vocabulário e a comunicação, bem como ajuda na criatividade e autonomia da pessoa.

Por essa razão, é interessante incentivá-la tanto em momentos de leitura em grupo quanto de forma individual, na sala e em casa.

3. Jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro, como xadrez, dama e outros, são interessantes por promover a capacidade de análise e raciocínio. Além disso, atualmente, são importantes para desenvolver a concentração e a paciência, já que exigem que a criança preste atenção para agir, diminuindo o imediatismo do mundo em que vive.

4. Recortes e colagens

Os recortes e as colagens são outras atividades interessantes para a coordenação motora. Além disso, assim como a pintura, são uma forma de expressão da criança, na qual ela monta cenários e cria novas composições.

Brincadeiras lúdicas dentro da sala de aula: 7 melhores para fazer

5. Teatro de fantoches

Na contação de histórias, os fantoches são um bom recurso, pois criam cenários visuais que ajudam a torná-las mais compreensíveis. Além disso, promovem o desenvolvimento da identidade e podem ser usados como ferramenta para a criação das próprias histórias das crianças.

Outra boa forma de trabalhá-los é unir às histórias a construção dessas peças. Assim, é possível também trabalhar a coordenação motora, bem como a criatividade e o uso de materiais recicláveis.

6. Gincanas

Promover pequenas gincanas em sala de aula é um processo mais complexo, mas igualmente benéfico. Afinal, nelas os alunos precisam raciocinar, resolver desafios e completar percursos, além de aprenderem a trabalhar em equipe, em prol de um objetivo comum.

Nesse caso, essa é uma atividade que pode ser expandida para outros eventos na escola. Por exemplo, é possível realizar uma gincana solidária, com a participação de pais e alunos daquele nível educacional, promovendo a integração das famílias com a instituição e a sociedade.

7. Massinha

Outra das brincadeiras lúdicas dentro da sala de aula mais populares, a massinha é uma ferramenta interessante porque atrai as crianças por suas cores e textura. Além disso, ela é uma boa forma de incentivar a criatividade, já que pode gerar qualquer figura. Sendo assim, também é importante usá-la no ensino de formas geométricas, números, letras e animais.

Como trabalhar as brincadeiras lúdicas com tecnologia

No mundo digital em que vivemos, e no qual as crianças de hoje já nascem, a gamificação está muito presente e faz parte do dia a dia delas, principalmente nas horas de lazer. Sendo assim, esse é outro recurso que pode ser trabalhado de forma pedagógica para ensinar conteúdos.

Afinal, além de incentivar o interesse, o uso de elementos como áudio e vídeo também é uma forma de ajudar os alunos não só a memorizar, mas a internalizar os conhecimentos. Por essa razão, inclusive crianças maiores e até jovens podem aproveitar essas ferramentas de metodologias ativas.

Para isso, você também pode contar com a ajuda da Plataforma Eleva. No caso do ensino infantil, as crianças têm acesso a materiais mais físicos, como jogos, livros impressos e pelúcias. Além disso, em cada ano é introduzido um personagem da Turma da Eleva para promover uma vivência lúdica.

Até que, aos cinco anos, a criança passará a utilizar a plataforma Eleva, entrando em contato com recursos mais digitais, mas ainda aproveitando do lúdico para seu aprendizado.

Utilizadas mais no ensino infantil, as brincadeiras lúdicas dentro da sala de aula fazem parte de uma das melhores estratégias para promover o aprendizado das crianças. Afinal, elas aplicam o ensino de forma divertida, a fim de desenvolver diferentes capacidades. Outra grande vantagem é que existe uma infinidade de ferramentas que podem ser usadas conforme os recursos da escola. Uma delas é contar com o material didático da Eleva e, posteriormente, com a plataforma. Assim, as crianças usam a tecnologia a favor do ensino e podem aproveitar o melhor do mundo lúdico e digital.

Gostou do post e quer saber mais sobre a Plataforma Eleva? Fale com a gente!

Brincadeiras lúdicas dentro da sala de aula: 7 melhores para fazer
Brincadeiras lúdicas dentro da sala de aula: 7 melhores para fazer