Campanha de matrículas

Com mais um final de ano chegando, a preocupação do diretor de escola com a captação e retenção dos alunos para o ano seguinte se torna mais real. E para que todos concentrem suas energias nesse objetivo, é necessário deixar claro sua importância e quais estratégias serão utilizadas a fim de alcançá-lo.

Durante o ano todo o diretor cuida da qualidade do ensino e é na hora da campanha de matrículas, que todo o sucesso da escola deve ser amplamente reforçado e divulgado para que ela continue crescendo, mantendo seus alunos e captando novos.

Neste post, descubra a importância de se fazer uma boa campanha de matrículas, quando começar a pensar nela e 6 dicas de como prepará-la de forma a trazer bons resultados. Acompanhe!

Por que se dedicar a uma campanha de matrículas?

Uma das maiores preocupações de todo diretor de escola é manter e aumentar o número de alunos para o próximo ano letivo e, com uma campanha bem planejada, o retorno obtido tende a ser maior.

É preciso avaliar qual é o objetivo da instituição de ensino: conseguir novos alunos ou a fidelização daqueles que você já tem? Não adianta investir em grandes campanhas de captação de alunos se você tem pouquíssimas ou nenhuma vaga disponível.

Neste caso, vale a pena investir na manutenção de seus alunos. Continue a ler e descubra quando você deve começar a se preocupar com as matrículas.

Quando fazer a campanha de matrículas?

O foco principal dessa campanha acontece entre os meses de setembro e março. Entretanto, o planejamento da campanha deve acontecer durante o ano inteiro.

São as ações bem-sucedidas durante o ano letivo que garantirão a satisfação dos pais e alunos e os incentivarão a fazerem suas rematrículas e, ainda, atrairá novos alunos.

Promover uma comunicação escolar constante é importante, pois mantém vivo na mente dos envolvidos todas as atividades importantes que a escola tem desenvolvido, lembrando-os da qualidade do serviço oferecido e do quanto é bom ter seu filho matriculado lá.

Invista em pesquisas de satisfação regulares, pois elas servem como termômetro para indicar como sua escola está sendo vista pelos pais e pelos alunos, além de mostrar os pontos que estão necessitando de uma mudança de estratégia.

Porém, este também pode ser um momento delicado entre escola e pais e responsáveis, pois pode ser difícil falar de rematrícula para um pai que esteja com a mensalidade da escola em atraso.

Como fazer uma campanha de matrículas efetiva?

Alcançar um bom número de alunos não é fácil, mas para que você consiga bons resultados, separamos algumas dicas importantes que o ajudarão a aumentar suas matrículas.

1. Conheça seu público

É importante saber para quem a campanha será direcionada. Definir seu público-alvo é fundamental para saber quais estratégias serão usadas para chamar a sua atenção.

É importante conhecer a faixa etária, pois assim, a campanha de matrículas poderá ser focada no segmento certo. Além disso, descubra a situação financeira e outras informações sobre seu público como: quais lugares frequentam? Quais são seus objetivos e expectativas para o futuro? Como costumam se manter informados?

Para obter informações relevantes, envolva vários setores da escola. Professores, coordenadores, funcionários da secretaria ou do departamento financeiro podem colaborar com a equipe de marketing nessa definição.

Além de conhecer o perfil dos alunos, você deverá analisar o perfil dos pais, que precisam sentir mais segurança na escola em que deixarão o seu filho.

Dessa forma, você poderá direcionar as ações de marketing para mostrar como sua escola pode colaborar para que elas alcancem seus objetivos.

2. Aposte no marketing digital

Segundo pesquisa do IBGE, mais de 60% da população brasileira acima de dez anos está conectada com a internet. Isso faz com ela seja uma ferramenta fundamental na divulgação de sua escola e, ainda, tem a vantagem de ter um baixo custo e grande abrangência.

Várias ferramentas como e-mail marketing, o site da escola ou as redes sociais devem ser utilizadas de forma integrada e contínua durante todo o ano, para que seja criada uma forte identidade de sua escola. Uma vez que se conhece o perfil do público, já pode-se dar início a campanhas direcionadas, tais como Facebooks ads e Instagram ads, divulgando a campanha de matrículas.

A grande vantagem do marketing digital é que ele pode ser mensurado gerando indicadores que mostrarão o que está funcionando e o que deve ser repensado.

Os vídeos institucionais ou sobre as atividades escolares são mais eficazes quando divulgados no YouTube, pois costuma ser muito acessado pelos adolescentes. No Instagram, podem ser postadas as fotos com atividades do cotidiano da escola. Já o Facebook pode ser utilizado para textos, vídeos e fotos.

O blog da escola, por exemplo, pode ter textos direcionados aos pais sobre como ajudar seus filhos a estudarem, ou aos alunos com dicas sobre estudos. Tome o cuidado de sempre fornecer conteúdos de qualidade e que sejam do interesse do seu público.

3. Divulgação offline

Apesar de todas as vantagens da internet, não descuide do contato pessoal com os alunos e suas famílias. Ele reforça o sentimento de confiança entre escola, pais e responsáveis e alunos e faz com que estes se sintam queridos e importantes para ela.

Invista parte da verba destinada em outdoors, flyers, panfletagem em lugares estratégicos e na fachada da escola. Deixe a sala de matrículas bem atraente com banners e dê brindes como camisetas, canetas, blocos, lápis etc. Até mesmo funcionários uniformizados atuam como um bom marketing da sua escola.

Não esqueça de uma das melhores estratégias de propaganda – a boca em boca. Mas, para que ela aconteça, você deve se certificar que seus alunos estão satisfeitos com a qualidade de ensino oferecida em sua escola. Se eles estiverem, seus pais e responsáveis também estarão e as indicações, certamente, acontecerão.

4. Mostre seus diferenciais

Por que um pai deveria matricular seu filho na sua escola? O que torna sua escola diferente e melhor do que as outras? Ela oferece ensino bilingue? Oferece a prática de esportes como natação ou ballet? Se preocupa com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e promove eventos culturais?

É necessário fazer essas reflexões para poder mostrar quais são seus diferenciais. Nas campanhas de marketing, destaque os pontos positivos da escola.

Demonstre a qualidade de sua infraestrutura e de seu material didático, sua preocupação com um ensino individualizado e em manter um corpo docente qualificado e motivado, e como sua escola usa a tecnologia na sala de aula. Tudo isso influenciará a decisão dos seus alunos e seus pais que já conhecem a excelente qualidade da escola e de alunos em potencial e seus pais que, por esses diferenciais, gostariam de matricular seus filhos naquela escola.

5. Promova eventos

Algumas escolas aproveitam a época de matrículas para promoverem eventos como concurso de bolsas de estudo ou reuniões de pais aberta a comunidade. O objetivo pode ser captar mais alunos ou oferecer descontos para alunos que consigam um excelente desempenho.

É necessário que se faça um planejamento junto ao departamento financeiro para estabelecer os descontos ou quantidade de bolsas oferecidas, para que a escola não tenha seu orçamento comprometido ao longo do ano.

Para trabalhar a retenção dos alunos, a escola deve promover eventos culturais e esportivos com seus alunos durante o ano. Nesses eventos, eles podem trazer familiares e outros convidados para participarem. Dessa forma, mais pessoas conhecem a escola, promovendo a captação.

É interessante também fazer reuniões com os pais e responsáveis para deixá-los a par de todas as novidades que acontecem na escola.

6. Use a tecnologia

Prepare e envie aos pais ou responsáveis contratos de rematrícula via e-mail ou disponibilize no portal da escola a rematrícula online. Dessa forma, você evita aquele leva e traz de contratos que, muitas vezes, acabam sendo esquecidos de serem devolvidos, ou os pais perdem o prazo de os entregarem.

Quando o prazo final estiver chegando, dispare um e-mail para aqueles pais que ainda não efetuaram a rematrícula lembrarem que devem fazê-lo. Além disso, use o e-mail para contar aos pais novidades, convidar para eventos e etc.

A campanha de matrículas é um processo que, na realidade, acontece durante o ano inteiro, porém tem seu auge no final e início do ano letivo. A preocupação em sempre oferecer um ensino de qualidade é que será reconhecida e recompensada com muitas rematrículas e indicações para novas matrículas. Por isso, não deixe de pensar nas estratégias e planejar bem essa fase.

Para saber mais ainda sobre o tema, leia nosso artigo sobre excelentes estratégias para a captação de alunos!

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