Afinal, por que investir na capacitação de professores?

capacitação de professores é importante
6 minutos para ler

Afinal, por que investir na capacitação de professores?
5 (100%) 2 vote[s]

Os professores são profissionais centrais em um sistema de ensino e também uma grande referência para as famílias, exatamente por serem uns dos principais responsáveis por transmitir conhecimentos para os alunos. Por isso, é fundamental que o corpo gestor do colégio se preocupe com a capacitação de professores.

Proporcionar o aprofundamento e a aquisição de novos saberes para os colaboradores da sua instituição não traz benefícios apenas para eles, mas para toda a comunidade escolar. Mais do que isso, pode fazer toda a diferença nos resultados pedagógicos e financeiros da escola.

Então, que tal saber mais sobre o assunto? Confira informações completas neste artigo e veja a importância das capacitações!

Indisciplina na Escola - projeto Político Pedagógico

O que é a capacitação continuada de professores?

A capacitação constante — que também pode ser chamada de qualificação ou formação continuada — é indispensável para qualquer profissional. Afinal, atualmente, a competitividade crescente do mercado de trabalho exige das pessoas muito mais do que a graduação.

Com o crescimento constante do número de brasileiros que têm o diploma de graduação, esse tipo de formação já não é mais considerado como um grande diferencial para o mercado. Hoje, as especializações ocuparam essa posição de destaque e passaram a ser um requisito básico. Assim, além de investir nesses cursos, o profissional de destaque deve se atualizar frequentemente.

Percebemos que esse requisito é bastante válido quando consideramos a forma como as mudanças no campo do conhecimento ocorrem rapidamente e impõem um novo ritmo para as profissões — principalmente devido ao desenvolvimento tecnológico.

Assim, um profissional que está graduado há alguns anos e parou os estudos nessa etapa, provavelmente estará desatualizado em relação ao mercado. Esse cenário é ainda mais marcante quando falamos da profissão de professores, que está sempre envolta pelo surgimento de novos conhecimentos, metodologias, orientações legais, etc.

Dessa forma, fica claro que nem o professor, nem a escola podem ficar obsoletos. Um exemplo importante é a publicação recente da Base Nacional Comum Curricular brasileira. Esse documento traz os conteúdos básicos para cada nível de ensino. Por isso, é indispensável que quem trabalha com educação o conheça.

Outro tema que tem sido muito discutido em relação à capacitação de professores atualmente é o da inclusão. Com a ampliação de matrículas de crianças com deficiência em escolas regulares, todos precisam conhecer mais sobre esse assunto para saber como atender os alunos da melhor forma.

Assim, a formação constante do corpo docente está relacionada ao compromisso e à qualidade que a escola oferece às famílias. Com isso, a instituição mostra seu interesse em estar sempre atualizada com as tendências na educação. Ou seja, a qualificação dos profissionais tem influência direta na aprendizagem dos alunos e no desempenho de toda a escola.

Essa capacitação continuada pode ser realizada ou estimulada pelo corpo gestor de diversas formas. É possível ministrar cursos nos encontros pedagógicos, contratar equipes para dar palestras e workshops, promover incentivo aos professores para que façam cursos de extensão ou especialização, etc.

Quais são os benefícios de investir na capacitação de professores?

Depois de falarmos sobre o que é a formação contínua, vamos apresentar alguns motivos pelos quais vale a pena inserir essas ações no calendário escolar da sua instituição. Confira!

Valoriza os profissionais

Os professores são colaboradores essenciais em uma escola. Por isso, sempre vale a pena mostrar reconhecimento e valorização do corpo docente. Afinal, profissionais que se sentem cuidados ficam mais satisfeitos em seu local de trabalho e produzem melhor.

Uma das formas mais eficientes de alcançar o alto nível de satisfação dos educadores é investindo na sua capacitação. Se a instituição contribui para o aperfeiçoamento do docente, certamente ele vai valorizar esse esforço. Assim, mais do que uma necessidade, a formação continuada é também corresponde a um reconhecimento pelo trabalho.

Reduz o turnover

A evasão de professores de uma escola requer uma série de adaptações que podem interferir muito na rotina, principalmente se isso se dá ao longo do ano, quando os estudantes já tem um vínculo com o educador. Por isso, é sempre positivo desenvolver ações que diminuam a rotatividade.

A capacitação de professores também tem esse objetivo. Primeiro, porque colaboradores que se sentem valorizados têm um apego maior à instituição. Outro motivo para a redução do turnover é que as formações ajudam a alinhar o docente com as expectativas da escola, aperfeiçoando seu trabalho e evitando a necessidade de demissão.

Aumenta a qualidade do ensino

Há uma relação direta entre a qualificação dos professores e a qualidade do ensino. E não poderia ser diferente, já que o principal objetivo da capacitação é exatamente atualizar o corpo docente de conhecimentos, rotinas e metodologias que facilitem a aprendizagem e alcancem resultados melhores.

Dessa forma, realizando e incentivando projetos de formação, a escola garante que os professores estejam sempre bem preparados para os desafios em sala de aula.

Permite solucionar dificuldades

Os obstáculos enfrentados por um professor em sala podem ser semelhantes aos que seus colegas também percebem. Assim, mais eficiente do que tratar as dificuldades de maneira individual, elas podem se tornar a pauta de uma capacitação para os docentes de toda a escola.

Formações sobre as dificuldades de aprendizagem ou de indisciplina, por exemplo, ajudam a construir soluções para problemas cotidianos. Por isso, a gestão da escola pode utilizar a capacitação para enfrentar questões complexas e alinhar as ações com todos os colaboradores.

Promove a imagem da instituição

Além de todos esses benefícios internos, as vantagens da capacitação de professores também ultrapassam os muros da escola. Um exemplo disso é que, sem dúvida, uma instituição que investe na valorização e qualificação dos seus profissionais, passa a ser melhor vista pelo mercado e pelas famílias dos alunos.

Quais pais não desejam colocar seus filhos em uma escola na qual os docentes estão constantemente se atualizando? Esse é um diferencial importante para passar mais segurança aos pais e se destacar de outras escolas.

Por fim, isso gera mais uma vantagem para a instituição: uma escola com essa boa imagem no mercado atrai novos estudantes. Logo, a qualificação dos professores é uma das estratégias para aumentar o número de matrículas e conquistar melhores resultados financeiros.

Percebeu como a capacitação de professores é fundamental na sua escola? Com certeza, ela traz muitos benefícios para o corpo docente, os alunos, a gestão e toda a comunidade escolar. Então, coloque esse projeto em prática e colha frutos!

O que achou deste artigo? Para acompanhar mais conteúdos como este, siga agora mesmo nossos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram!

sistema de ensino na educação infantil

Você também pode gostar
-