Carreira do professor: como gerir o tempo no atual momento de crise?

carreira do professor
6 minutos para ler

A pandemia causada pelo Covid-19, o novo coronavírus, junto à necessidade de adotar a quarentena e o afastamento social como forma de prevenção, tem transformado o dia a dia da população mundial. E, no segmento da educação, a situação não é diferente, trazendo mudanças grandes — e urgentes — para a carreira do professor.

Com as atividades presenciais suspensas, as escolas precisaram buscar alternativas em tempo recorde. Nesse contexto, as aulas online se tornaram uma solução interessante para garantir a saúde de todos sem prejudicar o calendário letivo.

Mas, como tornar a experiência de home office mais produtiva para os profissionais da educação? Neste artigo, vamos dar algumas dicas práticas para que os educadores possam se adaptar com eficácia às novas rotinas de trabalho. Saiba mais!

Estabeleça um cronograma eficiente de atividades

Essa é uma das principais regras para quem está em busca de uma rotina mais produtiva no ambiente home office. E, para colocá-la em prática com sucesso, o primeiro passo é estabelecer um horário para o início e para o término da jornada de trabalho.

A partir da definição desse intervalo, é possível dividir o tempo disponível ao longo da semana para a realização das seguintes tarefas:

  • planejamento das aulas e das demais atividades que serão realizadas com os alunos;
  • gravação de conteúdos extras em áudio ou em vídeo;
  • elaboração de exercícios avaliativos;
  • realização das aulas transmitidas ao vivo;
  • reuniões pedagógicas com a coordenação e a direção.

Dessa forma, os educadores podem estabelecer um limite mais claro entre as obrigações profissionais e os momentos de descanso e lazer, desenvolvendo hábitos produtivos e uma melhor gestão do seu tempo no home office.

Faça um planejamento de aulas bem estruturado

Fazer um bom plano de aulas é essencial para garantir a organização do professor nos momentos presenciais. E quando falamos sobre o sistema de home office, essa prática adquire uma importância ainda maior!

Do ponto de vista dos alunos, devemos ter em mente que muitos ainda não estão acostumados com o formato de aulas online. É possível observar dificuldades em acompanhar os conteúdos, de estudar sem o acompanhamento mais próximo do professor, ou mesmo de lidar com as possíveis distrações.

Assim, prender a atenção desse público pode acabar se tornando um desafio. E, nesse contexto, ter o conteúdo das aulas bem programado — inclusive com um “plano B”, caso necessário — amplia as chances de manter o engajamento da classe.

Além disso, por meio do planejamento é possível controlar com maior precisão o tempo gasto na explicação das matérias, nas discussões e debates e na realização dos exercícios, garantindo uma aula com mais qualidade e eficiência.

Organize o seu local de trabalho

Como apontamos no primeiro tópico deste artigo, estabelecer um limite claro entre o trabalho, o descanso e o lazer é muito importante. Nesse aspecto, o local escolhido pode fazer toda a diferença na hora de estabelecer essa relação.

Pensando nisso, vamos listar neste tópico algumas dicas que podem ajudar a escolher o espaço ideal:

  • escolha um lugar bem iluminado e arejado;
  • mantenha a organização e a limpeza;
  • tente reduzir ao máximo o barulho externo, principalmente nos momentos de aula;
  • tenha sempre à mão os materiais necessários para a realização do seu trabalho;
  • invista em cadeiras confortáveis e ergonômicas;
  • fique atento à qualidade dos equipamentos utilizados, como computadores, celulares, microfones e autofalantes.

Dessa forma, o trabalho certamente vai fluir melhor e as aulas terão a qualidade necessária para que o professor consiga transmitir o conteúdo e os alunos possam acompanhá-lo tranquilamente.

Cuide bem da sua saúde física e mental

A saúde do corpo e da mente são aspectos interligados e que podem influenciar diretamente a qualidade do home office e, em um aspecto mais amplo, a carreira do professor de modo geral. Por isso, certos cuidados não devem ser deixados de lado devido à alteração da rotina.

Aqui, é interessante ressaltar a importância de uma alimentação balanceada, hidratação frequente e de um sono de qualidade. Também podemos destacar entre os aspectos relevantes a prática de exercícios físicos e os momentos de pausa dentro do horário de trabalho.

Todas essas práticas contribuem para a manutenção de uma rotina saudável, equilibrada e muito mais tranquila, ajudando os educadores a colocarem em prática o famoso ditado: “mente sã e corpo são”!

Aposte no uso das novas tecnologias

Quando falamos em educação a distância (EAD), além de um planejamento de qualidade, a forma como esse material é transmitido também é muito importante. Por isso, é essencial que os professores estejam por dentro das ferramentas utilizadas para a produção e o compartilhamento de conteúdos online.

Além de garantir aulas com mais qualidade, saber utilizar os recursos tecnológicos disponíveis no mercado ainda traz bons resultados em outras atividades, como:

  • preenchimento dos diários de presença e de notas;
  • envio dos exercícios avaliativos à classe;
  • compartilhamento de relatórios pedagógicos com a coordenação;
  • envio de comunicados às famílias dos alunos.

Familiarize-se com as plataformas de ensino

Falando na importância de investir em tecnologia, existe um recurso que merece destaque especial: as plataformas de ensino. Criadas especialmente para o ramo educacional, essas ferramentas oferecem diversas funcionalidades para que a comunidade escolar possa compartilhar conteúdos e acessar informações relevantes.

Além disso, ao adotar a plataforma que mais se enquadra ao perfil da escola, é possível melhorar também a comunicação entre o corpo docente, as famílias dos alunos e os demais departamentos, como o administrativo e o financeiro.

É interessante, por fim, que os educadores estejam sempre de olho nas mudanças de seu segmento não apenas em períodos de crise, mas com frequência para se manterem sempre atualizados e bem informados. Por outro lado, também é importante que cada profissional reconheça o seu ritmo de trabalho e saiba como equilibrá-lo nesse novo cenário.

E se você gostou das nossas dicas para essa fase de quarentena e gostaria de conhecer outras informações relevantes que prometem transformar a carreira do professor na atualidade, não deixe de conferir o nosso artigo com algumas tendências pedagógicas que são fundamentais para a prática docente. Boa leitura!

Carreira do professor: como gerir o tempo no atual momento de crise?Powered by Rock Convert