plataforma de ensino Eleva

Um dos maiores desafios das escolas, atualmente, é conseguir engajar os estudantes. O mundo evoluiu e o aluno também, por isso, é imperativo que os colégios se adaptem a essa nova realidade, buscando meios — como o uso da tecnologia — para transformar o aprendizado. Foi isso o que fez o Colégio Manuel Pereira, do Rio de Janeiro, ao adotar a plataforma de ensino Eleva há 5 anos.

O novo sistema só trouxe benefícios para o colégio — a escola ficou mais próxima dos seus alunos e das famílias, reduziu a evasão escolar, aumentou as matrículas em 30% e melhorou os resultados no Enem.

Quer entender melhor como se deu essa parceria de sucesso, os ganhos proporcionados e todas as características da plataforma? Continue a leitura e veja por que o Eleva é a opção ideal para sua escola!

Gestão Escolar Saudável

Plataforma adaptativa

Uma preocupação do Eleva é utilizar a tecnologia de modo a atender cada aluno de forma individual, respeitando o ritmo de aprendizagem. Um dos produtos — acessado pelo portal do aluno — que tem esse objetivo é a plataforma adaptativa.

Para Marcos Freitas, diretor do Colégio Manuel Pereira, localizado no Rio de Janeiro, esse recurso é um diferencial para sua escola: “o aluno realiza testes e atividades dentro da plataforma, que identifica no que ele falhou. Assim, já propõe videoaulas sobre o tema e oferece novos testes para ele mesmo verificar o aprendizado. É como um professor particular em casa”, resume.

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

De nada adianta tirar nota 10 em todos os conteúdos, mas não saber se comunicar com o outro ou trabalhar em equipe. Pensando nisso, a plataforma de ensino Eleva tem um programa que desenvolve também as habilidades socioemocionais do aluno — o Laboratório de Inteligência de Vida.

Segundo Freitas, o projeto trouxe grandes resultados para a comunidade escolar: “no começo as famílias ficaram um pouco desconfiadas, mas depois receberam o material destinado a elas e entenderam do que se tratava. Com as apresentações, os pais puderam ver o aluno conversando sobre empatia e bullying, por exemplo, temas que não se vê de forma estruturada em escolas”, relata.

O LIV se aproxima dos alunos com temas importantes por meio de minisséries e até youtubers. “Para falar com diferentes pessoas, você tem que falar de diferentes formas. Para o Ensino Médio, por exemplo, contrataram a youtuber Jout Jout para utilizar a mesma linguagem dos estudantes”, exemplifica o diretor.

Logística eficiente

Um ponto que deixa os diretores com dor de cabeça é a logística referente à entrega do material. Mas, com o Eleva, essa questão é levada muito a sério — além da pontualidade, o sistema permite que os pedidos sejam feitos por meio de um portal próprio, com a quantidade de material para cada turma.

“Meu maior problema do passado era com a entrega do material. Já vivemos situações em que a matéria era para ser dada, mas o livro ainda não havia chegado. O Eleva resolveu isso de maneira espetacular: sempre entrega antes da data, por isso, esse é um assunto com o qual não me preocupo mais”, destaca.

Atualização do material

O material didático do Eleva está sempre atualizado para acompanhar as mudanças geopolíticas, sociais, históricas, bem como os avanços científicos. “Sei que nosso material em 2020 já estará adaptado a toda a base nacional comum curricular. Todo o projeto já está sendo montado e há uma equipe por trás disso extremamente competente”, ressalta o diretor do colégio. “A escola sempre estará atualizada, por isso, não procuro outro sistema”, completa.

Impacto positivo na comunidade escolar

No Colégio Manuel Pereira, a plataforma de ensino Eleva teve impacto positivo para o aluno, professor e pais. “O sistema não engessa o professor, pois ele tem a liberdade de alimentar as aulas de acordo com suas características. Pelo portal do professor, por exemplo, ele consegue oferecer sugestões diretamente pelo celular”, explica Freitas.

Com os pais, afirma o diretor, “dividimos a responsabilidade da preparação do aluno. A escola mostra que a família tem recursos em casa para auxiliar a criança ou adolescente a estudar”.

Além disso, é possível construir uma relação de transparência com as famílias. “No portal conseguimos identificar quantas vezes aluno utilizou monitoria online, quantas vezes usou plataforma adaptativa. Temos dados para apontar quais recursos não têm sido utilizados. Mostramos que resultados bons são os de utilizadores da plataforma e isso impacta a família, porque você exige responsabilidade”, detalha Freitas.

Melhora no desempenho do Enem

Quanto aos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o diretor do Colégio Manuel Pereira só tem a comemorar essa parceria com o Eleva: “somos o melhor resultado do município de Queimados e a cada ano as médias são melhores. A plataforma está conosco há 5 anos e nossos resultados no Enem são sempre superiores ao ano anterior”.

Redução da evasão escolar

Freitas salienta que, após a implementação da plataforma Eleva, as famílias passaram a enxergar mais valor no produto oferecido pelo colégio: “elas têm a percepção de que o serviço oferecido aqui é diferente. O que podemos destacar é que não temos mais evasão escolar por conta da insatisfação com a escola”.

Aumento das matrículas

Com a adoção da plataforma, a renovação de matrícula no Manuel Pereira superou os 90%, inclusive, de alunos que foram reprovados. Freitas comemora: “mais importante do que captar novos alunos todo ano, é reter os que já estão conosco, porque já estão inseridos no sistema. Todo ano sobram poucas vagas para novas matrículas e essas vagas são bastante disputadas”.

Antes do Eleva, o colégio tinha mais vagas a ofertar. Com a implantação, alcançou quase a totalidade de matrículas. “Se hoje é próximo de 100%, no início era 70% da capacidade. Portanto, quase 30% de aumento”, conclui o diretor.

Viu só como a plataforma de ensino Eleva apresenta resultados comprovados? Não deixe a sua escola parar no tempo e considere esse sistema inovador para melhorar a qualidade de ensino e aumentar a taxa de matrículas!

Quer conhecer mais detalhes da plataforma e como você pode implementar na sua escola? Entre em contato com o Eleva, solicite uma visita e esclareça todas as suas dúvidas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This