Como fazer um bom acompanhamento pedagógico com o aluno?

Como fazer um bom acompanhamento pedagógico com o aluno?
6 minutos para ler

Cada aluno é único e tem ritmos de aprendizagem e necessidades diferenciadas. Por conta disso, é fundamental contar com acompanhamento pedagógico individual de professores e coordenadores quando necessário.

Hoje em dia, oferecer esse tipo de apoio é essencial para a qualidade do ensino e, também, para o destaque do estudante. Além de garantir a melhora do desempenho, a ação ainda auxilia a sanar dificuldades e bloqueios que o aluno possa apresentar em sala de aula.

Quer entender qual a importância e como realizar o acompanhamento pedagógico da melhor forma? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

O que é o acompanhamento pedagógico?

O acompanhamento pedagógico é uma forma de coordenadores e professores avaliarem individualmente o desempenho escolar dos alunos. Por meio do acompanhamento, é possível oferecer uma metodologia personalizada e exclusiva para cada aluno, atendendo às suas dificuldades específicas.

Os professores também podem se beneficiar significativamente com a estratégia, uma vez que eles entendem quais são as dinâmicas de cada estudante. A partir disso, é possível definir ações mais eficientes para atingir os objetivos do processo de ensino e aprendizagem, melhorando como um todo o rendimento educativo.

Para que o acompanhamento pedagógico realmente funcione e seja produtivo, é fundamental inclui-lo no plano de aulas e conciliá-lo na grade curricular. Isso evita a sobrecarga do educador, que pode estabelecer um melhor planejamento, conseguindo atender cada vez mais alunos no dia a dia.

Esse esforço por parte da equipe pedagógica da escola agrada também a família do estudante, que passa a ter mais confiança no desenvolvimento da aprendizagem. Quando a instituição escolar não oferece a alternativa, geralmente os pais acabam buscando serviços de reforço por fora. Sendo assim, o acompanhamento se torna uma ferramenta importante para aproximar os parentes e responsáveis do ambiente educativo.

Quais são as vantagens do acompanhamento pedagógico?

O acompanhamento pedagógico proporciona ganhos para os estudantes, que passam a ter um auxílio a mais em disciplinas e conteúdos que sentem dificuldade. Além disso, os alunos também são estimulados a desenvolver habilidades socioemocionais importantes para a melhora do seu relacionamento interpessoal.

Um coordenador ou professor dedicado pode transformar o processo de ensino para melhor com a estratégia. A seguir, veja mais vantagens de investir em acompanhamento pedagógico no dia a dia da escola.

Otimiza o desempenho escolar

O apoio oferecido por professores otimiza o desempenho escolar dos alunos. Isso porque quando o estudante passa a ter esse tipo de orientação, ele se sente mais estimulado a se dedicar aos estudos, ficando mais confiante, focado e sociável para dialogar sobre seus desafios de aprendizagem.

Como consequência, o índice de rendimento e aprovação tende a se elevar. Isso é bom tanto para a escola quanto para o aluno que recebe a atenção individualizada. Em contrapartida, a coordenação pode aperfeiçoar cada vez mais suas ações e elaborar novas abordagens para atender às necessidades específicas das turmas.

Como fazer um bom acompanhamento pedagógico com o aluno?

Aumenta a confiança dos alunos

Com o acompanhamento pedagógico, os estudantes aumentam a confiança, pois se sentem amparados para se dedicar aos estudos. Essa rede de apoio é imprescindível para aumentar a autoestima do aluno e, também, para auxiliar em sua evolução no processo de ensino e aprendizagem.

A cada desafio superado, mais autoconfiança e engajamento é gerado. Além de ser importante para o desenvolvimento educativo, trabalhar essa capacidade ainda é vantajoso para a preparação do estudante em outras etapas, como provas, avaliações, concursos e vestibulares.

Melhora a compreensão das disciplinas

Outro benefício é em relação à melhora da compreensão nas disciplinas que o aluno apresenta mais dificuldade. Essa pode ser a oportunidade ideal para mudar a metodologia e optar por uma abordagem que realmente atenda às necessidades do estudante, de forma integral e em cada situação do seu processo de aprendizagem.

O aluno pode desenvolver motivação para estudar e ter mais autonomia ao longo do tempo. Por isso, é fundamental que se crie uma boa relação com a escola, especialmente com os professores e colegas de turma para que a dinâmica pedagógica seja acolhedora e mais afetiva, em que o estudante se sinta verdadeiramente apoiado diante dos desafios.

Como fazer o acompanhamento pedagógico da melhor forma?

Para realizar o acompanhamento pedagógico da melhor forma, os professores e coordenadores de ensino podem utilizar da tecnologia para registrar tudo o que acontece no cotidiano da escola. Por meio de anotações e registros, é possível perceber casos de alunos que precisam de auxílio com mais urgência e evitar, por exemplo, casos de evasão e abandono escolar.

O importante é que o processo seja prático e ágil, pois assim a instituição educativa pode agir de forma mais eficiente sobre os problemas. Outra dica é implementar um sistema online para acompanhar o rendimento dos estudantes em cada nível de aprendizagem. Por meio do levantamento de índices, o diretor pode dar feedbacks para os pais dos alunos e aproximar cada vez mais as famílias da formação pedagógica.

A vantagem do sistema online é que ele pode ser principalmente eficiente no período de aulas remotas, que estão ocorrendo devido à pandemia. A ferramenta permite que a instituição escolar se comunique com a comunidade e disponibilize informações mais precisas sobre as necessidades de cada estudante.

Uma das principais funções do acompanhamento pedagógico é buscar os motivos da insegurança das crianças e jovens. Assim, os professores devem buscar por soluções que ajudem os alunos a amenizar seus pontos de fragilidade. Nesse sentido, é importante que a escola treine e invista na qualificação dos educadores para que consigam atender de forma cada vez mais individualizada e personalizada às demandas de aprendizagem.

Para isso, o aconselhável é que exista uma parceria entre pedagogos, professores e coordenadores para que a rede de apoio realmente funcione da melhor forma. Com as ferramentas adequadas, é possível aprimorar as estratégias e beneficiar tanto os estudantes quanto a atuação dos agentes escolares.

As ações do acompanhamento pedagógico devem ser elaboradas a partir da aplicação de metodologias e abordagens que sejam, de fato, significativas para a mudança da realidade dos alunos. Com isso, será possível auxiliar os estudantes em suas demandas e fazer a diferença no desempenho escolar de maneira positiva e eficaz.

Gostou do conteúdo e quer continuar se aprofundando no assunto? Assine a newsletter e receba, diretamente em seu e-mail, todas as novidades da Eleva Educação!

Como fazer um bom acompanhamento pedagógico com o aluno?