Saiba como é possível melhorar a comunicação entre família e escola

comunicacao entre familia e escola
9 minutos para ler

A comunicação entre família e escola é vital para o processo de formação dos estudantes. Isso porque essas duas instituições trabalham em conjunto. Enquanto os familiares transmitem valores que constroem o caráter da criança, a escola é responsável por fornecer a ela conhecimento. Nesse sentido, ao se manterem alinhadas, ambas as partes são beneficiadas.

Por meio de uma comunicação mais eficiente, é possível melhorar o acompanhamento da vida escolar do aluno, além de aumentar a retenção dos discentes. É papel da instituição de ensino incentivar a participação dos responsáveis nos processos educacionais. Para tanto, é necessário adotar práticas que aprimorem a comunicação.

Quer estreitar a relação entre a escola e a família dos alunos? Confira, neste post, a importância dessa medida, os principais desafios e como colocá-la em prática!

Qual a importância da comunicação entre família e escola?

Estabelecer uma comunicação escolar próxima e proveitosa com os familiares é imprescindível para evitar problemas que afetem os alunos. Afinal de contas, a partir de um diálogo frequente e saudável pode-se trazer os pais e responsáveis para dentro do ambiente pedagógico e, assim, potencializar o desenvolvimento dos discentes.

De acordo com Davi Vasconcelos, Diretor de Relacionamento da Agenda Edu, o ambiente de aprendizagem não se limita à escola, da mesma forma que não se deve enxergar a participação familiar como exclusiva ao ambiente residencial. “A interação por meio de uma comunicação eficiente é o elo entre as partes, pois todos os ambientes em que acontecem as relações humanas são também ambientes em que os aprendizados acontecem’’, afirma.

Além disso, o profissional ressalta que em tempos de pandemia, a comunicação entre famílias e escolas tornou-se essencial para o desenvolvimento do aluno. Para obter sucesso no cenário de ensino remoto, as escolas têm que confiar que os pais e responsáveis, além de serem notificados sobre a rotina escolar, estejam conseguindo compreender as informações e colocá-las em prática.

O estabelecimento de uma comunicação direta e aberta aproxima os responsáveis dos processos pedagógicos, tornando a evolução do aluno mais perceptível. É preciso lembrar que durante o isolamento social, o papel da escola vai além do pedagógico, visto que é preciso dar apoio social e emocional à comunidade escolar.

Quais os principais desafios na comunicação entre pais e escola?

É preciso ter em mente que comunicação não é aquilo que dizemos, mas sim o que o receptor da mensagem entende a partir do que foi dito. Segundo Vasconcelos, esse pensamento retrata bem os desafios existentes no processo de comunicação, quando apenas a escola tem uma postura ativa na relação.

‘’Esse processo não deve se resumir apenas no disparo de informações em diversos canais. Na verdade, ele necessita ser planejado, estruturado e implementado corretamente para que as informações sejam direcionadas no dia, horário e canal da forma adequada, além de conseguir acompanhar a confirmação das mensagens pelo destinatário e ofertá-lo a possibilidade de interagir realizando uma comunicação simples, rápida e segura’’, aponta o Diretor de Relacionamento da Agenda Edu.

De modo geral, os principais desafios nesse contexto são:

  • uso de várias ferramentas não específicas para troca de informações;
  • falta de planejamento do processo de comunicação e engajamento;
  • escassez de dados para tomar decisões sobre melhoria dos processos;
  • falta de retorno adequado sobre todas as informações disparadas;
  • baixa segurança das informações com exposições de dados em canais abertos.

Como podemos melhorar a comunicação entre família e escola?

Para aproximar a família da escola, é necessário adotar um conjunto de práticas que sejam capazes de estreitar essa relação e gerar engajamento contínuo. Acompanhe as melhores dicas para melhorar a comunicação com os familiares dos estudantes.

Construa um plano de comunicação

Em primeiro lugar, é preciso planejar-se. Isso inclui definir o processo, as ferramentas e o horário de envio das informações para que as famílias consigam se organizar melhor com as suas rotinas, sabendo exatamente em qual momento do dia deve checar as mensagens da escola.

Prepare o seu time

Todos os colaboradores da instituição de ensino devem ser treinados para seguir o padrão desejado, principalmente aqueles que estão diretamente envolvidos no processo de comunicação da rotina escolar do aluno. Com isso, poderão transmitir mensagens objetivas e adequadas para cada circunstância.

Seja transparente

É normal que os alunos e famílias não tenham familiaridade com algumas das ferramentas de comunicação adotadas pela escola. Pensando nisso, é necessário preparar materiais que os ensinem a lidar com esses canais. Também é indicado realizar plantões de dúvidas sempre que um novo processo ou ferramenta forem implantados, o que facilita a adesão.

Analise a evolução

Aquilo que não é possível medir, não é possível melhorar. Diante disso, defina indicadores e analise-os periodicamente junto à sua equipe. A partir dessa medida, você aprimora a sua comunicação continuamente, fazendo pequenos ajustes para que o seu público e acompanhe a se adapte melhor ao novo.

De que forma a tecnologia pode ser uma aliada? Como devemos usá-la?

Sem dúvidas, o mercado educacional foi um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19. De um dia para o outro, milhões de estudantes e professores precisaram aprender a lidar com aulas remotas, provas online, ensino híbrido e novas tecnologias. A única saída encontrada pelas escolas para dar continuidade às aulas e se comunicar com as famílias foi por meio de plataformas digitais.

Segundo Davi Vasconcelos, a transformação digital fez as escolas entenderem que alguns processos precisam ser revistos. A tecnologia é uma poderosa ferramenta, e quando bem implantada e utilizada, pode ser uma forte aliada nos processos de gestão, na relação com as famílias e, principalmente, no desenvolvimento dos alunos’’. Para ele, a tecnologia para as escolas é um legado da pandemia que obrigou as escolas a mexerem em suas estruturas e iniciarem ou avançarem seu processo de transformação digital.

O que é Agenda Edu?

Considerada completa, a Agenda Edu foi projetada para aumentar a eficiência da comunicação com as famílias e alunos. Ela conta com várias soluções em uma única plataforma.

Fundada em 2014, no Ceará, a empresa tem a missão de facilitar a comunicação e auxiliar na organização da vida escolar dos estudantes, além de melhor o gerenciamento dos profissionais da escola. Veja as principais funções do sistema:

  • Mensagem multicanal: permite a criação de canais de comunicação personalizados, considerando as características da escola. Estudantes e responsáveis podem se comunicar com o setor do seu interesse, de forma privada.
  • EduPay: trata-se de um sistema que traz praticidade ao pagamento da mensalidade em um único clique.
  • Atividades: viabiliza o compartilhamento das atividades vistas em sala de aula com alunos e responsáveis.
  • Comunicados: envia comunicados sobre unidades, grades e turmas. A ferramenta gera relatórios com métricas de recebimento, visualização e confirmação.
  • Eventos: lista e organiza os eventos da escola e envia lembretes para as famílias, que podem confirmar se vão comparecer ou não.
  • Mural de fotos: cria mural de fotos com os melhores momentos dos alunos.
  • Diário: deixa os familiares informados sobre o dia a dia escolar do estudante.
  • Cardápio: informa quais refeições os discentes farão na escola.
  • Saúde: o responsável pode preencher a ficha médica do aluno para que a medicação seja dada no horário de estudo.
  • Pendências: é possível acompanhar as pendências de atividades, eventos e comunicados.
  • Central de notificações: integra o sistema de gestão da escola aos dados cadastrais dos alunos, evitando a duplicação de informações.

A Agenda Edu proporciona diversas vantagens para as instituições de ensino e comunidade escolar em geral, como uma comunicação mais rápida, segura e direta, redução com gastos de papel para impressão de bilhetes, otimização dos processos e mais gestão e aumento do engajamento de alunos e responsáveis.

Um dos casos de sucesso com a implementação da Agenda Edu é o Colégio Boa Viagem, uma das maiores e mais renomadas instituições de Recife, com três sedes, sendo duas em Recife e uma em Natal. Estando ciente de que o mundo de hoje é virtual, a instituição está sempre inovando para atender às necessidades da comunidade escolar. Em 2018, iniciou-se o uso da Agenda Edu nas três unidades, e em pouco tempo a escola alcançou excelentes índices de engajamento, chegando hoje a ter mais de 90% de engajamento em segmentos como Educação Infantil. Durante todo o processo, a plataforma deu todo o suporte necessário para os responsáveis e treinamento para a equipe pedagógica.

Investir em melhorias na comunicação entre família e escola é indispensável para estimular o envolvimento dos pais com o processo de aprendizagem dos alunos. Quando a instituição de ensino se comunica de forma eficaz, a tendência é que os responsáveis confiem e cooperem mais com os educadores.

Quer transformar a gestão e comunicação da sua escola? Entre em contato com a Plataforma de Ensino Eleva e conheça os nossos serviços!

Saiba como é possível melhorar a comunicação entre família e escola