Comunicação escolar: qual sua importância e o que fazer para melhorá-la?

Comunicação escolar
10 minutos para ler

Bons profissionais, didática excelente, atividades extraclasse, incentivo ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e muitas outras características fazem parte do currículo de uma boa instituição que desenvolve bem o seu trabalho.

Mas de nada adianta ter tantos atrativos se ninguém os conhece. Por isso, nada mais importante do que prezar por uma boa comunicação, que seja eficaz e transparente. Esse é um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma instituição de ensino. A comunicação escolar deve ser feita entre a gestão da escola, professores, funcionários, pais e alunos.

Todos os componentes desse ambiente devem estar por dentro do que acontece na escola. Uma boa comunicação gera confiança, fortalece vínculos, divulga a marca para atingir novos públicos e agrega valor ao nome e à reputação da instituição.

Por isso, a comunicação escolar é essencial para a troca de conhecimentos, promoção de melhorias, mudanças, desenvolvimento social e pedagógico.

Qual a importância a sua escola tem dado à comunicação? Como ela está sendo tratada por toda a gestão? Confira neste post dicas de como melhorar esse tema tão importante do dia a dia!

Comunicação escolar: qual sua importância e o que fazer para melhorá-la?Powered by Rock Convert

Tenha uma comunicação escolar interna eficiente

A comunicação escolar deve acontecer entre todas as partes do ambiente escolar — gestão, colaboradores, pais e alunos. Mas, para que tudo funcione efetivamente fora do espaço físico institucional, o primeiro passo é que a comunicação interna seja bem alinhada.

Não adianta querer passar informações para o público externo em um contexto no qual nem quem está trabalhando dentro da escola sabe bem o que acontece por lá. A comunicação interna torna o trabalho mais eficiente e interliga os colaboradores e gestores.

Além disso, ela delimita muito sobre o planejamento escolar, define quais serão as atividades e metas durante todo o ano. Para a comunicação interna ser eficaz, promova sempre reuniões entre toda a equipe para que todos estejam na mesma página, trace objetivos claros e agendas em conjunto e sempre esteja aberto aos feedbacks.

Vale lembrar que uma boa gestão de comunicação escolar se faz com todos os membros presentes no ambiente da instituição.

Use a tecnologia ao seu favor

Hoje todas as pessoas estão conectadas todo o tempo, então nada melhor do que atingir o público escolar por meio de tantas tecnologias.

Para isso, invista na sua comunicação digital, comece tendo um site eficiente, com todas as informações necessárias e que sejam fáceis de ser encontradas. É por essa página da internet que muitos novos possíveis pais e alunos podem chegar e buscar informações sobre sua instituição.

Utilize também as redes sociais e interaja por elas. Por ser um ambiente mais leve, é possível levar conteúdos diferenciados para pais e alunos. Além disso, as redes sociais são essenciais para a divulgação da escola e, consequentemente, podem facilitar a captação de novos estudantes.

Por meio delas, é possível aproximar a família da escola — e nos perfis é possível mostrar a rotina do ambiente escolar, apresentar infraestrutura, disponibilizar conteúdos educativos e relevantes e promover interação por meio de enquetes ou promoções.

Invista em um aplicativo próprio

É interessante também investir em um aplicativo próprio para sua escola. Os aplicativos tornam a comunicação escolar mais rápida e dinâmica e é capaz de unir escola, pais e alunos.

Para os alunos, por exemplo, podem ser disponibilizadas as informações da agenda escolar, material didático e complementar, consulta de notas, alterações de provas, lembrete de exercícios, entre outros. Para os pais, é um canal interessante para receber comunicados, estar por dentro da agenda, imprimir boletos ou realizar pagamentos, entrar em contato com a coordenação, entre diversas outras funções.

Já a escola pode lançar notas, enviar conteúdos, receber opiniões pelo aplicativo, promover pesquisas e disponibilizar por lá tudo o que julgar conveniente. Os aplicativos podem facilitar a comunicação entre todos e torná-la mais rápida e sem ruídos entre as partes.

Mesmo que investir em um aplicativo seja útil, não se esqueça dos e-mails. Ainda que as informações sejam disponibilizadas nas redes sociais e no aplicativo, o e-mail é uma forma de comunicação rápida e personalizada para os pais. Sempre envie os comunicados importantes por e-mail, para garantir que ninguém vai perder nada relevante. O e-mail também auxilia você a ter controle das pessoas que fazem parte da sua lista de responsáveis.

Realize reuniões periódicas

A tecnologia é uma aliada importante atualmente, mas nada substitui a boa conversa face a face com a comunidade escolar.

Realize reuniões periódicas, assim a escola consegue transmitir tudo o que é necessário para os pais e responsáveis. As reuniões são ótimos momentos para ter os pais dentro do convívio escolar e para entenderem um pouco mais da rotina da instituição.

Nesses encontros, as dúvidas serão tiradas de forma mais eficaz, também é um ótimo momento para troca de experiências e ideias para melhorias futuras.

Organize eventos

A escola não precisa e nem deve ser resumida só ao momento de sala de aula e conteúdo didático. É importante que os alunos tenham vínculos afetivos com o local em que passam tanto tempo de suas vidas — e que a ida à escola não seja tomada como uma obrigação, mas que deixe os alunos satisfeitos com esses momentos.

Realizar eventos, como celebrações de final de ano, gincanas, feiras culturais, campeonatos esportivos interclasse, entre diversas outras oportunidades, promovem a integração dos alunos entre si e com a equipe da escola.

Os eventos não precisam estar restritos aos alunos. Nas oportunidades em que for pertinente, é bacana estender o convite às famílias e toda a comunidade escolar para participarem das atividades. É importante que a instituição mostre o seu interesse por todos que estão à sua volta.

Dê voz a todos

Uma boa instituição promove gestão escolar democrática e ouve todos que participam dela. Esteja aberto a qualquer opinião e utilize os feedbacks positivos ou negativos de pais, alunos e funcionários. A satisfação de todos aumenta quando percebem que a escola valoriza suas opiniões.

Preze por uma comunicação aberta e dê espaço para conversas e debates e utilize da melhor forma possível as sugestões recebidas, principalmente as negativas, já que com elas a gestão consegue ver onde deve melhorar o mais breve possível.

Criando uma comunicação interna escolar de excelência

Como dito anteriormente, é necessário que professores, alunos e estejam por dentro do que acontece no ambiente escolar. Sendo assim, os educadores devem ser os primeiros a terem contato com a notícia, pois são eles que poderão repassar a informação aos jovens.

O primeiro passo para fazer sua marca ser reconhecida com excelência é ter uma boa comunicação escolar, e para isso, é necessário que você organize e planeje a sua forma de atuar internamente. Veja agora algumas dicas:

Ferramentas para comunicação interna escolar

Como você noticia alguma mudança ou novidade (como por exemplo evento escolar) para seus professores? Use tecnologias e espaços físicos que a sua escola oferece.

Como exemplos pode-se pensar na criação de grupos no WhatsApp, cartaz em mural na sala dos professores e até mesmo uma ligação são ferramentas que ajudam você a estabelecer uma conexão mais dinâmica e rápida com sua equipe pedagógica. Afinal, por conta da rotina corrida, eles não possuem tanto tempo livre para entrar em e-mail.

Motive seus funcionários

Crie um ambiente favorável para que seus educadores sejam abertos a receber e realizar críticas e feedbacks.

Com a comunicação interna alinhada, pense em momentos de troca, café da manhã em conjunto, campanhas divertidas e dinâmicas com sua equipe pedagógica e também administrativa.

Seja transparente em suas decisões

Uma boa divulgação externa começa com o pleno alinhamento interno. Diretores, mantenedores, administrativo e pedagógico precisam saber das decisões que influenciam no futuro da escola.

Mudança no quadro de professores, calendário, eventos, novidades em algum setor, benefícios, entre outros assuntos, deve ser muito bem esclarecida e informada a todos os funcionários. Isso garante o funcionamento e satisfação no ambiente escolar.

Tenha os pais ao seu lado

Os pais são peça fundamental para de apoio que a instituição desenvolva bem o trabalho que se propôs. Se você quer ter sucesso em sua gestão escolar e decisões, converse com os responsáveis dos alunos e deixe eles a par de tudo que acontece na escola.

Para isso, monte sua equipe de ouro, com profissionais que têm mais contato com os pais e podem espalhar, de forma rápida e eficiente, a informação. É ideal que alguém seja o responsável dessa equipe, e terá por função assegurar que a comunicação está funcionando bem.

Utilize linguagem e canal adequado

Nos dias atuais, sabemos que bilhetinho é algo que não encanta mais. Além disso, o risco dos alunos esquecerem de entregar aos pais ou perderem o papel é enorme. Por isso, manter a comunicação prática e efetiva é fundamenta.

Trabalhe com canais modernos e confiáveis: e-mail e agenda digital são as melhores opções para estabelecer uma boa relação. Invista também em imagens para elevar a marca da sua instituição. Informação que integra bom texto com uma boa imagem dão mais credibilidade a sua escola, mas lembre-se de garantir que essa tecnologia faz parte da realidade de todos.

Comunique ao seu aluno

O aluno é peça chave para sua comunicação escolar decolar. O motivo é simples: é ele o seu cliente principal, quem recebe a educação e quem defende a marca da sua instituição.

Então, é seu dever ser transparente com as mudanças dentro do ambiente escolar. A equipe pedagógica ou o sistema de ensino mudou, haverá evento semana que vem, o professor não pode comparecer ou a quadra está em reforma? Todas essas questões necessitam de atenção especial, pois impactam diretamente o aluno e sua rotina escolar. Portanto, precisam ser comunicadas aos alunos.

Que tal usar tecnologia para alcançar mais jovens dentro e fora de sala de aula? Pense em ferramentas que podem agilizar seu processo de comunicação. Novamente, um grupo no Facebook ou WhatsApp e um mural digital atualizado diariamente são alguns exemplos que podem funcionar em sua escola.

Plataforma de Ensino Eleva te ajuda na comunicação escolar

Ao usar a Plataforma de Ensino Eleva, além de ter acesso aos nossos materiais didáticos e consultas pedagógicas, alunos, professores e coordenadores tem acesso ao nosso Portal Eleva, com diversas ferramentas e serviços que te ajudam na comunicação escolar.

Em nosso portal, é possível cadastrar comunicados para alunos e responsáveis. Assim, caso precise que sua turma trabalhe com material específico em uma aula, pode disponibilizar um comunicado para eles. Da mesma forma, se você quiser divulgar as fotos de eventos para um grupo seleto de pais e alunos, pode criar um comunicado direcionado para eles no Portal Eleva. E que tal trabalhar seu marketing e melhorar a imagem da sua instituição? No Portal Eleva, você encontra peças visuais prontas e cartazes comemorativos.

Gostou das dicas de como melhorar a comunicação escolar? Então, siga nossos perfis no Facebook e no Instagram e fique por dentro das novidades!

Comunicação escolar: qual sua importância e o que fazer para melhorá-la?Powered by Rock Convert
[eBook Gratuito]
[eBook Gratuito]