Comunicação escolar

Bons profissionais, didática excelente, atividades extraclasse, incentivo ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e muitas outras características fazem parte do currículo de uma boa instituição que desenvolve bem o seu trabalho.

Mas de nada adianta ter tantos atrativos se ninguém os conhece. Por isso, nada mais importante do que prezar por uma boa comunicação, que seja eficaz e transparente. Esse é um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma instituição de ensino. A comunicação escolar deve ser feita entre a gestão da escola, professores, funcionários, pais e alunos.

Todos os componentes desse ambiente devem estar por dentro do que acontece na escola. Uma boa comunicação gera confiança, fortalece vínculos, divulga a marca para atingir novos públicos e agrega valor ao nome e à reputação da instituição.

A comunicação escolar é essencial para a troca de conhecimentos, promoção de melhorias e mudanças e desenvolvimento social e pedagógico.

Qual a importância a sua escola tem dado à comunicação? Como ela está sendo tratada por toda a gestão? Confira neste post dicas de como melhorar esse tema tão importante do dia a dia!

Tenha uma comunicação escolar interna eficiente

A comunicação escolar deve acontecer entre todas as partes do ambiente escolar — gestão, colaboradores, pais e alunos. Mas, para que tudo funcione efetivamente fora da direção, o primeiro passo é que a comunicação interna seja bem alinhada.

Não adianta querer passar informações para o público externo num contexto no qual nem quem está trabalhando dentro da escola sabe bem o que acontece por lá. A comunicação interna torna o trabalho mais eficiente e interliga os colaboradores e gestores.

Além disso, ela delimita muito sobre o planejamento escolar, define quais serão as atividades e metas durante o ano escolar. Para a comunicação interna ser eficaz, promova sempre reuniões entre toda a equipe, para que todos estejam na mesma página. Trace objetivos e agendas em conjunto e esteja sempre aberto aos feedbacks.

Uma boa gestão de comunicação escolar se faz com todos os membros presentes no ambiente da instituição.

Use a tecnologia ao seu favor

Hoje todas as pessoas estão conectadas todo o tempo, então nada melhor do que atingir o público escolar por meio de tantas tecnologias.

Invista na sua comunicação digital, comece tendo um site eficiente e com todas as informações necessárias, que sejam fáceis de ser encontradas. É por essa página da internet que muitos novos possíveis pais e alunos podem chegar e buscar informações sobre sua instituição.

Utilize também as redes sociais e interaja por elas. Por ser um ambiente mais leve, é possível levar conteúdos diferenciados para pais e alunos. Além disso, as redes sociais são essenciais para a divulgação da escola e, consequentemente, podem facilitar a captação de novos estudantes.

Por meio delas, é possível aproximar a família da escola — e nos perfis é possível mostrar a rotina do ambiente escolar, apresentar infraestrutura, disponibilizar conteúdos educativos e relevantes e promover interação por meio de enquetes ou promoções.

Invista em um aplicativo próprio

É interessante também investir em um aplicativo próprio para sua escola. Os aplicativos tornam a comunicação escolar mais rápida e dinâmica e é capaz de unir escola, pais e alunos.

Para os alunos, por exemplo, podem ser disponibilizadas as informações da agenda escolar, material didático, consulta de notas, alterações de provas, lembrete de exercícios, entre outros. Para os pais, é um canal interessante para receber comunicados, estar por dentro da agenda, imprimir boletos ou realizar pagamentos, entrar em contato com a coordenação, entre diversas outras funções.

Já a escola pode lançar notas, enviar conteúdos, receber opiniões pelo aplicativo, promover pesquisas e disponibilizar por lá tudo o que julgar conveniente. Os aplicativos podem facilitar a comunicação entre todos e torná-la mais rápida e sem ruídos entre todas as partes.

Mesmo que investir em um aplicativo seja útil, não se esqueça dos e-mails. Ainda que as informações sejam disponibilizadas nas redes sociais e no aplicativo, o e-mail é uma forma de comunicação rápida e personalizada para os pais. Sempre envie os comunicados importantes por e-mail, para garantir que ninguém vai perder nada relevante.

Realize reuniões periódicas

A tecnologia é uma aliada importante atualmente, mas nada substitui a boa conversa face a face com a comunidade escolar.

Realize reuniões periódicas, assim a escola consegue transmitir tudo o que é necessário para os pais e responsáveis. As reuniões são ótimos momentos para ter os pais dentro do convívio escolar e entenderem um pouco mais da rotina da instituição.

Nesses encontros, as dúvidas serão tiradas de forma mais eficaz, e é um ótimo momento para troca de experiências e ideias para melhorias futuras.

Organize eventos

A escola não precisa e nem deve ser resumida só ao momento de sala de aula e conteúdo didático. É importante que os alunos tenham vínculos afetivos com o local em que passam tanto tempo de suas vidas — e que a ida à escola não seja tomada como uma obrigação, mas que deixe os alunos satisfeitos com esses momentos.

Realizar eventos, como celebrações de final de ano, gincanas, feiras culturais, campeonatos esportivos interclasse, entre diversas outras oportunidades, promovem a integração dos alunos entre si e com a equipe da escola.

Os eventos não precisam estar restritos aos alunos. Nas oportunidades em que for pertinente, é bacana estender o convite às famílias e toda a comunidade escolar para participarem das atividades. É importante que a instituição mostre o seu interesse por todos que estão à sua volta.

Dê voz a todos

Uma boa instituição promove gestão escolar democrática e ouve todos que participam dela. Esteja aberto a qualquer tipo de opinião e utilize os feedbacks positivos ou negativos de pais, alunos e funcionários. A satisfação de todos aumentam quando percebem que a escola valoriza suas opiniões.

Preze por uma comunicação aberta e dê espaço para conversas e debates e utilize da melhor forma possível as sugestões recebidas, principalmente as negativas, já que com elas a gestão consegue ver onde deve melhorar o mais breve possível.

Gostou das dicas de como melhorar a comunicação escolar? Então, siga nossos perfis no Facebook e no LinkedIn e fique por dentro das novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This