Contribuições Eleva TEC Educação

tec educação
6 minutos para ler

Em um mundo cada vez mais digital, oferecer um ensino que ultrapasse os conteúdos da grade curricular tradicional é a grande fórmula para estimular os alunos. Este é um dos motivos que fomentou as contribuições da Eleva para o TEC Educação.

A iniciativa busca disseminar e desmistificar a ciência e a tecnologia nas escolas. O grande objetivo é mostrar para crianças e adolescentes que essas duas áreas são partes essenciais do mundo de hoje, além de contribuir para o desenvolvimento científico no país e despertar o lado criativo e inventivo dentro de cada um.

Neste artigo, vamos apresentar o projeto TEC Educação e mostrar como essa iniciativa é importante para o desenvolvimento socioeducativo e expandir seus conhecimentos sobre o que são as tecnologias e suas ferramentas. Para saber os benefícios que esse programa pode trazer para sua instituição, continue a leitura!

O que é o Tec Educação?

O TEC, Tecnologias e Experiências Criativas, utiliza a aprendizagem ativa para ensinar ciência e tecnologia aos estudantes do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais. Para alcançar esse objetivo, o projeto oferece capacitação e treinamento para os educadores, material didático para docentes e alunos e um kit de materiais para a realização de experiências para o semestre letivo.

Ao final da capacitação, é oferecida uma certificação aos docentes. “Nós entendemos que muitos professores não são especialistas nessas áreas [de ciência e tecnologia], por isso oferecemos uma capacitação online com certificado ministrada pelos próprios especialistas que escreveram o nosso material”, explica a gerente executiva do TEC Educação, Julia Moura.

Dessa forma, os educadores se tornam aptos a lecionar as aulas de TEC e têm um acompanhamento online da equipe durante o ano letivo. A ideia é que os alunos coloquem a mão na massa em todas as aulas para que compreendam a importância de realizar os próprios projetos e compreender que a tecnologia pode ser criada e utilizada de diversas maneiras.

“Acredito que diante do momento que estamos vivendo, as pessoas conseguem entender mais facilmente a importância da ciência e da tecnologia e o porquê delas serem ensinada nas escolas” explica Julia Moura.

A gerente ainda completa que “a tecnologia e a ciência avançam rápido, rompem barreiras e transformam o mundo onde a gente vive”. Neste sentido, o TEC acredita ser inconcebível pensar no futuro sem entender que ciência e tecnologia são elementos essenciais para o desenvolvimento.

Como são as aulas do TEC Educação?

As aulas de TEC acontecem uma vez por semana e sempre no estilo mão na massa visando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras. Os conteúdos ofertados vão desde introdução à eletrônica e à mecânica até linguagem de programação.

Cada aula é pautada sobre um currículo próprio em alinhamento com a Base Nacional Curricular. Em cada experiência os alunos desenvolvem hábitos e exploram objetivos de aprendizagem diferentes na expansão de seus conhecimentos sobre tecnologia e utilização das diferentes ferramentas oferecidas para cada aula.

O TEC é planejado de acordo com o binômio educacional de conteúdo e forma. O conteúdo é todo o conhecimento disponível e a forma é o meio pelo qual essas informações são entregues. Ambos são fundamentais para o ensino e aprendizado dos alunos, principalmente em um mundo cada vez mais digital.

Quando falamos em ciência e tecnologia estamos falando de áreas que não são disseminadas dentro das escolas. São campos que as pessoas têm pouco ou nenhum conhecimento e que, em muito casos, elas têm até um pouco de medo.

“Se você pegar um livro de ciência, você vai encontrar palavras muito complexas que podem assustar os alunos. Agora, se você escrever esse conceito de uma maneira mais simples, trabalhando exemplos do cotidiano e mostrando que todo mundo pode fazer ciência e tecnologia, você consegue atrair o interesse do seu público”, explica Júlia Moura.

Nas aulas, os alunos aprendem que a tecnologia é uma ferramenta para resolver problemas e que as soluções podem estar em todos os lugares e com os materiais mais simples. Dessa forma, são utilizados materiais comuns do dia a dia dos alunos para que eles compreendam o potencial de cada material que tem em mãos, desde um lápis até um canudo de papel.

Além desse programa presencial, Moura explica que eles lançaram também o programa de TEC em casa. “Nesse momento tão desafiador, temos 22 mil alunos em casa, e não podemos deixá-los sem TEC. Por isso, lançamos o TEC em casa, com videoaulas falando de ciência e tecnologia para mudar a maneira como as pessoas enxergam o que tem dentro da sua própria casa”, conta.

Quais são as contribuições da Eleva para o TEC Educação?

A Eleva acredita que ciência e tecnologia são ferramentas essenciais para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. Por isso, a instituição é investidora do projeto TEC Educação e ajuda a disseminar conhecimento em mais de 58 escolas espalhadas por todo o Brasil.

O sistema de ensino Eleva entende que o uso da tecnologia na educação veio para reformular os métodos tradicionais de ensino e para buscar um maior engajamento dos alunos. Já a ciência é apresentada sob uma perspectiva diferente para que seja entendida como algo que faz parte da rotina de cada aluno e não algo fora da sua realidade.

Por isso, a Eleva acredita que os alunos devem ser parte ativa do desenvolvimento das ferramentas de seu futuro e não apenas usuários das tecnologias como celulares e computadores. Uma vez que sejam capazes de compreender como as ferramentas são criadas e funcionam também são capazes de recriá-las ou reinventá-las de acordo com suas necessidades ou projetos particulares.

Nas aulas de TEC, os estudantes fazem experimentos científicos e aprendem a construir objetos seguindo princípios de eletrônica, mecânica e programação em seus anos finais, além de agregarem conhecimentos essenciais para o seu futuro profissional e para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

As contribuições da Eleva para o TEC Educação refletem os valores que o sistema educacional acredita. A Eleva, assim como Nelson Mandela, entende que “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Por isso, o TEC Educação atende à 22 mil alunos das escolas da rede.

Leve esse conhecimento para outras escolas. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude a educação a romper barreiras!

Contribuições Eleva TEC Educação
Contribuições Eleva TEC Educação