Qual é o papel do coordenador pedagógico em uma instituição de ensino?

Coordenador Pedagógico de uma escola conversando com alunos.
6 minutos para ler
Qual é o papel do coordenador pedagógico em uma instituição de ensino?
4.7 (93.33%) 3 vote[s]

Acompanhar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem, incentivar a atualização e formação de professores e buscar inovações para a escola são algumas das funções do coordenador pedagógico. Para que ele consiga desempenhar bem essas atividades, é necessário tempo e dedicação exclusiva a elas.

Muitas vezes, devido ao acúmulo de outras responsabilidades, o coordenador acaba tendo seu desempenho prejudicado. Afinal, em muitas escolas, esse educador ainda é visto como um fiscalizador focado na resolução de problemas, como realizar a substituição de professores ou solucionar conflitos entre alunos. Em outros casos, é ainda pior: a figura do coordenador pedagógico não existe e o funcionamento da estrutura de trabalho é comprometida.

Preparamos este artigo a fim de ajudá-lo a encontrar o melhor perfil de coordenador pedagógico e atualizá-lo a respeito de suas atividades dentro da instituição de ensino. Aqui, explicaremos quais são as funções desse profissional, sua relevância para o contexto educacional e os principais desafios encontrados no ambiente escolar. Confira!

Gestão Escolar Saudável

O papel do coordenador pedagógico e suas funções

Para entender melhor o papel do coordenador pedagógico dentro do ambiente escolar, listamos as quatro principais tarefas que esse educador precisa exercer.

Acompanhar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem

A ideia de que o coordenador pedagógico é responsável por controlar e fiscalizar o ambiente escolar só foi deixada para trás após os anos 1990, em decorrência de alterações propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/1996). A partir desse momento, esse profissional passou a realizar uma das funções mais importantes dentro de uma instituição de ensino: monitorar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem.

Dentre as atividades mais recorrentes do coordenador pedagógico estão: debater a direção, corpo docente e alunos sobre o planejamento escolar que será adotado, selecionar as referências bibliográficas a serem usadas nas aulas, identificar o que está funcionando e o que precisa melhorar dentro do ambiente educacional. Isso, de modo a garantir a eficiência do processo de ensino-aprendizagem.

Planejar e conduzir reuniões pedagógicas

Outra atribuição importante do coordenador é organizar reuniões pedagógicas com os professores. Nelas, são debatidas formas de melhorar o funcionamento da escola. São momentos de expor opiniões, refletir sobre o planejamento adotado pela instituição de ensino e compartilhar metodologias de ensino inovadoras.

Dentre os objetivos desses encontros, o principal é ouvir quais são as demandas e dificuldades enfrentadas pelos educadores. Afinal eles estão presentes no dia a dia dos alunos e participam de todos os processos da instituição de ensino, tendo uma visão clara a respeito do que pode ser aprimorado.

Incentivar a atualização profissional

Nos dias de hoje, é preciso estar constantemente atualizado para não ser surpreendido com alguma grande mudança. No ambiente escolar, a situação não é diferente. Isso porque os professores precisam se atualizar constantemente, a fim de realizar um trabalho cada vez melhor dentro da sala de aula.

Cabe ao coordenador pedagógico, portanto, auxiliar e motivar e engajar os professores no processo de capacitação contínua. Essa é uma forma de garantir que esses docentes estejam sempre buscando maneiras de se aprimorar em relação aos métodos de ensino e formas de avaliação. Isso é possível a partir de cursos, palestras e especializações que acrescentem à formação do profissional e tenham impacto positivo sobre os alunos e ambiente de trabalho.

Trazer inovação para a instituição

Acompanhar a tecnologia é fundamental para garantir um maior engajamento dos alunos dentro de sala de aula. Por isso, o coordenador pedagógico deve incentivar os professores a utilizar abordagens inovadoras, a fim de aprimorar as práticas tradicionais de ensino, oferecendo um conteúdo contextualizado e interativo. As plataformas adaptativas — que, por meio de softwares, propõem atividades diferenciadas e personalizadas para os alunos — são exemplos de inovação educacional que têm ganhado espaço nas escolas, incentivando os estudos em casa e reforçando o conteúdo aprendido com os livros didáticos.

A importância do coordenador pedagógico na relação familiar e na escola

Além das atribuições dentro do ambiente escolar, o coordenador pedagógico precisa exercer um papel fundamental na relação entre família e escola. Atuando como um mediador, ele precisa garantir que pais e responsáveis participem ativamente do processo de aprendizagem do aluno, aproximando esses dois campos.

Para colocar em prática essas atividades, são realizados encontros e reuniões regulares. A partir daí, será possível debater a respeito do rendimento dos alunos dentro em sala, além de ouvir a família e descobrir formas de solucionar eventuais problemas com aprendizagem ou disciplina.

Essa relação entre o colégio e a família também é importante para identificar situações prejudiciais ao desempenho do aprendiz. Assim, será possível solucionar problemas traçando estratégias ao lado dos professores. Além disso, essa proximidade aumenta as chances de realizar um trabalho mais assertivo e personalizado — o que impacta diretamente na retenção de alunos para o próximo ano letivo.

Os desafios encontrados em meio à rotina do coordenador pedagógico

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, os desafios do coordenador pedagógico não estão ligados à fiscalização da entrada e saída de estudantes ou à substituição de professores ausentes. Afinal, em sua rotina, são outros os problemas que podem atrapalhar o desenvolvimento do seu trabalho, como a falta de comunicação entre alunos, pais e professores ou a ausência de atualização dos recursos educacionais.

Muitas vezes, é difícil realizar um planejamento a longo prazo por conta de pequenos problemas mais urgentes que surgem em meio à rotina. Nesse sentido, um grande desafio na rotina do coordenador é o público variado com o qual precisa lidar — professores, família, alunos e direção — a fim de garantir o bom funcionamento da instituição de ensino. Dessa forma, é necessário conseguir alinhar um planejamento estratégico que agrade a todas os envolvidos.

Por ser o responsável pela relação entre os diferentes públicos que compõe o ambiente escolar, o coordenador precisa ter a autonomia para transitar entre diretores, professores e estudantes. Por isso, é preciso tomar decisões difíceis em um curto espaço de tempo, sendo, desse modo, fundamental que esse profissional tenha a liberdade de identificar dificuldades e propor soluções.

Foi possível perceber a relevância do coordenador pedagógico dentro do ambiente educacional? Além de acompanhar de perto o desempenho dos alunos e garantir seu engajamento, esse profissional está sempre próximo dos professores, avaliando a qualidade do ensino, do material oferecido e solucionando possíveis problemas.

Então, agora que você já se informou a respeito das funções e desafios de um coordenador pedagógico dentro de uma instituição de ensino, que tal saber mais sobre a importância de oferecer um ensino individualizado?

 

sistema de ensino na educação infantil

Você também pode gostar
-