Desafios da gestão escolar

A capacidade de mudar e de se adaptar constantemente é uma das mais importantes características dos seres humanos. Mudar a forma de pensamento, de desenvolver situações ou de enxergar a realidade é um dos desafios da gestão escolar e que devem estar sempre em pauta dentro do ambiente educacional.

direção escolar é a área responsável por observar o que foi ou não alterado e analisar minuciosamente o que funciona, o que não funciona e o que está em desuso. Ainda, é fundamental que cada uma dessas mudanças seja analisada por profissionais ou plataformas especializadas.

Portanto, é imprescindível conhecer quais são os desafios da gestão escolar, especialmente na realidade atual do ensino. Dessa forma, é possível fornecer aos alunos uma melhor experiência educacional.

Continue a leitura e veja mais sobre a necessidade de reestruturação da educação para se adaptar aos novos parâmetros dos sistemas de ensino atual.

Gestão Escolar Saudável

Quais os desafios da direção escolar?

A sociedade está em constante evolução e desenvolvimento e todo esse dinamismo social tem um papel muito importante na educação. Estamos imersos em uma era tecnológica em que as grades curriculares das escolas implicam na defasagem do ensino e os sistemas de ensinos se baseiam em plataformas que utilizam da tecnologia para promover o conhecimento.

Um dos grandes problemas enfrentados pelas escolas tem sido a evasão escolar. Para contornar essa situação e auxiliar os estudantes em seu desempenho é necessário investir na inserção de elementos educacionais que somem ao sistema de ensino comum, como:

  • dispor de um material didático atual e contextualizado;
  • promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
  • fornecer um ensino de alto nível para preparar os alunos às novas exigências.

Ou seja, conseguir implementar e manter um ensino de qualidade é um grande desafio da direção escolar, afinal, a instituição de ensino deve estar sempre buscando por melhorias. Além disso, contar com um corpo docente qualificado e preparado é a parte mais importante desse processo.

Por fim, é necessário que o diretor de ensino busque introduzir a participação da família como parte do processo de aprendizagem. O estudante é uma soma do que se aprende na escola mais o que se aprende em sua rotina diária para além dos limites físicos da sala de aula.

Assim, ambas as partes envolvidas devem ser capazes de manter uma linha de diálogo sadia, que possa agregar situações positivas e servir como base para o crescimento desse aluno.

Como se adaptar aos novos tempos e mudar a sua estratégia?

Inclua a participação de professores e funcionários

Uma escola é a soma de suas partes: ela não existe sem alunos, professores ou funcionários. Portanto, é fundamental incluir e dar voz ativa à eles.  Para isso, é possível estabelecer reuniões periódicas de discussão ou até mesmo criar grupos de estudo de professores para discutir estes assuntos.

Assim, o planejamento escolar deve estar em acordo com todos os que estão diretamente ligados a ele. Dessa forma, é essencial que no início de cada ano letivo seja feita uma análise criteriosa do que funciona e do que não funciona como esperado no ambiente escolar.

Quando os pais e a comunidade acadêmica se aproximam isso significa que ambos se importam com a educação que o seu filho/aluno está recebendo,  pois se preocupar e mostrar a importância e o valor da educação escolar para o seu filho e aluno faz com que o trabalho de aprendizagem realmente aconteça.

Segundo pesquisa divulgada pela Folha de S. Paulo, um estudo realizado pelo professor Flávio Comim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de Cambridge, confirmou algo que já estava no senso comum, que pais que sabem o nome do professor de alguma matéria ou que mostram interesse ou conhecimento sobre determinado assunto escolar, ajudam a aumentar o interesse de seu filho pela escola.

Pesquise sobre os parceiros e fornecedores

O livre mercado permite uma variedade muito grande de serviços e prestadores de serviços. Existe muita oferta e isso faz com que seja necessário recorrer às pesquisas. Assim, ao pensar em melhorias para sua escola ou no desenvolvimento de algum projeto, faça uma análise do que pode ser oferecido como suporte ao sistema de ensino.

Busque informações sobre os valores, históricos com os demais clientes e leve em consideração suas impressões sobre trabalhos anteriores realizados. Conhecer bem parceiros e fornecedores é fundamental para iniciar corretamente um trabalho de relevância, afinal, dessa forma, é possível controlar o desperdício de recursos e assegurar a qualidade do serviço.

Adote uma plataforma de ensino completa

Com a globalização e a popularização crescente da internet, a tecnologia conseguiu estar sob os holofotes e fez com que ela chegasse ao ambiente escolar. Crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados aos meios de comunicação e, por isso, se adaptam rapidamente à velocidade da informação consumida diariamente.

Muitas dessas informações são imprecisas e até mesmo nocivas. Dessa forma, a adoção de uma plataforma de ensino é uma forma de transmitir o conhecimento ao aluno por meio de elementos que envolvem o uso da tecnologia, e que podem ser colocados a serviço da escola, assim como as formas de se filtrar e compreender as informações tão abundantes que nos chegam diariamente.

Plataformas de ensino têm aulas em formato digital, ou seja, as chamadas videoaulas, que podem ser acessadas pelo aluno até mesmo depois da aula presencial, complementando seus estudos para testes e provas. Os jogos educativos e bancos de questões simulados para provas e exames também são recursos que auxiliam os estudantes durante a jornada acadêmica.

Agregue valor aos serviços

Quando você pensa em novas formas de melhorar a sua escola, é natural que aconteça um retorno positivo. Isso quer dizer que, na medida em que investimentos são feitos e os serviços oferecidos, isso pode resultar em uma qualidade melhor e o valor das mensalidades acompanham essa valorização.

O perfil atual dos estudantes é muito diferente do que era observado nos modelos mais tradicionais de ensino. Por isso, agregar valor aos serviços significa disponibilizar novas tecnologias em sala de aula para promover uma educação mais dinâmica. Ou seja, é possível agregar valor utilizando equipamentos eletrônicos como games educativos, tablets, computadores e até mesmo plataformas gamificadas que promovem um maior engajamento dos alunos.

Os impactos da atualização do modelo de ensino são enormes. A diminuição no número de matrículas e a perda do número atual de alunos são as mais significativas. Afinal, as necessidades dos jovens em se desenvolverem passam diretamente pela capacidade de aliar o ensino com os meios da tecnologia.

Portanto, se os pais observam que estão sendo disponibilizadas ferramentas para um crescimento adequado, o valor da mensalidade deixa de ser um aspecto de primeira importância para que a educação e o ambiente educacional sejam realmente de qualidade.

A plataforma Eleva e as vantagens na direção escolar

A plataforma Eleva oferece as melhores soluções para diretores escolares. Com mais de 250 escolas por todo Brasil, ela possui expertises que permitem que a sua escola trabalhe com mais possibilidades. Essa plataforma contempla um currículo completo, incluindo habilidades acadêmicas e emocionais.

Além disso, por meio dela é possível disponibilizar o uso de tecnologia que tenham por objetivo personalizar o aprendizado, material didático contextualizado e assessorias pedagógicas e operacionais dedicadas, ou seja, elementos que agregam valor a sua escola.

A plataforma Eleva propõe um acompanhamento direto do conteúdo a ser trabalhado em sala de aula e tudo isso tendo em vista as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) regulamentada pelo governo.

Dessa forma, o material didático é preparado visando o crescimento pessoal e intelectual do aluno, acompanhando suas diferentes fases escolares pensando nos exames que ele deverá passar em sua formação, como vestibulares e o ENEM.

Os desafios da gestão escolar servem para que a escola possa se modificar e se preparar cada vez mais visando as mudanças sociais que ocorrem no dia a dia. Modificar-se para promover um conhecimento de mundo mais amplo deve ser, portanto, uma das maiores preocupações da escola.

Quer continuar aprofundando o seu conhecimento sobre o assunto? Então, baixe o nosso e-book sobre gestão escolar saudável e confira esse guia prático para diretores e ofereça, assim, um ensino de qualidade para a sua escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Shares
Share This