Homenagem no Dia dos Professores: 7 ideias para retribuir o esforço deles

Homenagem no Dia dos Professores: 7 ideias para retribuir o esforço deles
6 minutos para ler

No dia 15 de outubro, comemoramos o Dia dos Professores. Mais do que uma data no calendário de eventos da escola, essa deve ser uma oportunidade para reconhecer o trabalho de quem é a essência da escola e se empenha em ajudar os alunos a se desenvolver rumo a seus objetivos.

Por isso, é importante pensar em algo especial e fazer uma homenagem no Dia dos Professores. Ao longo deste post, você vai entender por que essa data deve ser comemorada e ainda conferir 7 ideias de homenagens para o dia. Boa leitura!

Por que o Dia dos Professores é uma oportunidade de reconhecimento

Todas as escolas do Brasil promovem homenagens de Dia dos Professores em 15 de outubro. Mas você sabe por que isso acontece?

origem da comemoração remete ao ano de 1947, quando o professor Samuel Becker e outros três educadores propuseram a data no Brasil para um dia de folga — já que o segundo semestre era longo e sem muitos dias de férias — e como uma oportunidade para analisar o ano letivo.

Quanto ao dia 15, é uma referência à 15 de outubro de 1827, quando o imperador Dom Pedro I decretou as diretrizes para o ensino básico no país.

A proposta era que a data fosse comemorada anualmente. Com o passar dos anos, ela se popularizou e, em 14 de outubro de 1963, o Decreto Federal 52.682 estabeleceu o dia como feriado escolar, propondo que as escolas o usassem para reconhecer o papel de seus educadores, envolvendo os alunos e suas famílias nas comemorações.

Por essa razão, é bastante importante manter a homenagem no Dia dos Professores. Afinal, ela serve para que:

  • o professor pense em seu papel como educador;
  • o aluno reflita sobre a importância dos professores e seu relacionamento com eles;
  • os pais conheçam e valorizem quem ensina a seus filhos;
  • os professores se sintam valorizados.

7 ideias de homenagem no Dia dos Professores para você adotar

Com a pandemia do coronavírus e os protocolos de segurança nas escolas para o retorno das aulas, os eventos escolares precisam ser muito mais planejados. No caso da homenagem no Dia dos Professores, o que importa é realizar ações que promovam a reflexão sobre o papel do educador dentro da escola e mais além, na sociedade.

Sendo assim, você pode optar por homenagens que estão dentro das possibilidades da instituição para que tudo seja feito com segurança. A seguir, confira 7 ideias que separamos para você implementar.

1. Vídeo dos alunos

Se a sua escola ainda não retornou às aulas presenciais ou não de forma completa, uma boa opção de homenagem para os professores é contar com recursos de vídeos. Neles, os alunos da classe — ou representantes das turmas — podem falar sobre os educadores e transmitir suas mensagens de agradecimento.

2. Mensagens emocionantes

Quando os alunos se sentem livres para realizar suas próprias homenagens, é possível conseguir mensagens emocionantes. Com isso em mente, outra ideia para ser implementada é propor que cada aluno faça sua própria mensagem e ação.

Homenagem no Dia dos Professores:  7 ideias para retribuir o esforço deles

É possível definir um formato comum para todos ou deixar os jovens livres para escolher algo específico. Nesse caso, é possível fazer a homenagem de diversas formas, como:

  • desenhos;
  • poemas;
  • vídeos;
  • canções;
  • esculturas.

3. Cartazes na escola

Para que a homenagem seja pública no ambiente escolar, é possível que tanto as turmas quanto a própria coordenação da escola criem cartazes com mensagens direcionadas a cada educador. No caso dos alunos, esse recurso pode ser bem aplicado em turmas de crianças da educação infantil e fundamental.

4. Buquês de flores

As flores são presentes tradicionais e têm diversos significados. Ideais tanto para homens quanto mulheres, são um presente neutro e têm o propósito de prestar uma homenagem, sem que seja necessário conhecer o gosto pessoal de cada pessoa.

Portanto, é possível usá-las para o Dia dos Professores — seja em um buquê único ou composto por várias espécies. A astromélia, por exemplo, é uma flor ideal para a data, pois representa agradecimento e amizade.

5. Cerimônias

Com os devidos cuidados, é possível realizar cerimônias para os professores. No caso de uma homenagem única, com educadores de todos os níveis de ensino, vale a pena criar um evento com os alunos e até os pais, em espaços maiores como o ginásio, salão ou o pátio da escola.

Se a ideia é personalizar e deixar que cada turma homenageie um professor, a comemoração pode ficar restrita à sala de aula. O ambiente pode ser decorada pelos alunos, que também podem levar comidas e bebidas.

6. Presentes personalizados

Presentes personalizados também são uma excelente ideia para homenagear professores. Nesse caso, é interessante que coordenadores e diretores conheçam bem os gostos de seus educadores, podendo até pedir ajuda a seus familiares. Dessa forma, podem ser criados itens interessantes como cestas de café da manhã, por exemplo. conforme o gosto de cada um.

7. Retrospectiva de carreira

Uma homenagem simples, mas emocionante, é a escola preparar uma retrospectiva da carreira de cada educador na escola. Nesse caso, podem ser usados vídeos e fotos recentes e antigas. Já na participação dos alunos, é interessante colocar depoimentos de quem está na escola atualmente e também de quem já se formou há anos.

Como se inspirar para a homenagem no Dia dos Professores

Uma homenagem no Dia dos Professores pode ser feita das mais diversas formas. O que mais importa é que ela seja feita de forma verdadeira e que valorize o papel do educador na instituição. Para encontrar a ação ideal, vale ser criativo e buscar inspirações em diversas fontes, como:

  • conversando com os alunos, pois quanto mais ideias, melhor;
  • pesquisando na internet, pois é possível ver homenagens para professores realizadas em outras cidades e países;
  • conversando com as famílias, para conhecer melhor aquela pessoa;
  • ouvindo reflexões dos próprios professores e como se veem na escola.

A homenagem no Dia dos Professores surgiu há décadas, mas até hoje é uma excelente oportunidade de reconhecer o papel dos educadores, que têm tanta importância no aprendizado de crianças e jovens em todo o país.

Por essa razão, é importante realizar ações concretas nesse dia, envolvendo alunos, pais e até os familiares. Assim, cada professor pode se sentir reconhecido pelo trabalho que faz e se manter motivado diante dos desafios do ensino.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e acompanhe mais conteúdos como este!

Homenagem no Dia dos Professores:  7 ideias para retribuir o esforço deles