Dia dos Professores: o importante papel desses profissionais em momentos de transformação e crise

Dia dos Professores: o importante papel desses profissionais em momentos de transformação e crise
8 minutos para ler

Comemorado no dia 15 de outubro, o Dia dos Professores é uma data para refletir sobre a importância dos educadores para a sociedade. Afinal, essa profissão é imprescindível para formar todas as outras, pois contribui ao desenvolvimento intelectual e pessoal do ser humano. Assim, é fundamental que esse dia seja lembrado pela comunidade escolar.

A data foi instituída por meio do Decreto Federal nº 52.682, em 14 de outubro de 1963, fazendo referência ao dia em que o Imperador Dom Pedro I criou a Lei Imperial sobre o Ensino Elementar no Brasil, em 1827. A iniciativa ficou conhecida como Escola de Primeiras Letras e obrigou as cidades brasileiras a terem escolas de primeiro grau, com a contratação de professores remunerados e um cronograma planejado de disciplinas.

Porém, a primeira comemoração do Dia dos Professores aconteceu antes mesmo do decreto, em 1937, na cidade de São Paulo. Na ocasião, quatro professores fizeram uma parada com a finalidade de celebrar a atuação dos profissionais da área. Alguns anos depois, o evento foi oficializado para enaltecer a função do mestre na sociedade.

Veja, neste post, o que essa data tão especial significa para as escolas e famílias, bem como o papel do professor nos tempos atuais!

Qual é o papel do professor na sociedade?

A profissão de professor é uma das mais antigas do mundo e se caracteriza por ajudar a formar uma sociedade mais humana e detentora dos mais variados conhecimentos sobre o universo. Os educadores são figuras imprescindíveis no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, já que são responsáveis por transmitir ensinamentos que ultrapassam a sala de aula.

Paulo Freire, um dos educadores e filósofos brasileiros mais renomados não só no país, mas também no mundo, disse que “ser professor significa ter um compromisso constante com as práticas sociais. E para assegurar essa postura, cabe ao professor trabalhar com metodologias participativas e desafiadoras, estimulando o pensamento crítico dos alunos e formulando hipóteses a respeito do conhecimento cientificamente elaborado”. Com isso, o professor é o agente principal na disseminação do conhecimento.

Para Alessandra Santos, professora e coordenadora do Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais da Plataforma Eleva, que viaja o Brasil visitando escolas e tem ampla experiência no âmbito educacional, primeiramente o professor deve entender que na sala de aula está o futuro. Logo, a sua função impacta a sociedade como um todo e é capaz de torná-la mais participativa e determinante.

Isso se dá pelo fato de o indivíduo que está em desenvolvimento na escola ser o mesmo que construirá o futuro da comunidade à qual pertence. Nesse contexto, é preciso que os estudantes sejam bem assistidos, orientados e preparados com argumentos sólidos para assumir essa responsabilidade da melhor forma. Portanto, segundo a educadora da Eleva, o professor é o mediador entre o conhecimento e a informação, o que exige clareza na sua atuação.

Qual é o papel do professor em tempos de crise?

A educação está em constante processo de transformação. Geralmente, as mudanças da área acontecem de forma gradual. Em 2020, contudo, por causa da pandemia do coronavírus, essas mudanças foram aceleradas. De repente, a maioria das escolas, que estava acostumada com aulas presenciais, teve que se adaptar ao sistema remoto para dar continuidade à aprendizagem mesmo durante o isolamento social.

Diante desse cenário, os professores também tiveram que repensar a sua atuação nas escolas, passando a lidar com situações completamente novas. Foi necessário adequar-se ao uso da tecnologia, que se tornou o principal meio de dar aulas, além de amparar os alunos nesse período difícil.

As formas tradicionais de lecionar foram revistas, fazendo com que as escolas e educadores modificassem o planejamento pedagógico, a fim de encontrar opções viáveis para engajar e motivar os alunos e proporcionar-lhes desenvolvimento remotamente. Ademais, vale ressaltar que a profissão do professor está associada a relação interpessoal e acolhimento. Com base nisso, a falta de interações “olho no olho” talvez tenha sido um dos maiores desafios ao dar aula pela internet. 

Dia dos Professores: o importante papel desses profissionais em momentos de transformação e crise

De acordo com Alessandra, neste momento, é fundamental que os professores deixem transparente o que desencadeia as transformações e as crises para que o aluno perceba que isso é uma consequência da vida. Assim, ele pode entender que as mudanças são processos contínuos.

 ‘’O professor deve endereçar corretamente esses momentos, trazendo à tona fatores socioemocionais, evidenciando a alfabetização socioemocional e reestruturando situações de conflito em sala de aula, como momentos de crise e transformação’’, disse a professora. A figura do professor é fundamental, haja vista que ele enxerga a totalidade dos processos.

Como está sendo o ano de 2020 para os professores?

A partir de 2020, a educação nunca mais será a mesma. Em meio às transformações ocorridas no decorrer deste ano, a comunidade escolar teve que trabalhar a resiliência mais do que nunca. Levando isso em consideração, a educadora da Eleva aponta que o ano deixa um legado de que a sala de aula é o aluno, de que a aprendizagem é a metodologia e de que o resultado é o conjunto das ações metodológicas e da experiência aluno dentro do processo de aprendizagem.

Portanto, estar na escola não garante que o aluno aprenderá. Estudar é o que garante a aprendizagem, quando esse processo acontece de forma bem orientada e direcionada. Sendo assim, a cultura digital que se intensificou nos últimos meses, por meio do professor que faz planejamento e usa a tecnologia, permanecerá. Essas ferramentas serão usadas daqui para a frente para impulsionar a aprendizagem. Aqui, vale lembrar a citação de José Pacheco que diz que “a velha escola vai parir a nova educação”.

Desafios enfrentados pelos professores atualmente

Pode-se dizer que, hoje, o maior desafio dos professores é a cultura digital. Ao contrário do que muitos pensam, ela não significa apenas entrar em uma aula on-line, pois exige que o professor adote estratégias de sala de aula com tecnologia. Isso gera a necessidade de ampliar o horizonte de tecnologia nos processos educacionais.

Enquanto educadora, Alessandra conta que a necessidade de provar que a alfabetização é um caminho e que processos são exitosos quando bem direcionados a marcaram em 2020. Para ela, também é preciso que as crianças estejam na escola, tendo contato com processos que valorizam o lado emocional. A professora aponta que, este ano, os professores precisaram desenvolver habilidades socioemocionais nos alunos e compreender a aprendizagem a partir desse aspecto.

Para superar os desafios encontrados nos últimos anos, os professores observam os feedbacks dos estudantes. ‘’Eles se reinventam ao perceberem aspectos positivos e assertivos aplicados na aprendizagem, uma vez que a forma como esta se dá é um fator significativo, para além do conteúdo ministrado. Pensar em como ensinar é o que tem ajudado os educadores a transpor os obstáculos”, afirma a professora.

É cada vez mais comum que as escolas que as escolhem olhem para os estudantes de forma individual, pois cada um deles tem características e necessidades específicas. Logo, os métodos de avaliação que não considerem essas particularidades deixarão de ser eficientes, já que não refletem a realidade do aluno.

O que significa o Dia dos Professores em 2020? 

Sem dúvidas, o Dia dos Professores de 2020 ficará marcado como um dia de superação. Segundo Alessandra, a superação está relacionada à motivação. Para ela, ser professor é superar obstáculos, olhar para frente para entender o aluno e a realidade social em que ele está inserido e usar essas condições para instigar e promover a aprendizagem.

De acordo com a educadora da Plataforma Eleva, a profissão de professor é insubstituível e de extrema importância para a sociedade. Ela aponta que o futuro está dentro da sala de aula, sendo necessário que os professores o entendam e zelem por ele. Dessa maneira, lecionar vai além de um trabalho, passando a ser um ato de amor. Há que se considerar este pensamento, também de de José Pacheco: “Para ser educador, basta ser gente, e perceber que aprendemos uns com os outros.”

Em uma época de adversidade, ficou claro o quanto a função do educador é importante para o desenvolvimento do ser humano. A comemoração do Dia dos Professores ganhou um sentido ainda mais especial, merecendo destaque nas atividades dos estudantes e dos próprios profissionais. Neste ano tão atípico, em que esses profissionais tiveram que se reinventar, ficam os parabéns àqueles que carregam a nobre missão de impactar vidas por meio da educação.

Quer inovar o seu sistema de ensino? Entre em contato com a Plataforma Eleva Educação e descubra como podemos ajudar a sua escola!

Dia dos Professores: o importante papel desses profissionais em momentos de transformação e crise