6 dicas para utilizar o marketing educacional na campanha de matrícula 2022

6 dicas para utilizar o marketing educacional na campanha de matrícula 2022
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Além de oferecer um bom ensino, gestores de escolas têm a preocupação de desenvolver estratégias para atrair e reter os estudantes. Nesse sentido, contar com recursos do marketing educacional pode ser uma excelente maneira de se relacionar com os pais e expor os diferenciais da sua escola.

Com o surgimento de novas tecnologias e plataformas digitais, é possível revelar um pouco mais do dia a dia de sua escola, além de mostrar para os pais e responsáveis quais os recursos que estão à disposição das crianças. Se você também quer acertar nas estratégias de marketing para sua escola, continue a leitura e descubra como aplicar tais ideias!

O que é marketing educacional e como ele funciona?

O marketing educacional se refere a um conjunto de técnicas e estratégias aplicadas em instituições de ensino para atrair novos estudantes e aumentar a fidelização dos que já frequentam a escola.

Ele utiliza diferentes canais para produzir boas experiências aos discentes e demonstrar para os pais o impacto que a escola exerce na formação de suas crianças. Assim, é possível melhorar o relacionamento com a comunidade e engajar os alunos no seu processo de aprendizado.

Quais são as melhores práticas para se usar?

Existem algumas práticas de marketing educacional que podem auxiliar a sua escola a melhorar a captação de alunos e arrasar na campanha de matrícula para o próximo ano. Preparamos algumas dessas estratégias especialmente para lhe ajudar a atrair mais alunos e otimizar os resultados em todo esse período. Confira!

1. Conheça o seu público-alvo

Compreender quem é o público para direcionar os conteúdos de maneira eficiente é essencial para o sucesso da sua estratégia. Por exemplo, se sua instituição é de ensino básico, você precisa dialogar com os pais dos alunos e não propriamente com os estudantes.

Além disso, é importante saber quais são as prioridades dos responsáveis quando buscam uma escola para os filhos. Por exemplo, se um pai quer uma organização com professores de qualidade, seu marketing deve focar na qualificação dos professores para atraí-los.

2. Produza conteúdos segmentados

A utilização de conteúdos também é um excelente meio para captar mais alunos e ter uma campanha de matrículas de sucesso. Dessa forma, apresente alguns temas que possam ajudar os responsáveis a enxergarem sua escola como um local que pode amparar o aluno e ajudá-lo a se desenvolver e aprender.

Por exemplo, destacar os métodos de ensino aplicados na escola e como eles são eficientes para auxiliar a criança em sua evolução é uma excelente alternativa. Para definir os conteúdos a serem utilizados, você pode recorrer ao conhecimento do seu público-alvo e usá-lo para melhorar os resultados.

3. Ofereça qualidade

Nada mais eficiente para potencializar o marketing educacional da sua instituição do que focar na qualidade que ela apresenta. Para isso, você deve investir em atendimento de excelência, qualificação dos professores e contar com uma estrutura que atenda às necessidades dos estudantes.

Preenchendo esses requisitos, você otimiza as chances de atrair mais alunos para sua escola e de mantê-los por todo o período de aprendizado. Além disso, você consegue focar nesses pontos no momento de fazer sua propaganda e satisfaz as expectativas de quem procura um bom local de ensino para os filhos.

4. Apresente a missão da escola

No momento de determinar a estratégia de marketing digital, deixe evidente qual é a missão e a visão que a escola tem. Assim, é possível atrair indivíduos alinhados às ideias apresentadas no cotidiano escolar.

Apesar de ser uma atitude simples e fácil de implementar no momento de fazer sua campanha de matrícula, ela pode apresentar uma grande efetividade, pois, por meio dessa ação, você consegue repassar os valores da escola e como ela está disposta a amparar o processo de aprendizado dos alunos.

5. Compartilhe depoimentos

Uma boa forma de melhorar os resultados de sua campanha de matrícula é colher depoimentos de pais que estejam satisfeitos com os resultados do filho durante o processo de ensino na escola.

Para divulgar esses depoimentos, você pode utilizar o potencial das redes sociais. Com isso, é possível alcançar mais pessoas e otimizar a captação de alunos durante esse período tão importante para o sucesso da escola.

6. Use as mídias sociais

Como dito anteriormente, as redes sociais têm um potencial enorme para melhorar a captação de alunos na escola. Por isso, saber usá-la é essencial para sua estratégia de marketing educacional.

Por meio dela, você pode ampliar o canal de atendimento com os pais, pode gerar maior engajamento e troca de experiência e ainda construir uma presença digital para assegurar um bom posicionamento para sua escola.

Quais são os erros mais comuns?

Um dos erros mais comuns nesse mercado é fazer campanhas e adotar estratégias de divulgação apenas no período das matrículas. O trabalho de produção de conteúdo, criação de provas sociais, desenvolvimento de projetos e definição de programas deve ser feito durante todo o ano para que os alunos e seus responsáveis conheçam os diferenciais da escola.

Investir em apenas um canal de comunicação também é um problema sério. A presença da instituição, principalmente no ambiente digital, deve acontecer por diversas plataformas e formatos. Assim, é importante contar com um canal de comunicação oficial nas redes sociais, um site com todos os detalhes da escola e um blog para a produção de conteúdo de valor para os pais e estudantes.

Quais as vantagens do marketing educacional?

Ao investir em estratégias como essa, sua escola se destaca no mercado e melhora o posicionamento da marca frente à comunidade. Imagine, por exemplo, que sua instituição atualiza as redes sociais com informações sobre o trabalho dos professores, o planejamento pedagógico, os cuidados com a infraestrutura e demais ações para melhorias do colégio.

Isso representa uma grande prova social de que ela está pronta para receber qualquer estudante e atender bem as suas necessidades. Por meio de canais de atendimento mais ativos, é possível melhorar a comunicação com a comunidade e compreender quais as principais demandas dos pais.

Viu como o marketing educacional tem um papel importante no desempenho de sua escola? Além de melhorar os resultados financeiros, ele também serve para promover ações junto com a comunidade e criar um ambiente de ensino capaz de envolver e motivar os alunos e todos os indivíduos presentes nessa etapa. Então, não deixe de aplicar as dicas apresentadas e veja como isso pode transformar a realidade da sua escola.

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