Como colocar a educação 5.0 nas escolas?

Como colocar a educação 5.0 nas escolas?
6 minutos para ler

Conforme a sociedade e a tecnologia evoluem, surgem novas formas de se trabalhar. Em relação ao ensino, o conceito de educação 5.0 aparece como uma forma de unir tecnologia à educação e propiciar novas formas de aprendizagem, que levem o aluno a ser mais do que estudante, assumindo seu protagonismo no ensino.

Neste post, você vai entender o que é esse conceito e seus benefícios, além de conferir como colocá-lo em prática na escola. Boa leitura!

Afinal, o que é a educação 5.0?

No período em que vivemos, dominado pela evolução constante e rápida da tecnologia, formou-se a ideia de uma quarta revolução industrial, na qual conceitos antes impensáveis, como inteligência artificial e robótica, fazem parte do nosso dia a dia.

Nas escolas, a situação não é diferente, uma vez que os alunos estão sendo formados para futuros trabalhos em que a criatividade e a produtividade serão a norma. Para isso, são aplicados métodos não tradicionais, como a cultura maker e a gamificação.

Atualmente, isso não é mais novidade e já se fala na educação 5.0. Nesse conceito, as habilidades tecnológicas vão além e englobam também as socioemocionais.

Com elas, o aluno assume um papel de protagonista, liderando o seu próprio aprendizado, que é mediado pelo professor, e desenvolvendo uma mentalidade empreendedora, com a qual possa atuar em sociedade.

Quais são os benefícios da educação 5.0?

A educação 5.0 tem o objetivo de formar o aluno não só para cursar uma faculdade e ter uma profissão, mas para atuar em sociedade de forma independente. Assim, esse tipo de formação apresenta diversos benefícios para o aluno e a escola. Saiba quais são esses benefícios a seguir.

Desenvolve a criatividade

criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e ajuda os alunos a encontrar soluções para suas necessidades, com base em seu conhecimento prévio. Como a educação 5.0 conta com o apoio da tecnologia, o repertório desse estudante tende a se tornar ainda maior, ajudando-o a ter uma melhor associação de ideias.

Melhora as habilidades de comunicação

Outra habilidade que esse novo tipo de educação ajuda a desenvolver é a comunicação. Com isso, os estudantes são beneficiados por aprender a dialogar com pessoas diferentes, além de trabalhar em equipe.

Ensina o gerenciamento de conflitos

Uma grande vantagem de aplicar esse conceito na escola é que ele ajuda as pessoas a aprenderem a gerenciar conflitos, ou seja, a trabalharem com pessoas diferentes em busca de soluções para um problema. Além disso, ele também incentiva a busca por novas soluções para situações de crise, o que é importante em projetos e empreendimentos.

Promove a colaboração

Com o incentivo à empatia e outras habilidades socioemocionais, não só os alunos, mas também a escola, podem promover uma maior colaboração no dia a dia. Nesse sentido, a sala de aula se torna um espaço de troca de conhecimentos entre professor e estudante.

Como colocar a educação 5.0 nas escolas?

Como colocar a educação 5.0 em prática?

Para aplicar o conceito de educação 5.0 na escola, é preciso seguir alguns aspectos essenciais. Veja alguns deles a seguir!

Abra espaço para as famílias

Como os alunos são incentivados a ter um papel ativo em suas comunidades, a escola também precisa abrir espaço para que as famílias dos estudantes atuem no ensino. Isso significa que pais e responsáveis devem ser chamados a participar mais ativamente da rotina dos alunos na escola, bem como de outras atividades.

Capacite os colaboradores

Para sustentar a nova educação, é preciso que os colaboradores, desde os professores até a própria direção, estejam preparados. Sendo assim, é importante que cada profissional seja capacitado, a fim de compreender e aprender a lidar com os novos recursos.

Para isso, os professores devem ser incentivados a buscar conhecimento e domínio das ferramentas tecnológicas usadas na escola, aprendendo a usá-las para otimizar o próprio trabalho. Assim, o tempo pode ser usado de forma mais produtiva em prol de novos projetos para os alunos, assim como para acompanhar o rendimento individual de cada um.

Aplique metodologias ativas

As metodologias ativas estão presentes desde a educação 4.0 e ajudam a otimizar o aprendizado. Diferentemente dos métodos tradicionais, elas colocam o aluno no centro de seu próprio aprendizado.

Para isso, são usados diferentes conceitos. Com as tecnologias, por exemplo, o estudante foge dos métodos de avaliação tradicionais e pode ser acompanhado de forma digital por cada professor, aprendendo com os projetos e estendendo as atividades para além da sala de aula.

É o que acontece no método da sala de aula invertida, em que os alunos são responsáveis por estudar o conteúdo em casa, por meio de vídeos, textos e outros recursos, e trazer o que aprenderam em sala para debater com os colegas.

Invista em tecnologia

A tecnologia já não é mais novidade e faz parte do dia a dia dos alunos, dentro e fora da escola. Portanto, ao investir nesse tipo de recurso, a escola não só torna o aprendizado mais próximo das ferramentas que o aluno está acostumado, como também pode aumentar o seu interesse e engajamento.

Para isso, é interessante usar o conceito de gamificação, que trabalha com elementos dos jogos, como personagens, recompensas e desafios, a fim de tornar o aprendizado mais otimizado.

Outra opção é contar com as plataformas de ensino, que ajudam tanto o aluno quanto o professor a ter uma maior organização em suas atividades. Nela, o estudante pode aprender conforme o seu ritmo e o professor conta com vários recursos de acompanhamento, a fim de saber se os alunos realmente estão cumprindo o seu papel como protagonistas.

Com a tecnologia mais presente em nossas vidas, a educação foi transformada e se tornou mais digital, o que alterou o papel do aluno e do professor em sala de aula. Agora, surgem novos conceitos, como a educação 5.0, que evoluem ainda mais os sistemas de ensino, tornando o aluno o protagonista do seu próprio aprendizado e combinando habilidades tecnológicas e socioemocionais para criar o cidadão do futuro.

Gostou deste post e quer aplicar a educação 5.0 em sua escola? Descubra como a plataforma de ensino Eleva pode ajudar!

Como colocar a educação 5.0 nas escolas?
Como colocar a educação 5.0 nas escolas?