Educação a distância: como manter um ensino de qualidade durante o isolamento social

Educação a distância
6 minutos para ler

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) acertou em cheio diferentes setores da sociedade, incluindo as escolas. As instituições de ensino vivem um momento de total instabilidade. Não se sabe, ao certo, quando tudo isso vai passar. Tendo esse cenário em vista, algumas medidas foram tomadas rapidamente, como a educação a distância, mas é preciso o aperfeiçoamento desse tipo de ensino, que pegou muitos locais de surpresa.

A suspensão das aulas presenciais trouxe uma série de indagações para diretores, professores, pais e responsáveis e alunos. Afinal de contas, como fazer com que os estudantes realmente aprendam os conteúdos? Como motivá-los? Quais ferramentas utilizar para facilitar todo esse processo? E mais: o que tudo o que as escolas vivem hoje poderá ensiná-las? É o que explicaremos a seguir. Continue a leitura!

Benefícios da educação a distância

Primeiramente, vamos falar acerca das vantagens que o ensino a distância oferece. O fato é que, embora a modalidade já tenha se tornado uma realidade pelo país, diversas pessoas ainda não a conheciam de perto e até torciam o nariz para ela. No entanto, existem vários benefícios nesse tipo de ensino, que muitas vezes passam despercebidos por quem ainda não o entende por completo.

Dá lições de responsabilidade

Ser uma pessoa bem organizada é essencial. A educação a distância permite aprender isso de uma forma prática. Tanto professores quanto alunos precisam dizer não a uma série de atrativos em casa para se concentrarem nas aulas. É necessário aprender a lidar com uma situação totalmente nova, buscando manter a produtividade.

Proporciona um ambiente seguro

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), fica óbvio o fato de que os lares são um dos locais mais seguros atualmente, o que é o ponto forte mais claro da educação a distância nesse momento. No entanto, existe também o fato de que não é preciso estar exposto a diversos outros perigos da rua, principalmente em horários de pico, como o trânsito.

Além disso, os pais e responsáveis conseguem acompanhar mais de perto os estudos dos seus filhos. Isso, além de gerar mais segurança, pode fazer com que os estudantes se sintam bem mais confiantes e até estimulados ao lado daqueles a quem tanto amam e admiram.

Ensina a se comunicar de diferentes formas

Os novos meios de comunicação têm trazido vários desafios. Um dos aprendizados, que ocorreram meio à força por ora, foi justamente o de que é preciso saber se comunicar além do face a face.

O contato virtual, antes muitas vezes restrito ao lazer, tem se mostrado uma importante ferramenta e poderá ser uma exigência ainda maior nas empresas ao longo do tempo. Essa adaptação agora é fundamental.

Soluções que podem ser usadas pelas escolas

Até aqui falamos das vantagens do ensino a distância, que são várias. No entanto, é necessário saber organizá-lo bem, usando os recursos certos. É justamente nessa hora que entram ferramentas que podem ser um impulso a mais nessa forma de aprendizado. Veja as que separamos para você.

Plataformas de vídeo e streaming

Uma das principais dicas tem a ver com perder o medo. Muita gente não é tão fã assim das câmeras, mas elas fazem a diferença nesse momento. As plataformas de vídeo e streaming são uma das maneiras mais importantes de estar perto dos alunos e manter uma certa normalidade na rotina deles, com algo próximo ao que acontece nas salas de aula.

Transmissões ao vivo podem ser feitas todos os dias, em um horário pré-programado. Os vídeos podem ser arquivados, para que os alunos também possam acessar posteriormente, inclusive se tiverem algum problema de conexão ao vivo.

Ser criativo e bolar aulas diferentes também é relevante. Pode ser um pouco mais difícil no começo, mas, certamente, vai contribuir e muito para o aperfeiçoamento do próprio professor.

E-mails

Os e-mails (que já foram tão rejeitados) também são muito importantes. É uma forma de comunicação mais profissional, direta e formal. A escola pode utilizá-los para falar com os estudantes e seus responsáveis, dar avisos e enviar os mais diferentes tipos de materiais.

Um passo fundamental é pedir a confirmação de recebimento, para ficar bem claro que todos os envolvidos estão realmente bem informados.

Redes sociais

Onde muita gente que tem acesso à internet, sobretudo os mais jovens, costuma estar regularmente? Nas redes sociais. Por quais tipos de conteúdo eles tendem a se interessar quase que instantaneamente? Por aqueles que estão nas redes sociais. Faça bom uso disso!

Utilize essa ferramenta para postar informações sobre a escola, para falar o que a instituição tem feito, dar dicas de cuidados, de formas de estudar, entre tantas outras coisas. Seja criativo! Aqui, pode utilizar uma linguagem mais informal, mais próxima dos estudantes. Poste no feed, nos stories, faça enquetes, enfim, engaje os alunos!

Aplicativos como o Google for Education

A educação a distância pode se tornar ainda mais fácil e eficaz se a escola conseguir reunir uma série de recursos em uma ferramenta só. Um exemplo de aplicativo que estabelece essa realidade é o Google For Education.

Esse recurso conta com os já conhecidos Drive (em que é possível criar e editar documentos online, sem risco de perdê-los com um bug do computador), Agenda e Gmail. Além disso, oferece também o Classroom, que funciona como uma sala de aula virtual.

É possível, ainda, ter informações relevantes acerca das ações dos alunos, como saber, por exemplo, os estudantes que acessaram cada tipo de atividade, por quanto tempo ficaram online, entre outros dados relevantes para o bom andamento do ensino e aprendizado.

Mais uma vantagem é que todos os recursos são disponibilizados gratuitamente para as instituições de ensino. Atualmente, milhões de pessoas utilizam essa ferramenta em todo o mundo.

A educação a distância pode, sim, ser bastante positiva se for feita da maneira certa, com as ferramentas mais adequadas. As escolas precisam estar bem preparadas para essa nova realidade para que todos os envolvidos, sejam eles professores, sejam eles pais, responsáveis e alunos, fiquem verdadeiramente satisfeitos.

Gostou deste artigo? Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe ajudar nessa empreitada. Tenha certeza de que você e a sua escola serão muito bem atendidos e assistidos.

Educação a distância: como manter um ensino de qualidade durante o isolamento social