Veja como a Eleva está ajudando as escolas a migrarem para o digital

digital
6 minutos para ler

À medida que novas tecnologias educacionais são desenvolvidas, surgem novos desafios para os educadores. Além de estarem antenados nas novidades, eles precisam entender como incluí-las no plano de ensino e, em alguns casos, aprender a utilizá-las.

Em meio a uma rotina atribulada, é bastante complicado encontrar tempo para se dedicar a essas tarefas. Entretanto, é possível encontrar ferramentas úteis e contar com o apoio de especialistas que conhecem suas necessidades, como a Eleva Educação.

Entenda por que é importante que as escolas abracem a transformação digital e de que modo a Plataforma de Ensino Eleva ajuda nisso.

Como a pandemia afetou a transformação digital nas escolas?

Para tentar conter a expansão rápida e descontrolada de Covid-19, os estados brasileiros implementaram medidas de isolamento social, fechando todas as escolas do país. Nesse contexto, os colégios precisaram rever suas práticas pedagógicas para garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem.

Para algumas escolas, isso não foi nenhuma novidade e elas conseguiram se adaptar relativamente rápido, sem prejuízos para os alunos. Entretanto, mesmo nos colégios que já tinham uma cultura digital ou que estavam construindo uma, a transformação digital não era uma prioridade, algo necessário de imediato.

Então, a pandemia acelerou o processo de transformação digital nas escolas por tornar os meios digitais necessários para dar prosseguimento às atividades pedagógicas. Isto é, a adaptação que ocorreria aos poucos precisou ser realizada de repente.

Além de destacar essa necessidade de adaptação ao digital, a pandemia criou um cenário propício a aceitá-la com menos resistência. Vitor Rangel, coordenador de tecnologia educacional da Eleva Educação, explica que a percepção do impacto da tecnologia no cotidiano das pessoas tornou-se mais ampla, o que abriu espaço para um engajamento maior de estudantes, professores e famílias.

Qual é a importância de as escolas investirem no digital?

No período em que as aulas não podem ser realizadas presencialmente, professores e estudantes só conseguem se reunir em ambientes virtuais para as aulas. Além disso, os docentes precisam continuar acompanhando e avaliando seus alunos de alguma maneira.

Desse modo, não investir no digital é prejudicial para ambas as partes, pois impede a realização de suas atividades. De acordo com Vitor, “se a escola não se preparou para isso, possivelmente os alunos estão atrasados em relação aos demais e os professores, sem ferramentas para avaliar e acompanhar seus alunos.”

Segundo o coordenador de tecnologia, isso também pode trazer problemas para o próprio colégio, uma vez que abraçar a transformação digital também pode ser um fator decisivo para que uma escola permaneça no mercado. Afinal, incluir recursos digitais tem se tornado cada vez mais inevitável para atender às novas necessidades que surgem com o passar do tempo.

Vitor ressalta que “a crise que veio com essa pandemia tem servido como um gatilho para que todos os profissionais da Educação percebam a importância da cultura digital na vida moderna”. Isto é, a tendência é que o uso de tecnologias nas escolas ganhe cada vez mais espaço porque elas já fazem parte do nosso dia a dia.

Quais são as principais soluções digitais da Eleva?

O grupo Eleva Educação já contava com uma plataforma digital completa mesmo antes da pandemia de Covid-19. A Plataforma de Ensino Eleva tem recursos que ajudam desde o planejamento (agenda e plano de estudo), passando por resolução de questões e videoaulas, até o acompanhamento detalhado do desempenho dos alunos.

Além disso, trata-se de uma plataforma adaptativa, ou seja, à medida que os estudantes resolvem exercícios e desafios nos jogos educacionais, ela propõe atividades que se adaptam ao perfil deles. Assim, ela respeita o seu nível de conhecimento e dá sugestões entre as mais de 2000 videoaulas para ajudá-los a superar suas dificuldades.

Outro ponto que ajuda bastante os docentes é o material didático exclusivo disponibilizado na plataforma. Além de ser pensado especialmente para aulas que ocorrem no meio digital, ele é contextualizado e aprimorado a partir do feedback das escolas da rede própria da Eleva e os colégios parceiros. Então, ele consegue atender às necessidades dos alunos e educadores.

Também são realizados simulados on-line, há propostas de projetos interdisciplinares, como STEAM e Atualidades, gabaritos comentados e as escolas parceiras têm acesso gratuito às plataformas da Agenda Edu e da Pontue.

Como a Eleva está ajudando na transformação digital das escolas?

A transformação digital, que se tornou tão urgente de repente, trouxe várias dificuldades para as escolas. Entre elas, Vitor destaca a necessidade de os professores usarem novas tecnologias e reverem os modelos de aulas, os alunos aprenderem a estudar em casa e os coordenadores e diretores criarem propostas.

Para ajudar nesse processo, especialmente durante a pandemia, a Plataforma de Ensino Eleva realiza treinamentos e webinars voltados aos diretores, professores e responsáveis, envia planos de aula semanalmente, que estão alinhados ao livro digital disponível no portal e às mais de 2000 videoaulas, como explica Vitor.

Além disso, desde o início da crise, a Plataforma de Ensino Eleva disponibilizou mais de 5000 páginas de planos de aulas e, no primeiro semestre, realizou quatro simulados do ENEM para o ensino médio, sendo três deles on-line e dois para o fundamental I e o fundamental II, um deles on-line.

Assim, as escolas da rede Eleva e parceiras conseguiram passar pelo momento de adaptação com mais facilidade e dar continuidade às atividades pedagógicas sem prejuízos ao aprendizado.

Vitor dá algumas sugestões para potencializar os recursos oferecidos:

  • revisão dos planos de aulas semanais;
  • seleção das videoaulas do canal Eleva;
  • proposta de desafios na plataforma adaptativa;
  • criação de jogos na plataforma de games.

A necessidade de promover a transformação digital foi evidenciada pela pandemia de Covid-19, pois ela exigiu que as escolas acelerassem o processo de implementação de tecnologias educacionais e criou um cenário mais aberto a aceitá-la.

Para ajudar com isso, a Plataforma de Ensino Eleva oferece diversas soluções. Durante a pandemia, ela trouxe ainda mais materiais e recursos com a finalidade de dar o apoio necessário às escolas, garantindo que elas conseguissem fazer a migração para o digital mais rápido.

Entre em contato conosco para entender como as soluções da Plataforma Eleva podem atender às necessidades específicas da sua escola.

Veja como a Eleva está ajudando as escolas a migrarem para o digital