Entenda como a plataforma Eleva diferencia o ensino infantil

ensino infantil
7 minutos para ler

A educação é um campo que tem muitos métodos e práticas enraizadas e tradicionais. No entanto, a aceleração da evolução tecnológica faz com que as crianças e adolescentes de hoje sejam expostos a novos e diferentes estímulos constantemente. O ensino dessa geração precisa, portanto, adequar-se a essa nova realidade.

O Eleva Educação tem a inovadora proposta de oferecer uma plataforma que fomente um alto padrão de qualidade acadêmica. Para que esse processo seja bem-sucedido, é importante começar essa estratégia desde o ensino infantil.

Neste post, você vai entender um pouco mais sobre o que é a plataforma Eleva, o que ela oferece de inovador para os primeiros anos de aprendizagem e por que o seu uso pode fazer toda a diferença no desenvolvimento intelectual de uma criança.

Entenda como a plataforma Eleva diferencia o ensino infantil

A plataforma Eleva

De maneira geral, a Plataforma de Ensino Eleva é uma solução pedagógica para redes de escolas que desejam investir em um modelo de educação de alto impacto e qualidade. Parte desse processo vem do entendimento de que o sucesso acadêmico do aluno está atrelado ao sucesso pessoal e profissional.

Por isso, a ideia é construir uma cultura de aprendizado a partir de materiais que consideram a conjuntura tecnológica atual. A plataforma contempla os conceitos de tecnologia individualizada, contextualização, avaliação para aprendizagem, inteligência de vida, comunidade e gestão escolar.

As escolas que optam por adotar esse modelo de ensino recebem um material didático contextualizado e atualizado, ferramentas tecnológicas que auxiliarão o aprendizado do aluno, além de uma consultoria personalizada que garantirá a melhor aplicação desse método de ensino.

A Plataforma Eleva no ensino infantil

Quando o assunto é o ensino infantil, a plataforma Eleva oferece um tipo específico de material. Nesse caso, serão oferecidos, majoritariamente, conteúdos concretos. O que isso significa? Simples!

Ao contrário dos ensinos fundamental e médio, que utilizarão constantemente o aplicativo digital e o portal, os alunos do ensino infantil terão acesso a livros impressos, pelúcias, jogos, entre outros materiais.

Essas soluções, pensadas a fim de promover o desenvolvimento intelectual e do imaginário da criança, são trabalhadas com base nos objetivos de aprendizagem. Eles são estabelecidos em um documento entregue para as escolas, que guiará todo o leque de conteúdos que será abordado naquele ano letivo.

Diferenciais conquistados

Partindo da ideia de que o aluno é o grande protagonista, as atividades existem com o objetivo de desenvolver a criatividade, ação e participação durante todo o processo de aprendizagem. A seguir, você vai entender alguns dos diferenciais que a plataforma Eleva proporciona à vida da criança.

Foco no aluno

De acordo com Alessandra Santos, assessora pedagógica da Plataforma de Ensino Eleva, o material didático oferecido para essa faixa etária propõe uma vivência lúdica para o aluno, com o objetivo de desenvolver o imaginário.

“Esse material ajuda a criança a desenvolver a habilidade de se colocar no lugar de seres que não existem, e isso provoca a facilitação de se imaginar em outras situações e aprender”, explicou.

Assim, foram desenvolvidos personagens para cada série do ensino infantil que são representados por pelúcias, entregues como parte do material didático. “Acreditamos que ter os personagens no ensino infantil abre um leque de possibilidades para que a gente possa trabalhar com o abstrato e o concreto ao mesmo tempo, criando essa identificação por parte da criança”, complementou.

Esses fatores incentivam no aluno um desejo de estar na escola, de querer aprender, de socializar e de desenvolver a fala e o vocabulário — o que é muito importante nessa idade.

Material contextualizado

Agora, você deve estar se perguntando que tipo de material é esse, certo? A escola que decide implementar a plataforma Eleva recebe livro didático e jogos educativos. A pelúcia é um recurso para a turma, que ajudará trabalhar o sentido de coletividade.

Essas soluções são desenvolvidas para que o professor possa transitar entre os diversos objetivos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, mas com uma nova didática.

O informativo — documento entregue para as escolas que guiará o ano vigente — guia o educador pelos conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano. Os jogos, por exemplo, são atrelados a esses temas. De maneira prática, o professor fará uma amostragem do game em sala, para que o aluno dê continuidade em casa.

Alessandra explicou que “os assuntos que estão sendo dados em sala serão cobrados de maneira divertida e prazerosa. A plataforma de games agrega no sentido lúdico e traz a ideia do jogo para dentro do ensino infantil, atrelada aos conteúdos que a Eleva garante dentro de cada ano”.

Didática do futuro

Como dissemos, a plataforma Eleva explora materiais físicos para o ensino infantil. As pelúcias são fundamentais no processo de aprendizado, já que elas representam os personagens que trabalharão diferentes temas em cada ano.

Com dois anos, os alunos conhecem a Nina, primeira personagem da turma da Eleva. O objetivo dela é fazer com que a criança entenda o primeiro momento escolar. Aos três, o tema abordado é o cuidado e acolhimento. “Nessa idade, trabalhamos com o Rex e o Neco, que são os bichinhos de estimação da Duda e do Lucas, outros personagens. Nesse momento, ensinamos o cuidado com a alimentação, a concepção de fazer bem a qualquer animal etc.”, afirmou Alessandra.

Com quatro anos, as crianças conhecem Victor Hugo e o tema da tecnologia. Ele é um menino muito tecnológico, tem habilidade em matemática, mas odeia educação física, por exemplo. Todos esses personagens trazem aprendizados de temas importantes para o desenvolvimento intelectual e emocional do aluno.

Por fim, aos cinco, o objetivo é trabalhar a autonomia da criança. A partir daí, ela passa a ter acesso ao portal e exerce a sua capacidade de entender o que é dedicado a ela naquele espaço, além de desenvolver o senso de responsabilidade.

Comunidade de educadores

Os professores são peças fundamentais para que toda essa estratégia funcione. De acordo com Alessandra, “os educadores se sentem muito seguros, principalmente porque a Eleva proporciona uma carga de atualização muito grande”.

Ela explicou que o material do ensino infantil é dividido em campos de experiência, e que, para o professor, há a possibilidade de aplicar o que é exigido nacionalmente mesmo se ele não tiver uma prática necessariamente moderna.

Isso acontece porque, além dos materiais para os alunos, a Eleva fornece também um conteúdo diferenciado para quem leciona. Esse conteúdo deve ser utilizado como fonte de consulta e atualização, principalmente para que os professores possam “fazer o que sempre fizeram, mas utilizando abordagens diferentes e atuais”, afirmou a assessora pedagógica.

Por último, mas não menos importante, parte do serviço que a Eleva oferta inclui uma assessoria personalizada. O objetivo dela é não só auxiliar as escolas parceiras no momento da implantação do modelo, mas também garantir a adaptação dos professores à plataforma, para que tanto o professor quanto o aluno possam ver valor e significado nas ferramentas que estão sendo disponibilizadas.

Como você percebeu, a plataforma Eleva é um compilado de soluções que otimizam o aprendizado por meio de novas práticas pedagógicas. Esse método traz ao aluno a percepção de que aprender não é algo necessariamente chato. Uma vez que esse pensamento é internalizado no ensino infantil, certamente será repercutido durante toda a progressão acadêmica do estudante.

Por isso, não perca mais tempo! Se você ainda não é uma escola parceira, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre o que a Eleva Educação pode oferecer!

Entenda como a plataforma Eleva diferencia o ensino infantil