eventos escolares

Eventos escolares são uma ótima maneira de reunir a escola, os alunos e seus familiares em uma situação positiva. Porém, as comemorações podem ir muito além da diversão. Os eventos contribuem para o desenvolvimento e o aprendizado das crianças e elas se sentem estimuladas com o conteúdo absorvido fora da sala de aula.

As comemorações fortalecem a relação de unicidade entre todos os componentes da comunidade acadêmica, uma vez que essa socialização entre as pessoas ajuda a disseminar conhecimento, cultura e companheirismo. Vivemos em um país de cultura riquíssima, de festas nacionais — que precisam ser exploradas — como  o Mês do Folclore, Dia do Índio, Chegada da Primavera ou Independência do Brasil.

Por isso, vamos apresentar neste texto alguns benefícios dos eventos escolares para pais, alunos e professores. Falaremos também sobre como a escola pode cumprir seu papel social por meio da organização de festividades. Confira!

Gestão Escolar Saudável

Benefícios dos eventos escolares

O Brasil tem diversas comemorações que precisam ser mantidas mesmo com a passagem do tempo, pois, são festividades importantes para a nossa história. Dessa forma, as crianças podem conhecer e compreender melhor como o nosso país foi formado. Portanto, o primeiro passo para que os eventos escolares tragam benefícios, é a escola saber escolher quais datas comemorativas podem ser transformadas em eventos.

O segundo passo é definir como cada festividade será abordada. Um evento escolar não precisa, necessariamente, ser uma festa. A instituição de ensino pode organizar uma atividade solidária, uma apresentação de trabalhos, palestras e workshops, feira cultural e muitas outras opções. O importante é que a organização e os eventos escolares colaborem com o desenvolvimento dos estudantes e com o papel social da escola com as famílias.

Educação e diversão

Toda instituição de ensino deve sempre buscar uma relação entre os eventos escolares produzidos e os temas abordados em sala de aula. Independentemente da comemoração que tenha sido escolhida, é sempre possível relacioná-la com o currículo escolar. Inclusive, isso pode — e deve — ser feito de maneira diferente a cada ano.

Celebração da cultura

Os eventos escolares são fundamentais para que os alunos descubram e aprendam sobre a riquíssima cultura do Brasil. Antes mesmo de comemorar as festividades estrangeiras, como o Halloween, por exemplo, as escolas deveriam priorizar as festas nacionais. Quando as comemorações são definidas logo no início do ano, durante o planejamento, fica ainda mais fácil integrar a descoberta da cultura e o aprendizado com os eventos escolares.

Desenvolvimento dos alunos

Os eventos escolares ajudam as crianças a se desenvolverem fora da sala de aula. Durante as comemorações — e antes, durante a preparação — os alunos se relacionam com outros. É valoroso expandir o círculo social das crianças e adolescentes. Os estudantes se relacionam também com outros docentes e funcionários da escola e com as famílias de seus colegas.

Nos eventos abertos ao público externo, os estudantes podem ainda interagir e, até mesmo, perder o medo de se apresentar em público, por exemplo, em uma peça teatral. Essas festividades são importantes para que as crianças conheçam melhor a diversidade cultural em que estão vivendo.

Tal diversidade cultural pode ser encontrada por meio de outras famílias e grupos distintos daqueles a que os alunos estão acostumados. É possível descobrir novas comidas, músicas, religiões, tradições e muito mais. Outro ponto interessante é que, com os eventos escolares, os estudantes mais novos aprendem sobre a passagem do tempo. Uma cronologia começa a ser formada a partir dos eventos que acontecem anualmente.

Quando um aluno se desenvolve culturalmente, se torna um adulto muito mais completo. É possível formar cidadãos críticos e responsáveis quando eles conhecem a história e a cultura do país onde vivem. Ainda é provável que esses estudantes se tornem pessoas mais criativas. Além da melhoria no relacionamento interpessoal. Tudo isso faz com que o Brasil também se desenvolva em um futuro bastante próximo.

Atividades práticas

É sabido que, com a revolução tecnológica que vivemos hoje, o aluno precisa cada vez mais ser estimulado por atividades práticas e interativas. De acordo com a pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção“, os jovens desejam ambientes mais dinâmicos durante o seu processo de aprendizagem.

Além disso, grande parte dos estudantes preferem um currículo escolar mais flexível, com trabalhos extraclasse e atividades artísticas. Ou seja, os jovens querem ter mais contato com o mundo que existe além dos muros da escola e isso está cada vez mais visível.

Participação dos pais

Muitos pais e mães estão inseridos na correria do dia a dia. Por isso, acabam não acompanhando o desenvolvimento educacional dos filhos como deveriam. Sendo assim, os eventos escolares são uma oportunidade dos pais conhecerem melhor o trabalho da escola e saberem como seus filhos estão sendo incentivados e educados.

É sabido que muitos pais acabam comparecendo aos eventos por um sentimento de obrigação, mas, se a escola souber envolver a todos, essa presença pode se tornar muito mais natural e agradável, como deve ser de fato. É importante para os alunos que os pais participem das atividades escolares. Isso os ajuda a desenvolver um sentimento familiar, de segurança, apoio e carinho. Os estudantes se sentem satisfeitos, os pais se sentem orgulhosos.

Bom senso com a organização dos eventos

Os benefícios dos eventos escolares são vários, como já pudemos acompanhar durante o texto. Porém, não por isso o corpo docente vai passar o ano todo se preocupando com as festividades. Um planejamento deve ser feito no início do ano letivo para que as tarefas sejam divididas ao longo do tempo e entre cada funcionário integrado às comemorações. É preferível realizar menos eventos escolares, porém, com mais qualidade de aprendizagem.

Os eventos escolares, portanto, devem ser encarados com muito mais importância do que somente uma festa. É um momento de integrar alunos, professores, e toda comunidade acadêmica. Todos podem aprender e compartilhar conhecimento. Todos se desenvolvem. A vida em concordância é fundamental para o crescimento social dos estudantes e da instituição de ensino.

Gostou das dicas sobre possíveis eventos que podem acontecer na sua instituição de ensino? Então, caso queira integrar melhor os pais de seus alunos, não deixe de ler nosso artigo sobre a importância da família na escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Shares
Share This