6 dicas para explicar o Novo Ensino Médio aos pais da melhor forma

6 dicas para explicar o Novo Ensino Médio aos pais da melhor forma
6 minutos para ler

Manter um diálogo aberto e saudável com os responsáveis dos alunos é essencial em qualquer situação. Isso pode ajudar até mesmo quando você for explicar o Novo Ensino Médio aos pais, um tema importante e complexo que não pode deixar de ser debatido com esse público.

Algumas das mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio, que alteram tanto a estrutura de formação como a carga horária, devem começar a ser implementadas já no ano letivo de 2022. Por isso, é uma discussão que você precisa promover em breve para que os pais e os alunos se preparem e entendam como serão os três últimos anos na escola.

Você está em dúvida sobre como abordar o assunto e quais pontos devem ser destacados nessa conversa? Ao longo deste artigo, separamos 6 pontos indispensáveis a serem explicados aos pais e responsáveis dos alunos do seu colégio, além de abordar as informações principais que devem ser transmitidas. Aproveite!

1. Explique como surgiu o projeto do Novo Ensino Médio e qual é o prazo para implementá-lo

O melhor ponto para abrir a discussão é apresentar o projeto. Então, em um primeiro momento, cabe apresentar um breve panorama do Novo Ensino Médio. Para isso, informe, por exemplo, que ele surgiu em 2017.

Também é interessante mencionar os objetivos da mudança. Cabe comentar que ela visa tornar essa etapa da formação mais atraente para os jovens da Geração Z, que têm um perfil bem diferente das gerações anteriores, e, assim, reduzir a evasão.

Outra informação indispensável é o prazo para implementá-lo. As mudanças devem começar a ser adotadas no início do ano letivo de 2022, mas, como o processo acontecerá de forma gradual, ele pode se estender até 2024.

Pensando nisso, pode ser interessante apresentar o plano de implementação do Ensino Médio na sua escola, mostrando as etapas e os prazos de cada uma. Assim, os pais vão perceber que o seu colégio está preparado para esse processo e se preocupa em realizá-lo com seriedade e transparência.

2. Fale sobre a nova carga horária

Um dos aspectos que gera mais dúvidas é a carga horária do Novo Ensino Médio. A carga atual desse ciclo deverá ser ampliada de 2.400 horas (800 horas anuais) para, no mínimo, 3.000 horas (1.000 horas anuais).

A nova carga deve ser distribuída entre os dois tipos de formação oferecidos:

  • formação geral — destinada a todos os alunos, deve ter 1.800 horas no máximo;
  • formação específica — composta pelos itinerários formativos, precisa ter, pelo menos, 1.200 horas.

O aumento da carga horária será feito gradualmente. Então, mostre, de maneira bem clara na sua apresentação, como as horas a mais serão incluídas até alcançar o mínimo exigido pela lei. Destaque a distribuição delas no quadro de horários do colégio e os prazos de cada alteração desse aspecto.

3. Esclareça as informações sobre os itinerários formativos

Por ser um conceito novo nas escolas brasileiras, é fundamental explicar a parte flexível do currículo. Informe do que se tratam os itinerários formativos, como funcionam, quais benefícios eles trazem para os alunos e o que se pretende alcançar com eles ao fim da formação.

Não se esqueça de explicar conceitos relacionados aos itinerários que também geram bastante dúvida, como as disciplinas eletivas e os eixos estruturantes. Você também pode aproveitar esse momento para passar para o projeto de vida, diferenciando-o dos itinerários formativos, já que algumas pessoas podem confundi-los.

4. Explique o projeto de vida

Por se tratar de um componente curricular obrigatório, este é um tema que não pode ser deixado de lado quando você for explicar o Novo Ensino Médio aos pais. Diga do que se trata, porque foi incluído e como afeta a experiência dos alunos nos últimos anos escolares.

Além disso, informe como ele será trabalhado no seu colégio, ressaltando como isso ajuda a garantir a formação integral e a preparar os jovens para a vida adulta.

5. Deixe claro quais disciplinas continuam obrigatórias e quais deixam de ser

Desde que o projeto do Novo Ensino Médio foi aprovado, a questão da obrigatoriedade de disciplinas foi alvo de polêmicas. Ao contrário do que muitos afirmam em redes sociais, sites de notícias e outros meios, nenhuma das disciplinas do currículo atual foi excluída, apesar de apenas Matemática e Língua Portuguesa continuarem sendo obrigatórias para todos os estudantes.

Esclareça que, com a adoção do novo formato, a maioria delas passou a compor áreas de conhecimento, sendo trabalhadas juntas, de maneira semelhante ao que é feito no Enem. Pode ser interessante explicar os benefícios de trabalhar conteúdos por esse viés interdisciplinar.

6. Mostre como o seu colégio está se preparando para isso

Um dos pontos mais importantes é falar sobre como o seu colégio está se preparando. Os pais e responsáveis precisam entender o que é o Novo Ensino Médio, como ele funciona e quais impactos as mudanças previstas geram na vida dos alunos, mas eles também querem saber quais medidas a escola pretende tomar para garantir a adequação à lei sem prejudicar a qualidade do ensino.

Por isso, mostre quais iniciativas o seu colégio tomou ou vai tomar para se preparar para a implementação do Novo Ensino Médio. Aborde, também, como o corpo docente está se preparando. Afinal, os pais e responsáveis podem questionar sobre a adequação da formação dos docentes para ministrar as aulas e outras atividades curriculares de maneira interdisciplinar.

Explicar o Novo Ensino Médio aos pais é uma medida extremamente relevante e necessária para reforçar a comunicação com esse público e mantê-lo informado sobre as mudanças. Diante de tantas informações disponíveis, eles podem ficar confusos, não entender bem certos aspectos e se deparar com afirmações falsas.

Assim, além de esclarecer os pontos mais importantes dessa questão aos pais dos alunos, você mostra como o seu colégio está lidando com isso e apresenta o plano específico que será adotado.

Você tem mais alguma ideia sobre como explicar o Novo Ensino Médio aos pais dos alunos da sua escola? Compartilhe nos comentários!

6 dicas para explicar o Novo Ensino Médio aos pais da melhor forma