Como otimizar a gestão pedagógica da sua escola

gestão pedagógica
6 minutos para ler

Você é diretor de uma instituição de ensino e está buscando formas de integrar alunos, professores e familiares no ambiente escolar? A gestão pedagógica promove o engajamento de toda a comunidade escolar em torno do objetivo central de proporcionar um ensino de qualidade e criar relações mais significativas com os estudantes.

A gestão pedagógica auxilia no processo de construção de um espaço estimulante e formador para os alunos, tanto nas suas competências acadêmicas quanto emocionais. Além disso, ela permite que a escola tenha uma visão mais individualizada sobre cada um deles, melhorando suas relações interpessoais.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e saiba como a gestão pedagógica pode auxiliar na rotina da sua escola, promovendo um ensino de qualidade. Acompanhe!

Como otimizar a gestão pedagógica da sua escola

O que é gestão pedagógica?

A gestão pedagógica é considerada o pilar mais importante de uma escola. Isso porque ela está ligada diretamente ao objetivo central da instituição: a aprendizagem. Portanto, a sua função é promover a formação, o desenvolvimento de competências acadêmicas e habilidades socioemocionais.

Ela é o coração da instituição de ensino, pois corresponde à área responsável por estabelecer sua identidade. Além disso, a gestão pedagógica organiza e planeja todo o sistema educacional em volta do objetivo de garantir a melhoria da qualidade do ensino, com foco nas necessidades individuais de cada estudante.

No seu dia a dia, a atenção do diretor e dos professores deve estar nas relações e interações com os alunos, de modo a entender todos os aspectos que influenciam no processo de aprendizagem. O gerente executivo de tecnologia educacional da Eleva Educação, Guilherme Cintra, explica a importância de o diretor ter esse olhar: “uma escola é formada por jovens que estão passando por momentos totalmente diferentes. Um adolescente passa por muitas mudanças em um ritmo acelerado, o que pode deixá-lo confuso, requerendo, assim, um diretor que o entenda”.

Dessa forma, a gestão pedagógica articula estratégias, concepções, métodos e conteúdos voltados para melhorar a relação com os alunos, o seu desenvolvimento e interação com os profissionais de ensino e responsáveis. O intuito é criar um ambiente educacional estimulante, que desperte o interesse e o desejo de aprender.

Quais são os benefícios da gestão pedagógica na vida dos alunos?

O foco principal da gestão pedagógica é o aluno, em toda a sua trajetória, ou seja, desde o seu âmbito pessoal e acadêmico até o profissional. Desse modo, podemos dizer que essa área de gestão é a responsável por criar relações mais significativas, de confiança, aprendizado e segurança entre o estudante e toda a comunidade escolar.

A gestão pedagógica permite que diretores e professores tenham condições de acompanhar como cada estudante está em relação à média da turma, como está a sua evolução em cada matéria, mas também como estão todos os outros aspectos da sua vida — tudo isso interfere no seu processo de aprendizagem.

O principal benefício para o aluno é ter suas necessidades supridas: a escola precisa compreendê-lo e estabelecer relações mais significativas com ele no seu dia a dia. Isso significa não apenas olhar para as suas notas, mas para todas as mudanças que estão interferindo em sua vida.

Além disso, a gestão pedagógica aproxima todo o sistema de ensino da realidade do aluno. Então, pensando em uma juventude que está em constante contato com o mundo digital, a escola deve propor práticas que os engaje, por meio da tecnologia educacional. O sistema Eleva, por exemplo, oferece a plataforma adaptativa de games.

Quais são os benefícios da gestão pedagógica na rotina da escola?

A gestão pedagógica possibilita que o diretor, assim como os professores, consigam desenhar o planejamento escolar que será desenvolvido ao longo do ano, de modo a garantir que o aprendizado seja mais significativo. Um exemplo é por meio de projetos multidisciplinares, que abordem habilidades de diferentes áreas da vida dos alunos.

Isso permite que a instituição de ensino consiga desenvolver ações orientadas para resultados e não apenas para manter tudo em ordem. Outro ponto é garantir o alinhamento às novas diretrizes educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular, e a construção de um projeto político pedagógico mais democrático. Desse modo, por meio da gestão pedagógica, a escola consegue:

  • identificar oportunidades de personalização;
  • traçar planos de ação que ajudem os estudantes com baixo rendimento e dificuldades de aprendizagem;
  • encontrar formas de relevantes de inserir a tecnologia no ensino, despertando o interesse e o engajamento dos alunos.

Com anos de experiência na área da educação, Cintra explica que o diferencial da gestão pedagógica em relação às outras áreas é que, nela, a atenção é dada prioritariamente aos estudantes. Assim, “o grande benefício de uma gestão escolar bem-feita é focar no que importa, nas atividades que tem a ver diretamente com a educação do aluno”.

Como a Plataforma Eleva ajuda a otimizar a gestão pedagógica da sua escola?

A Eleva Educação trabalha a gestão escolar de forma centralizada, para que o diretor tenha tempo e tranquilidade para focar as suas atribuições nas relações e no progresso dos alunos. “A nossa estrutura de administrativo-financeiro é centralizada, a fim de que consigamos dar uma bela diretriz para a escola desenvolver uma base sólida de construção do conhecimento. ”, explica Cintra.

Tudo o que tem a ver com finanças, contabilidade, estratégias de marketing e comercial é estruturado em uma central, — que fica responsável por gerir a administração escolar. Enquanto isso, a direção e os professores conseguem focar nas interações e no processo de aprendizado de cada aluno individualmente.

A Eleva entende que o papel da escola é ser um lugar de desenvolvimento. Se o diretor não tiver noção da evolução que está acontecendo ali dentro, não tem como ele gerir a escola. Afinal, ele não saberá se está realmente produzindo aquilo que precisa, que é o desenvolvimento humano.

Com isso, a Eleva Educação permite que as escolas consigam otimizar a sua gestão pedagógica, uma vez que ela é capaz de entender a trajetória completa do aluno. Isso resulta em melhorias no desenvolvimento acadêmico e no relacionamento entre estudantes, professores, direção e responsáveis.

Com base em tudo que foi apresentado aqui, você já deve ter percebido como a gestão pedagógica pode contribuir para o processo de aprendizagem dos seus alunos e para o engajamento de toda a comunidade escolar. Instituições de ensino que utilizam essa metodologia alcançam resultados melhores.

Ficou interessado em saber como o sistema Eleva pode ajudá-lo na otimização dos processos de ensino da sua escola? Entre em contato conosco e entenda como funciona a nossa plataforma!

Como otimizar a gestão pedagógica da sua escola
Como otimizar a gestão pedagógica da sua escola