6 características essenciais em um gestor inovador na escola

6 CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS EM UM GESTOR INOVADOR NA ESCOLA
6 minutos para ler

Administrar uma escola não é uma tarefa fácil. Afinal, existem diversos desafios a serem vencidos para garantir que o processo de aprendizagem seja feito com sucesso; especialmente quando surgem mudanças no âmbito escolar. Dessa forma, é muito importante desenvolver um papel de gestor inovador.

No post a seguir, entenda a importância de ter esse perfil e como ele ajuda com os principais desafios da escola. Além disso, descubra 6 características que você pode desenvolver para adotá-lo. Boa leitura!

Afinal, o que é um gestor inovador e por que é importante?

Evasão escolar, problemas de comunicação com alunos e seus pais, equipe mal preparada… Esses são apenas alguns dos maiores desafios que se tem em uma escola. Afinal, eles podem interferir diretamente na qualidade de ensino oferecida pela instituição e em seu sucesso.

Além disso, um dos maiores problemas é que eles costumam estar interligados. Por exemplo, uma equipe mal preparada, que tem dificuldade em se comunicar com os pais e apresentar as soluções da escola, torna-se falha em um processo de captação e retenção de alunos, o que colabora para diminuir o número de estudantes.

Nesse sentido, o perfil de gestor inovador tem grande importância. Isso porque ele se mostra atento a todas as necessidades e mudanças que possam ocorrer no ensino. Além disso, compreende completamente a proposta da escola e está sempre pronto a solucionar os problemas de forma criativa, nova e eficiente.

Quais são as 6 características fundamentais de um gestor inovador?

O gestor inovador é o profissional ideal para administrar uma escola que quer ser atualizada e promover um bom ensino. Felizmente, não é difícil tornar-se um com o desenvolvimento de algumas características. Veja quais são elas a seguir!

1. Ter percepção

Para ter ideias novas e trazer soluções ideais para a escola, a percepção é uma característica imprescindível. Afinal, é por meio dela que a pessoa na posição de administradora pode olhar para dentro e fora da escola e enxergar para onde a instituição está sendo levada.

Além disso, é a percepção que garante que se possa observar as tendências na educação e colocá-las em prática. Sendo assim, é importante trabalhar essa visão, buscando acompanhar sempre os assuntos relacionados à educação e prestando atenção a tudo ao seu redor.

2. Saber controlar o trabalho

Um bom gestor é aquele que consegue controlar todo o trabalho que acontece na escola. Ou seja, todos os processos, bem como a atuação de todas as equipes. Nesse caso, isso não significa fazer tudo por conta própria ou mandar que façam da forma que se quer. Mas sim, acompanhar o que acontece de forma precisa.

Para isso, investir em ferramentas de automação e plataformas de ensino é uma boa oportunidade de se trabalhar com dados reais da escola, planejando as decisões de forma mais precisa e antecipando problemas que possam ser solucionados o quanto antes.

3. Ser sociável

Ser sociável é uma capacidade importante para qualquer pessoa em cargo de gestão. Isso não significa apenas saber fazer amigos e desenvolver soft e hard skills, mas também construir e manter uma boa rede de networking. Assim, além de encontrar possíveis parcerias, é possível contar com a troca de informações de pessoas especializadas em educação, que possam sugerir inovações para a escola e contribuir para sua própria formação.

Nesse caso, vale a pena participar de encontros de gestores, seguir perfis especializados em redes sociais e interagir em grupos, a fim de construir laços com pessoas semelhantes.

4. Dominar o processo de aprendizagem

Ensinar e aprender ganharam novos significados na sociedade atual. Por essa razão, é importante que o gestor inovador entenda e domine esse processo. Assim, é possível identificar as novas necessidades de professores e alunos de novas gerações.

Com isso, estruturar a aprendizagem aplicada na escola se torna mais fácil, o que garante uma maior satisfação de todos, bem como o fluxo de seus processos e da gestão. Além disso, também é importante porque, ao conhecer como ele funciona, fica mais fácil pensar em melhorias para o ensino.

5. Entender seu papel de líder

O gestor é um líder e precisa entender esse papel para conseguir trabalhar com sua equipe, a fim de que ela possa ajudá-lo em todos os processos da escola, sejam eles administrativos, financeiros ou pedagógicos.

Dessa forma, é importante pensar em como essa função está sendo exercida e como é possível melhorá-la. Para isso, estudar como ser um bom líder e saber reconhecer suas virtudes e defeitos é o primeiro passo para mudar para melhor. Dessa forma, ao se tornar um bom líder será possível:

  • alcançar o respeito da equipe e motivá-la para uma melhor produtividade;
  • delegar funções confiando que serão cumpridas;
  • manter o fluxo dos trabalhos acontecendo;
  • transmitir segurança aos pais e alunos por meio de um bom ambiente escolar;
  • ter tempo e meios para pensar e aplicar melhorias futuras para a escola.

6. Ser organizado

Outra característica fundamental para um gestor inovador é a organização. Afinal, ela é o princípio básico para qualquer trabalho ou projeto que se vá realizar na escola.

Por essa razão é tão necessário ter organização com detalhes básicos, como o ambiente em que se trabalha, o material utilizado e os dados da instituição, bem como com a sua própria postura diante do trabalho.

Dessa forma, é possível alcançar maior produtividade, mas também proporcionar um cenário colaborativo e melhor para a equipe, evitando a perda de tempo e outros recursos. Para isso, vale adotar algumas dicas de organização no dia a dia, além de reconhecer e mudar comportamentos ruins.

Ser um gestor inovador não depende de um dom especial, mas sim de estudo, dedicação e mudanças — inclusive, no âmbito pessoal. Com isso, não só é possível trabalhar em equipe, como também alcançar maior produtividade e desenvolver uma visão de futuro, que permita planejar melhorias e aplicar soluções inteligentes no dia a dia da escola. Dessa forma, fica mais fácil criar um bom local para desenvolver um processo de ensino de qualidade, que seja reconhecido e valorizado por alunos, pais e colaboradores.

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais e incentive outros gestores a inovarem como você!

6 características essenciais em um gestor inovador na escola