Qual é a importância da acessibilidade e da inclusão escolar?

inclusão escolar e importância da acessibilidade
6 minutos para ler

[kkstarratings]

A escola é, certamente, um dos ambientes mais plurais que existe. Afinal, nela, crianças e adolescentes de diferentes perfis se reúnem em busca de adquirir conhecimento e se desenvolver pessoalmente, passando grande parte do dia dividindo o mesmo espaço. Nesse sentido, não se pode negar a importância da acessibilidade para que todos convivam em posição de igualdade, tendo os mesmos direitos.

A inclusão escolar é um assunto que vem sendo cada vez mais comentado nos últimos anos. O termo se refere ao fato de que a escola deve estar preparada para receber todos os alunos, independentemente das suas necessidades e limitações. Assim, a inclusão escolar tem como foco os estudantes com deficiência.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da acessibilidade e como é possível praticar a inclusão na sua escola. Confira!

Qual é a importância da acessibilidade e da inclusão escolar?

O que a legislação diz sobre a inclusão escolar?

Embora ainda não seja uma realidade em todas as escolas, a inclusão é um tema recorrente na legislação do nosso país. O artigo 208 da Constituição Federal de 1988, por exemplo, determina que pessoas com deficiência devem receber atendimento educacional especializado. O mesmo direito é reforçado pelo artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em 6 de julho de 2015, a lei nº 13.146 foi sancionada para, mais uma vez, garantir os direitos da pessoa com deficiência. Conhecida como Lei Brasileira de Inclusão ou Estatuto da Pessoa com Deficiência, ela afirma que o Estado, a sociedade e a família têm o dever de assegurar, a essas pessoas, o direito à educação e à acessibilidade, entre outros igualmente importantes.

Logo, a pessoa com deficiência deve receber educação de qualidade, dentro de um sistema educacional inclusivo, que possa estimular o desenvolvimento dos seus talentos e habilidades. Além disso, é imprescindível tomar medidas para que ela não sofra nenhum tipo de violência, discriminação ou negligência.

Como colocar a inclusão escolar em prática?

Para tornar uma escola mais inclusiva, uma série de ações podem ser tomadas. A seguir, veja algumas delas!

Melhorar o projeto arquitetônico do colégio

Quando uma edificação não é projetada com foco na acessibilidade, fica praticamente impossível uma pessoa com deficiência transitar. Por isso, pode ser necessário fazer uma reforma, a fim de tornar o ambiente mais acessível a todos os alunos.

Nesse sentido, a inclusão precisa começar já na entrada da escola, com rampas de acesso — que também devem ser construídas em todos os locais onde houver a presença de degraus. Alargar as portas, trocar as maçanetas, instalar piso tátil e identificações em Braille para deficientes visuais são apenas alguns exemplos de mudanças que devem ser feitas na infraestrutura escolar.

Facilitar o acesso aos sanitários e bebedouros

A escola também deve ter banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Isso porque eles precisam ser mais amplos do que os tradicionais e ter peças sanitárias adequadas, incluindo as barras de apoio para cadeirantes. Além disso, é importante instalar pias e bebedouros a uma altura ideal para essas pessoas.

Adequar o mobiliário

As carteiras e outras peças de mobiliário devem ser organizadas levando em consideração o espaço que os cadeirantes necessitam para circular livremente. A lousa, por sua vez, precisa ser instalada a uma altura adequada para que todos os alunos a enxerguem.

Desenvolver atividades físicas inclusivas

Todo currículo escolar inclui aulas de Educação Física e não é justo que os alunos com deficiência sejam privados dessas atividades. Por isso, a escola deve ter equipamentos especiais à disposição desses alunos durante as aulas, e o professor também precisa saber como incluí-los nas atividades.

Adaptar as aulas

Em uma escola, uma mesma turma pode conter alunos sem qualquer tipo de deficiência e alunos com deficiência — física e/ou intelectual. Nesse contexto, a importância da acessibilidade se sobressai ainda mais para possibilitar o acesso à educação a todos os alunos.

Para isso, os professores precisam estar preparados para promover a educação inclusiva. Eles devem reconhecer as necessidades de cada um e aplicar atividades adequadas a cada situação. Nesse contexto, vale ressaltar que os alunos devem sempre ser estimulados com atividades que desenvolvam suas habilidades.

Aprender a lidar com as diferenças

Uma atitude fundamental na inclusão escolar é saber como trabalhar com as pessoas com deficiência. Muitas vezes, quem não convive com elas no dia a dia tem receio de abordá-las, por imaginar que necessitam de um tratamento especial.

A verdade é que, salvo as necessidades especiais impostas pela deficiência, essas pessoas devem ser tratadas com naturalidade, assim como as outras. Desse modo, é interessante orientar a comunidade escolar sobre como conviver em harmonia com as diferenças.

Qual é a importância da acessibilidade no contexto inclusivo?

Na inclusão escolar, a acessibilidade é uma etapa essencial. Por isso, observe alguns dos aspectos que são afetados positivamente por ela!

Bem-estar do aluno

Todo estudante enfrenta desafios em sua caminhada. Mas, para os que apresentam necessidades especiais, eles ainda ganham outra dimensão. Nesse sentido, a acessibilidade é a melhor forma de fazer com que esses alunos tenham um cotidiano mais tranquilo, com uma maior sensação de bem-estar, permitindo que eles foquem nas atividades escolares.

Formação de qualidade

A acessibilidade garante que os alunos com deficiência tenham uma experiência escolar similar equiparada a de seus colegas, com acesso às mesmas aulas e recursos educacionais. Isso resulta em uma formação de qualidade, que abre portas para um futuro mais justo.

Ser uma escola inclusiva

Atualmente, uma escola ser inclusiva já não é um diferencial, mas sim um dever. Isso porque essa atitude beneficia todos os alunos, estimulando a convivência com a diversidade e o respeito pelas diferenças, — que são características fundamentais na formação dos cidadãos.

É imprescindível que a acessibilidade seja pensada desde o projeto político-pedagógico. Dessa forma, o diretor do colégio tem a responsabilidade de liderar, democraticamente, o desenvolvimento completo de inclusão, que vai beneficiar toda a comunidade escolar.

Como vimos, a importância da acessibilidade é impossível de ser ignorada. Para ajudar no processo de implementação, a instituição pode estabelecer uma parceria com empresas especializadas em gestão escolar, garantindo eficiência às ações adotadas e lutando por um ensino mais democrático.

Este artigo o ajudou a entender a importância da acessibilidade e da inclusão escolar? Então, compartilhe o link nas suas redes sociais e ajude a difundir esse conceito tão relevante para a educação!

Qual é a importância da acessibilidade e da inclusão escolar?