infraestrutura escolar

Pensar nas questões que envolvem a infraestrutura escolar é uma forma de maximizar o potencial individual de cada aluno. Ainda, é importante destacar que esse tipo de cuidado pode auxiliar o corpo docente a obter uma qualidade maior no ambiente de trabalho.

Em outras palavras, uma escola bem preparada para receber algumas centenas de alunos faz toda a diferença na formação dessas crianças e adolescentes. Afinal, um ambiente confortável leva em consideração as necessidades dos estudantes, favorecendo diretamente na apreensão e troca de conteúdo. Além disso, a estrutura física influencia na tomada de decisão dos pais e responsáveis.

Portanto, existe uma ligação muito forte entre o aprendizado e uma boa infraestrutura escolar. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue sua leitura e entenda melhor sobre o impacto da estrutura da escola no aprendizado e no desenvolvimento dos alunos. Confira!

Gestão Escolar Saudável

Espaços em que a infraestrutura escolar é importante

Um ambiente adequado pode promover a tranquilidade e o incentivo fundamentais na construção do conhecimento. Por outro lado, o suporte dado ao corpo docente se converte em inúmeros benefícios para os estudantes terem uma melhor experiência acadêmica.

Além dos professores e alunos, os pais também são impactados pela infraestrutura da escola, uma vez que, ao escolher onde seus filhos passarão parte do dia, é natural que todos observem se o espaço é acolhedor, limpo, moderno e, principalmente, seguro. A estrutura da instituição de ensino pode ser fator decisivo na hora da tomada de decisão.

Veja, a seguir, onde o investimento se torna cada vez mais necessário para o fortalecimento da educação nas escolas:

Tecnologia

Nos dias atuais é imprescindível o uso da tecnologia no ambiente escolar. O mundo se transforma constantemente e, com ele, seus indivíduos, desejos e necessidades. Dessa forma, podemos observar um novo perfil de aluno dentro das salas de aula e, por isso, a tecnologia se coloca como parte essencial da rotina dos estudantes, dentro e fora da escola.

Com isso, o uso de recursos audiovisuais e tecnológicos como computadores, sala 3D, tablets em sala são ferramentas que enriquecem o processo de aprendizagem. Além disso, games educativos são formas muito úteis de promover o conhecimento, melhorando a aprendizagem dos alunos. Afinal, todas essas coisas fazem parte da infraestrutura escolar, despertam o interesse dos alunos e agregam ao trabalho dos professores.

O investimento em tecnologia é essencial para a manutenção de uma boa estrutura do ambiente escolar. O laboratório deve estar em condições perfeitas de utilização, assim como os equipamentos. Os computadores devem sempre passar por atualizações, sendo que a coordenação deve estar preparada para solicitar adições que sejam compatíveis com os interesses do aprendizado.

Segundo levantamento da Cetic, o acesso à internet em favor das aulas aumentou exponencialmente nos últimos anos. Sendo assim, os laboratórios de informática devem estar em ordem, com computadores que funcionem plenamente. Por isso, as escolas devem contar com uma rede veloz, para incentivar as pesquisas dos alunos e do corpo docente.

Acessibilidade e inclusão

Com as políticas de inclusão de crianças com deficiências físicas ou cognitivas é importante que a escola esteja preparada para receber estes alunos, assim como os professores e demais funcionários. Pensar na infraestrutura tendo em mente receber diferentes tipos de estudantes é estar preparado para a inclusão.

Assim, é importante pensar em rampas de acesso, tanto para áreas externas, que se conectam à rua, quanto nas internas, seja na cafeteria e espaços de alimentação, nas salas de aula, biblioteca, laboratórios, nos espaços dedicados aos esportes e, principalmente, nos banheiros.

Biblioteca

A biblioteca é um dos espaços mais importantes da escola. É o local onde se guarda os livros e produções diversas do conhecimento humano. Por isso, deve ser um lugar que promova a concentração e o estudo, além de ser confortável e atrativo. Os livros também devem estar em boas condições de uso, sem apresentar danos que inviabilizem a leitura e a aprendizagem do aluno.

É interessante pensar também nas possibilidades de uma biblioteca virtual. Muitos alunos da nova geração já nascem em um mundo altamente conectado os e dispositivos tecnológicos são conhecidos. A biblioteca virtual é formada por um acervo totalmente digital que, além de livros, pode oferecer outros tipos de materiais, como em áudio ou vídeo, tornando a experiência mais dinâmica e atrativa.

Laboratórios de ciências

Os laboratórios destinados aos estudos das ciências biológicas é um componente essencial no ensino. A utilização desse tipo de espaço e de seus recursos permite que os alunos tenham um interesse maior pela matéria e é um grande incentivo na busca por um aperfeiçoamento futuro. É na escola que os interesses pelas futuras áreas de atuação nascem e a infraestrutura que leve em consideração melhorias nesses espaços está ajudando nesse processo.

Assim como os equipamentos tecnológicos, os equipamentos dos laboratórios de ciências devem sempre estar em boas condições de uso, e pertencer, de fato, aos alunos para que dêem vazão aos seus interesses e curiosidades. Além do mais, deve estar sempre bem limpo e higienizado para que não haja riscos à saúde dos envolvidos.

Diversificação de ambientes

Sabemos que as crianças e adolescentes costumam ser ativos, com interesses que os fazem dispor sua atenção em diferentes espaços. Dessa forma, uma escola que permite a mobilidade dos alunos ajuda a direcionar melhor esta grande quantidade de energia acumulada. As atividades extracurriculares, portanto, podem ser uma boa maneira de promover encontros temáticos em outros espaços que não as salas de aula e, assim, estimular a busca pelo conhecimento.

As atividades diversificadas ajudam no desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo dos estudantes. As brincadeiras, encenações e jogos, por exemplo, permitem que os alunos deixem de ser apenas receptores de um conteúdo e passem a fazer, de fato, parte de um acontecimento maior. Assim, sentem-se estimulados a explorar suas habilidades e dificuldades.

Entenda por que a infraestrutura é importante

Em 2011 foi feito um estudo em escolas de 16 países da América Latina, em um total de 200 mil estudantes da 3ª a 6ª série do ensino fundamental. Tal estudo, capitaneado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) partiu da SERCE (Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo), um levantamento de dados feito em 2006.

Esse estudo analisava os padrões de ensino e aprendizagem em escolas e a conclusão foi de que, estudantes inseridos em ambientes com uma boa infraestrutura estão mais aptos a aprender do que aqueles que estudam em escolas menos preparadas.

De acordo com esta análise, os alunos em escolas urbanas poderiam ter um aumento de 506 pontos para 525 pontos na área de linguagens; e de 497 pontos a 524 pontos em relação aos conhecimentos matemáticos. Em áreas rurais, os alunos poderiam aumentar seu rendimento escolar de 465 pontos para 487 pontos em linguagens; e de 480 pontos para 497 em matemática.

Esse estudo levou em consideração o ambiente físico escolar, assim como seus equipamentos e situações que permitiam a aprendizagem das crianças e dos adolescentes.

Dessa forma, se evidencia que as condições do espaço físico são essenciais para a aprendizagem dos indivíduos. Trata-se da relação entre mente e psicológico e o corpo e os ambientes físicos. Assim, a atenção à infraestrutura escolar é essencial na preparação do ambiente educacional.

A infraestrutura adequada impacta o dia a dia dos professores, que podem exercer seu trabalho com total apoio; dos alunos, que se sentem motivados e podem ter diferentes experiências enquanto aprendem; dos demais funcionários, que atuam em uma organização favorável e, ainda, o dia a dia dos pais, que sabem que seus filhos estão sendo motivados e bem cuidados.

O que achou das informações que trouxemos neste texto? Caso tenha gostado do nosso conteúdo, siga-nos no Facebook e no LinkedIn e acompanhe as novidades que compartilhamos por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Shares
Share This