Como trabalhar a interdisciplinaridade em projetos durante o isolamento?

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A interdisciplinaridade é uma abordagem que visa integrar diferentes áreas do conhecimento e seus conceitos. Assim, ela evita a fragmentação de conteúdos e permite que os alunos tenham uma compreensão mais ampla dos assuntos estudados.

Algumas pessoas a confundem com a multidisciplinaridade, que se refere à associação de áreas distintas, mas não promove uma integração completa. Isto é, embora abordem os mesmos assuntos, cada uma apresenta seu ponto de vista deixando clara essa divisão.

Durante o período de isolamento social, investir na interdisciplinaridade pode trazer diversos benefícios aos alunos e otimizar as aulas a distância. A seguir, descubra os principais deles e veja algumas dicas de como trabalhar esse conceito durante a quarentena.

Quais são os principais benefícios da interdisciplinaridade?

Como explicamos, a interdisciplinaridade promove a integração de áreas do saber. Assim, os temas são abordados em disciplinas diferentes, cada uma trazendo aspectos particulares, ampliando a compreensão global. Consequentemente, os alunos têm um domínio mais profundo do tema.

Uma vez que os conteúdos são explorados em vários contextos, os estudantes são estimulados a usar o que aprenderam em outras aulas, aplicando conceitos importantes, o que ajuda na assimilação deles.

Além disso, os educadores podem associar os assuntos estudados a situações reais. Assim, eles proporcionam uma formação sólida, incentivam o pensamento crítico, preparando os alunos para a vida fora da escola, e despertam o interesse deles, o que faz com que eles se engajem no processo de aprendizagem e tenham uma postura ativa.

A interdisciplinaridade também contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autonomia, criatividade, proatividade e colaboração, que são extremamente importantes ao longo de toda a vida em qualquer contexto.

Como trabalhá-la durante o isolamento?

Agora que você já sabe algumas das vantagens da interdisciplinaridade, veja algumas dicas de como adotá-la em projetos desenvolvidos durante o isolamento social.

Faça um planejamento preciso

O primeiro passo para implementar qualquer abordagem de ensino é fazer um bom planejamento. Converse com os outros educadores que dão aula às turmas que participarão para identificar conteúdos que podem ser abordados pelo viés da interdisciplinaridade e discutir maneiras de colocar esse conceito em prática.

Nesse momento, também é importante assegurar que todos estejam motivados, abertos a mudanças e dispostos a participar do projeto interdisciplinar, pois ele requer um esforço conjunto e flexibilidade.

Os professores precisam conversar bastante em todas as fases do projeto e considerar atividades realizadas nas outras disciplinas ao elaborarem seus planos de ensino.

Após decidir quais temas serão abordados, definam como cada disciplina contribuirá para essa iniciativa e construam juntos o projeto interdisciplinar, garantindo que as atividades propostas se complementem.

Escolha os recursos adequados

O fato de as atividades serem realizadas virtualmente pode ser desafiador para os educadores que não estão acostumados. Entretanto, você pode encarar isso como uma oportunidade de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e explorar recursos educacionais variados para aumentar o engajamento dos alunos.

Para que o projeto atinja os objetivos e motive os alunos, é importante escolher ferramentas pertinentes ao tema e que estejam de acordo com os interesses deles. É possível, por exemplo, investir na gamificação, incentivar os estudantes a produzirem conteúdos audiovisuais ou textuais para sites, blogs ou outros meios e promover campanhas em redes sociais.

Encoraje a flexibilidade

Uma vez que projetos interdisciplinares envolvem várias disciplinas, é fundamental que o plano de ensino seja flexível, permitindo alterações caso isso seja necessário para garantir que os alunos compreendam os conteúdos abordados em cada aula. Essas modificações podem envolver tanto a ordem dos assuntos como a maneira de abordá-los.

Para que isso seja possível, lembre-se de manter um diálogo aberto com todos os educadores participantes do projeto e garanta que as atividades propostas estejam alinhadas e organizadas de modo a facilitar o entendimento dos estudantes.

Invista em atividades lúdicas

Além de despertarem o interesse dos alunos com muita facilidade, as atividades lúdicas, como jogos educacionais, são ótimas ferramentas para estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a interação entre os estudantes.

Elas também costumam ser bastante propícias à interdisciplinaridade, uma vez que, em sua natureza, têm a tendência de associar conhecimentos de áreas distintas.

Nesse momento difícil, incluir jogos e propor a produção e o compartilhamento de vídeos, por exemplo, pode ajudar não só a dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, mas também a manter a conexão entre as crianças e os adolescentes apesar da distância e permitir que eles aprendam os conteúdos importantes de uma maneira leve e divertida.

Foque em materiais didáticos que sigam esse conceito

Utilizar materiais produzidos com base nesse conceito facilita bastante o trabalho dos educadores, especialmente se eles ainda não tiverem muita experiência com projetos interdisciplinares.

Afinal, em vez de construir o projeto interdisciplinar do zero, os professores têm um ponto de partida que otimiza seu trabalho. Eles podem aplicar as atividades propostas ou concentrar-se em adaptá-las à realidade de seus alunos e ao meio digital, se tiverem sido elaboradas para esse formato.

Como a Eleva Plataforma de Ensino pode ajudar a promovê-la?

A Plataforma de Ensino Eleva é uma ferramenta educacional inovadora. Ela oferece um material didático atualizado que promove a interdisciplinaridade e a inter-relação dos conteúdos abordados com o cotidiano.

Além disso, os educadores podem contar com recursos específicos que facilitam a comunicação entre eles — o que é indispensável em todas as etapas do projeto interdisciplinar —, ajudam a planejar boas aulas e permitem acompanhar de perto o desempenho e o envolvimento dos alunos.

Tanto os professores como os estudantes têm à disposição ferramentas adequadas para colocar um projeto interdisciplinar em prática e garantir o seu bom andamento. Desse modo, todos os envolvidos conseguem contribuir ativamente e os resultados das atividades são otimizados.

Como você viu, promovendo a interdisciplinaridade durante o isolamento social, é possível obter diversos benefícios, garantindo um ensino de qualidade e otimizando os resultados das atividades realizadas a distância. Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para você.

Agora que você já conhece os principais benefícios de realizar um projeto interdisciplinar e sabe algumas dicas de como fazer isso, entre em contato conosco para conhecer melhor as soluções da Plataforma de Ensino Eleva e descobrir o que podemos fazer por você!

Como trabalhar a interdisciplinaridade em projetos durante o isolamento?