Quais são as vantagens dos livros interativos para alunos e professores?

Quais são as vantagens dos livros interativos para alunos e professores?
6 minutos para ler

Diante do desafio de conquistar a atenção de crianças e adolescentes que passam cada vez mais tempo conectados, uma das diversas ferramentas que podem ajudar os educadores são os livros interativos.

Esses materiais interativos conseguem despertar o interesse dos alunos por tornarem o processo de ensino-aprendizagem mais estimulante e divertido, entre outras vantagens.

Entenda melhor o que são os livros interativos e algumas das suas principais vantagens para os alunos e professores!

O que são os livros interativos?

Conforme o nome já indica, esses livros apresentam atividades interativas e permitem que os alunos naveguem pelos seus conteúdos de acordo com os seus interesses e necessidades. Além disso, eles podem conter vários tipos de mídias.

Isto é, em vez de os estudantes terem um material estático, que apresenta o conteúdo sequencialmente e se limita a textos e imagens, eles podem acessar facilmente qualquer ponto do material, assistir vídeos, ouvir áudios e conferir as respostas dos exercícios sem saírem da página em que estiverem.

Quais são as principais vantagens desses materiais?

Além de enriquecerem o processo de ensino-aprendizagem, os livros interativos mudam conforme os estudantes navegam por eles, contribuindo para o aprendizado individualizado.

Assim, eles permitem que os alunos construam conhecimentos a partir do contato com conteúdos em formatos mais instigantes e aprendam de maneira mais eficaz, uma vez que os materiais se adaptam às suas necessidades.

Entretanto, as vantagens dos livros interativos não se limitam aos alunos. Veja abaixo como eles também podem beneficiar os professores e a sua escola!

Aumentam o envolvimento dos alunos com as atividades didáticas

Um ponto interessante desses materiais é que eles permitem que os alunos realizem atividades e leituras em qualquer lugar usando tablets, celulares ou notebooks.

Além disso, os conteúdos são planejados e criados pensando no perfil dos nativos digitais. Assim, são disponibilizados em formatos atraentes e possibilitam que eles tenham uma postura mais ativa no aprendizado.

Desse modo, o aprendizado se aproxima das atividades que os estudantes estão acostumados a fazer nos momentos de lazer, tornando-se mais prazeroso e estimulante.

Tornam o aprendizado mais rico e eficaz

Como mostramos, ao terem acesso a conteúdos variados, dinâmicos e adaptados ao seu perfil, os estudantes tendem a se sentir mais interessados em aprender, tornando-se mais engajados na aprendizagem e se dedicando mais aos estudos.

Com a facilidade de uso dos livros interativos, a tendência é que eles se tornem mais presentes na rotina dos alunos. Assim, naturalmente, eles aprendem de maneira mais eficaz e têm uma retenção melhor dos conteúdos.

Facilitam o acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes

À medida que os alunos resolvem questões e navegam pelos livros interativos, as informações sobre as suas interações com o material são reunidas em relatórios de empenho e desempenho.

A partir deles, os professores conseguem acompanhar de perto o desenvolvimento dos estudantes e das turmas. Assim, é possível dar feedbacks mais precisos e entender com mais facilidade quais são as dificuldades e pontos fortes de cada um.

Quais são as vantagens dos livros interativos para alunos e professores?

Consequentemente, eles conseguem ver com mais clareza o que precisa ser mudado para aprimorar as suas estratégias de ensino, tornando-as mais eficazes e capazes de atender às necessidades dos seus alunos.

Trazem mais praticidade ao dia a dia

Como os livros interativos podem ser acessados por meio de dispositivos eletrônicos, não é preciso carregar vários livros. Então, além de não precisar carregar peso todos os dias, não há risco de esquecer os materiais em casa e não conseguir realizar as suas atividades na escola.

Esse tipo de material também oferece outros recursos bastante práticos. Nele, é possível, por exemplo:

  • fazer anotações e destaques facilmente no próprio livro;
  • verificar as respostas dos questionários sem sair da página;
  • encontrar facilmente as informações no livro;
  • ir diretamente à seção de interesse com um clique;
  • ver recursos de mídia na página em que estiverem localizados.

Oferecem recursos didáticos que facilitam o planejamento dos professores

Na versão do professor, além das respostas e orientações, também há sugestões para planejar as aulas incluindo os recursos exclusivos dos livros interativos.

Desse modo, os docentes que têm dificuldades para incluir recursos digitais nas suas aulas encontram dicas que ajudam a utilizar os livros interativos para aprimorar as suas práticas pedagógicas e engajar os seus alunos.

Permitem que os alunos tenham mais autonomia

Ao utilizarem livros interativos, os estudantes conseguem direcionar o seu aprendizado dependendo do modo como navegam pelos conteúdos, podendo se aprofundar nos temas pelos quais se interessam ou têm mais dificuldade.

Os alunos também podem conferir imediatamente as respostas das atividades, identificando os assuntos aos quais precisam dar mais atenção. A partir disso, é possível buscar mais informações no livro e, se isso não for suficiente, eles podem tirar as dúvidas com os professores.

Ajudam a personalizar o ensino

A personalização do ensino é um método pedagógico que visa abordar os conteúdos de maneira adequada ao perfil de cada estudante, considerando as suas dificuldades, aptidões e necessidades específicas.

Pensando nisso, os livros interativos são uma das ferramentas que podem ser adotadas nas escolas para colocar em prática esse método, que respeita as particularidades e o ritmo de cada um dos estudantes, contribuindo também para a promoção da inclusão.

Por que contratar uma empresa especializada para produzir livros interativos?

Ao decidir incluir livros interativos nas estratégias pedagógicas da sua escola, é extremamente importante contar com uma empresa especializada. Afinal, a produção desses materiais exige conhecimentos técnicos específicos.

Uma empresa especializada tem experiência e entende o que é necessário para produzir materiais que realmente ajudem a atingir os objetivos da escola e obter o máximo de benefícios possíveis a partir deles.

Além disso, ela também pode oferecer suporte na implementação dos livros interativos na estratégia pedagógica da sua escola e apresentar sugestões de uso para aprimorar a experiência.

Como você pôde ver, os livros interativos estão alinhados com o perfil das crianças e dos adolescentes do século XXI e contribuem para um aprendizado mais estimulante e eficaz. Mas eles também trazem benefícios para os professores e as escolas. Por isso, é interessante considerar essa opção para o seu colégio.

Você já usa livros interativos na sua escola? Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Compartilhe conosco nos comentários!