Como estruturar uma logística eficaz na entrega de materiais educativos?

logística de materiais
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No contexto educativo, o setor responsável pela logística de materiais deve entender como realizar uma boa administração para que o funcionamento do ambiente de ensino ocorra da melhor forma possível. O maior objetivo da ação é, justamente, atender às demandas e necessidades mais urgentes da comunidade escolar de maneira eficiente.

Para isso, a secretaria da escola deve seguir alguns procedimentos para melhorar a organização dos documentos, recursos e demais informações referentes à logística do espaço. O diretor também pode orientar a equipe para que seja possível definir uma rotina de trabalho que esteja alinhada com os aspectos de um gerenciamento de qualidade.

Pensando nisso, convidamos Rachel Nogueira, Gerente Executiva de Operação do Eleva Educação para tirar algumas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe a seguir!

Como estruturar uma logística eficaz na entrega de materiais educativos?

Entenda a importância do planejamento da logística de materiais para a escola

Contar com um planejamento logístico é fundamental para que os materiais didáticos cheguem na escola em tempo hábil, pois assim a secretaria escolar poderá receber, conferir e organizar a entrega dos materiais antes do início do ciclo de aulas ou de um novo bimestre.

Rachel comenta que “no caso do sistema Eleva, os materiais são entregues ao longo do ano, de forma fracionada. O ideal é que a escola consiga ter o material no tempo certo, conforme o uso e o desenvolvimento dos capítulos”.

Assim, o mais importante é que o aluno possa acompanhar as aulas com o material em mãos. “Por isso, o trabalho de logística é tão fundamental, uma vez que garante o suporte do material no momento em que o estudante precisa e de acordo com o calendário escolar”, destaca Rachel.

Planejamento escolar

Para definir adequadamente as atividades e ações do ambiente de ensino, é preciso, antes de tudo, elaborar um bom planejamento. O plano serve para questionar e esboçar o que será ensinado, por quais motivos e, ainda, o que cada turma ou professor espera atingir ao final do período letivo.

Com isso, torna-se possível acrescentar projetos e conteúdos no currículo da escola, principalmente os relacionados à missão proposta no Projeto Político Pedagógico. Assim, a equipe pedagógica deve se reunir para debater cada etapa do processo de aprendizagem e, também, como os materiais auxiliarão nesse sentido.

Espaço físico

Prestar atenção ao espaço físico de armazenamento dos materiais é imprescindível, até porque “é pela segurança de não extraviar, de ter um controle de quem está pegando, até mesmo para evitar que o material molhe ou fique em um local muito úmido, acabando por estragar”, comenta Rachel.

Portanto, é essencial pensar em um ambiente seco, sem bichos, com uma boa conservação e que tenha entrada restrita. Até porque, Rachel diz que “é comum que alguém queira olhar o material, pesquisar algo ou mostrar para um pai de aluno, mas às vezes some e a gente não sabe quem foi que pegou”.

Materiais educativos

contribuição dos materiais educativos no processo de ensino-aprendizagem possibilita “formar um aluno que sabe se relacionar bem, que consegue pensar no outro, que sabe trabalhar em equipe e consegue conviver bem em sociedade. Pensamos muito no lado da cidadania, tendo o objetivo de formar um cidadão. Assim, a Eleva acredita que consegue fazer isso por meio do material”, como bem elucida Rachel.

Com isso, é possível “provocar o estudante para que ele pense no meio que está inserido, no meio ambiente e como se relaciona em sociedade”, comenta Rachel. O discente deve ser o protagonista da sua própria vida, conseguindo assimilar a bagagem pedagógica e questionar o material de forma autônoma, desenvolvendo a habilidade de proatividade.

Organização e distribuição

Um ponto que a direção escolar deve ficar atenta é, justamente, em relação à entrega, organização e distribuição do material didático. “Quando o material chega na escola é fundamental conferir se o que foi recebido é exatamente o que foi pedido, conseguindo reportar e tratar qualquer tipo de problema o mais rápido possível a fim de não prejudicar a distribuição para os alunos”, diz Rachel.

“Também é importante ter um controle sobre os estudantes que já pagaram e os que estão inadimplentes para conseguir fazer a distribuição no tempo certo, de acordo com o calendário escolar. Então, penso que a organização de conferir o que foi pedido versus o que foi recebido e, ainda, quais alunos precisam receber em tal data, deve ser a preocupação da pessoa responsável por organizar essa parte dentro da escola”, destaca Rachel.

Gestão de entregas

A gestão de entregas pode ser a parte mais desafiadora para a instituição escolar, uma vez que ela depende de transportadoras e demais serviços para que os materiais sejam entregues. Para evitar situações, como falhas ou atrasos, é imprescindível ter uma administração otimizada e eficaz.

Assim, fazer o monitoramento simultâneo do veículo ou, até mesmo, das rotas e do tempo necessário para o recebimento dos materiais, é uma questão de segurança que deve ser levada em consideração pela direção escolar. Com isso, é possível saber com antecedência quando algum material está em atraso e não chegará no período estipulado.

Aplicativo

A escola pode oferecer um aplicativo para que os alunos saibam quando o material está disponível e, também, para confirmar o seu recebimento. Até porque, a tecnologia está cada vez mais presente na rotina escolar, tendo diferentes funções e utilidades para aperfeiçoar o espaço de aprendizagem.

“Com o sistema Eleva, é possível acompanhar a entrega do material na escola, e isso é feito por e-mail, avisando sobre todo o trajeto do veículo, desde do momento em que sai do centro de distribuição até chegar à instituição de ensino. Por isso, eventualmente, um aplicativo pode ajudar o estudante a entender quando o material estará disponível para buscar na secretaria”, comenta Rachel.

Sem dúvidas, contar com uma logística de materiais eficiente transforma positivamente toda a realidade do contexto escolar. Até porque, grande parte das reclamações é, justamente, em relação à demora na entrega, causando indisposição na equipe de trabalho e prejuízos para os alunos. Para evitar esse tipo de situação, o diretor escolar deve buscar por soluções que atendam às demandas e necessidades da comunidade, a fim de tornar os serviços e o atendimento mais bem articulados.

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