LUPPA: o que é, como funciona e quais são as vantagens de contratar?

luppa
8 minutos para ler

Analisar o desempenho dos alunos é essencial para verificar o nível de aprendizagem e, assim, tomar medidas para reforçar o processo de aquisição de conhecimento, caso seja necessário. Em um universo cada vez mais conectado e digital, as avaliações tradicionais usando planilhas, além de serem trabalhosas, não atendem as necessidades dos professores e estudantes. Diante disso, a LUPPA — ferramenta de avaliação disponibilizada pela Eleva — surge como uma opção para revolucionar os processos avaliativos nas escolas.

A partir desse recurso, os educadores podem fazer avaliações de alta qualidade, tanto on-line quanto presencialmente, utilizando simulados. Com a análise dos resultados individuais, é possível orientar os alunos de maneira personalizada, focando nas suas necessidades específicas. Quer agregar praticidade e eficiência na avaliação dos seus estudantes? Veja como conseguir isso por meio da implementação da LUPPA.

O que é a LUPPA?

Para facilitar a avaliação estudantil e contribuir para com o desenvolvimento dos alunos, a Eleva oferece a LUPPA, que é uma solução específica para as avaliações de desempenho, que já é usada por mais de 134 escolas no Brasil e tem impactado mais de 80 mil estudantes.

De acordo com Daniel Jacuá, Gerente de Avaliações da Eleva, o recurso tem como princípio fazer com que as avaliações entrem para a cultura de aprendizagem dos alunos. Por isso, a ideia é que seja uma plataforma de gestão de processos avaliativos e de ferramentas relacionadas a eles. Desse modo, ela se diferencia das soluções que contam apenas com o envio e distribuição de provas para gerar notas.

Portanto, a missão da LUPPA é promover a transformação cultural da parte pedagógica da educação brasileira, fazendo com que a avaliação realmente sirva para aprender. De modo geral, ela beneficia os professores, alunos e a gestão da escola como um todo.

Como a LUPPA funciona?

Basicamente, a LUPPA foca na devolutiva pedagógica, permitindo que a avaliação seja feita no ambiente on-line ou impressa para ser realizada presencialmente. A sua finalidade é proporcionar uma visão ampla sobre o senso de aprendizado dos alunos.

‘’Quando o estudante faz a avaliação ele não recebe apenas o resultado, pois tem à sua disposição uma plataforma amigável, que trabalha com ele individualmente, analisando quais ajustes o aluno precisa para melhorar o seu desempenho’’, disse o Gerente de Avaliações da Eleva.

Desse modo, entende-se que a avaliação não é um ponto final, mas sim uma etapa do processo de aprendizagem. Isso porque, ao fazer o simulado, o estudante tem acesso ao gabarito comentado e vídeos com a resolução das questões, possibilitando que ele saiba onde errou em determinada questão. Com isso, os discentes aperfeiçoam os seus conhecimentos e evoluem continuamente.

Quais as vantagens de utilizar a LUPPA?

A adoção da LUPPA em uma instituição de ensino impacta todas as partes envolvidas no processo de aprendizagem. O recurso otimiza o trabalho dos educadores e impulsiona o desempenho dos alunos. Veja as vantagens da solução de avaliação da Eleva.

Melhora o entendimento do desempenho individual e coletivo da turma

Com os resultados das avaliações, o professor consegue entender como os alunos e a turma estão se comportando em termos de aprendizagem — condição indispensável para que o diretor escolar fique por dentro da performance da escola nesse sentido e possa propor melhorias.

‘’A avaliação é o principal mecanismo para garantir o sucesso da aprendizagem, é claro que o processo e material didático são fundamentais nessa jornada, mas é a avaliação que mensura o nível de conhecimento dos alunos’’, ressalta Daniel Jacuá. Por meio do uso de dados, a LUPPA aumenta a visibilidade da avaliação, que deixa de se resumir em uma nota, já que a ferramenta evidencia se os alunos estão aprendendo ou não. Sendo assim, fornece informações para que os educadores organizem estratégias para o sucesso do processo de aprendizagem.

Em uma rotina corrida, tendo que lidar com muitos alunos por turma, muitas vezes o professor tem dificuldades para se lembrar do histórico de cada um. A nossa solução ajuda o profissional da educação de forma prática e rápida, pois dá uma noção do aproveitamento do aluno pelo celular ou computador e mostra um panorama do processo de avaliação, gerando proximidade e empatia com o estudante.

 Tem uma estrutura que se adequa ao ensino híbrido

No contexto de ensino híbrido adotado durante a pandemia da COVID-19, a plataforma permite que os professores tenham acesso aos alunos para acompanhar como se encontram no processo de aprendizagem durante as aulas remotas. A análise individual possibilita que a escola trabalhe medidas personalizadas para o aprendizado dos discentes.

Além disso, a LUPPA tem um design mobile, com cores e fontes em tamanhos adequados para a tela do computador e celular, o que assegura que o estudante se sinta confortável em relação à avaliação no ambiente digital, fator que aumenta o seu engajamento com o conteúdo.

Oferece trilha de revisão personalizada

Com base nos dados obtidos por meio do simulado, a plataforma entende automaticamente quais são os pontos fortes e fracos do aluno e, assim, propõe uma trilha de revisão personalizada. Segundo o Gerente de Avaliações da Eleva, essa funcionalidade faz parte da devolutiva pedagógica, em que o estudante entende onde errou e quais ferramentas necessita para evoluir em determinado tema.

Quais são os planos para utilizar a LUPPA?

Na atualidade, a LUPPA está disponível em quatro planos diferentes, que visam atender as necessidades dos diferentes anos escolares. Saiba quais são eles.

  • anos iniciais: tem 4 conteúdos Eleva Avalia, desenvolvidos com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), objetivos de aprendizagem, gabarito comentado e simulado impresso;
  • anos finais: tem 4 simulados baseados na BNCC, 2 avaliações diagnósticas, painel pedagógico para alunos, painel pedagógico para professores, painel pedagógico para gestores e simulador on-line e presencial;
  • 1ª e 2ª série: tem 4 simulados baseados na BNCC, 2 simulados Enem inéditos com correção em vídeo, painel pedagógico para alunos, painel pedagógico para professores, painel pedagógico para gestores, simulado on-line e presencial, e correção de redação;
  • 3ª série: tem 2 simulados inéditos baseados nos principais vestibulares do país, 4 simulados Enem inéditos com correção em vídeo, painel pedagógico para alunos, painel pedagógico para professores, painel pedagógico para gestores, simulado on-line e presencial, e correção de redação.

Por que escolher a LUPPA e não outro produto similar?

A LUPPA é uma solução diferenciada no mercado, pois já nasce tendo como clientes escolas parceiras da Eleva. Sem falar que ela tem uma grande base de dados que contribuem para entregar uma estrutura para a avaliação on-line e presencial com redução de custos.

Daniel Jacuá também aponta que a ferramenta é extremamente amigável, pois foi pensada para a usabilidade do aluno, para que ele tenha uma experiência positiva, além de ser uma área que dá ao professor, coordenador e gestor escolar a oportunidade de diagnosticar e entender se a escola está cumprindo o seu projeto pedagógico.

Como contratar a LUPPA?

Inicialmente a plataforma é voltada para as escolas da Eleva ou que contratam os nossos serviços. Para adquirir a LUPPA, é preciso entrar no site da LUPPA e fazer o seu cadastro para que possamos entrar em contato por meio de um consultor comercial ou coordenador de relacionamento.

A implementação da ferramenta se dá de forma simples, com a disponibilização de tutoriais, vídeos explicativos e suporte técnico. Os alunos têm acesso a um canal de suporte específico, em que podem tirar todas as suas dúvidas sobre a solução.

A avaliação é um método crucial para medir o desempenho dos alunos. Com a LUPPA, esse processo ajuda na construção contínua do conhecimento, uma vez que o estudante testa o seu conhecimento, identifica os seus erros e obstáculos e tem a chance de trabalhar para melhorar a sua performance, sempre recebendo o apoio dos professores e da escola para seguir evoluindo.

Quer se aprofundar no assunto e entender como a tecnologia pode ser utilizada de maneira a preservar o aprendizado individual e, ao mesmo tempo, auxiliar na construção de um coletivo incluso e acolhedor? Clique aqui e acesse o nosso e-book sobre Tecnologia Humanizada.

 

LUPPA: o que é, como funciona e quais são as vantagens de contratar?Powered by Rock Convert