O que é material interativo e quais as vantagens para alunos e escola?

O que é material interativo e quais as vantagens para alunos e escola?
6 minutos para ler

O material interativo foi criado com o objetivo de transformar o conteúdo escolar para aumentar o engajamento e o envolvimento dos alunos. Ele também oferece diversos benefícios funcionais para professores, reunindo vídeos, gifs, livros e outros formatos estratégicos para as aulas.

Além disso, o material interativo ainda permite que a escola acompanhe de perto o desempenho das turmas, possibilitando ações pedagógicas mais rápidas e eficientes. A facilidade de uso também permite fornecer informações ágeis às famílias sobre a rotina acadêmica dos estudantes.

Acompanhe a seguir e saiba mais sobre as vantagens de adotar o material interativo no cotidiano de ensino e quais são os seus maiores diferenciais. Confira!

O que é material interativo e como funciona na prática?

O material interativo faz parte de uma metodologia de aprendizagem que tem sido cada vez mais utilizada pelas escolas. Esse formato é capaz de transformar a formação dos estudantes por meio de tecnologias e mudanças na relação entre os educadores e os alunos.

Esse tipo de material traz recursos audiovisuais e utiliza uma linguagem mais adaptada à realidade dos estudantes. Com isso, as aulas se tornam mais interativas, favorecem a autonomia e a motivação, além de o ensino se tornar mais individualizado e personalizado.

Embora os materiais interativos se baseiem na tecnologia, há outras atividades que garantem uma participação ativa dos estudantes. Algumas escolas, por exemplo, organizam passeios a museus, teatros, parques, entre outros locais, para estimular o processo de aprendizagem e tornar as aulas e os conteúdos mais atrativos.

Os professores, nesse caso, se tornam mediadores do conhecimento. Os alunos acabam tendo maior protagonismo e suas necessidades são mais assistidas pelos educadores, que podem adaptar o formato em sala de aula para atender às demandas de ensino da maioria.

Quais são os diferenciais e as vantagens de utilizar o material interativo na escola?

Com os materiais interativos em sala de aula, os estudantes aumentam o interesse pelos estudos, pois a turma acaba ganhando protagonismo no próprio desenvolvimento. O modelo convencional de ensino, por outro lado, não corresponde mais às novas necessidades educativas.

Grande parte da atual geração de educandos é familiarizada com os recursos tecnológicos, por isso, eles se sentem mais propensos a aprender com as ferramentas. Além disso, por promover a multidisciplinaridade, os materiais interativos integram os conhecimentos e exploram habilidades únicas nos estudantes.

Os conteúdos interativos surgem com o propósito de transformar positivamente a apreensão do conhecimento e das variadas disciplinas. Além disso, a escola e os educadores também são beneficiados, ou seja, são inúmeros os diferenciais desse formato. Acompanhe a seguir e conheça os principais.

Desenvolvimento da autonomia dos alunos

Como o material interativo promove maior participação dos alunos, eles precisam, de fato, se engajar mais em busca de soluções para os problemas propostos. Com isso, eles se desenvolvem por conta própria e fortalecem a autonomia em sala de aula, tendo auxílio também na tomada de decisões.

Desenvolvimento de novas habilidades

Outro benefício é em relação ao desenvolvimento de novas habilidades, pois os ambientes de ensino acabam se tornando mais divertidos e dinâmicos. A metodologia interativa abrange novos conhecimentos e competências, o que permite que os estudantes tenham mais facilidade para lidar em trabalhos em grupo e ainda com os diferentes recursos tecnológicos.

Aulas mais atraentes

Com conteúdos interativos em diferentes formatos, as aulas se tornam muito mais atraentes e prazerosas. É possível aprender de forma divertida as disciplinas que os educandos apresentam maior dificuldade, como Matemática, Química, Física, entre outras. Isso é benéfico também para manter a atenção da turma em determinados assuntos que consideram monótonos ou, até mesmo, chatos.

Maior compreensão do conteúdo

Os materiais interativos permitem uma melhor compreensão dos conteúdos e, com isso, o engajamento e o interesse pelas matérias aumenta. Isso ocorre porque os temas das aulas são apresentados de forma próxima à realidade dos alunos. Assim, há um efeito bastante positivo para o processo de aprendizado.

Aumento da motivação e foco

Da mesma forma, a motivação e o foco tendem a ser maiores quando os conteúdos são apresentados com recursos interativos. A gamificação, por exemplo, é uma ferramenta que comprova que os educandos podem despertar interesse até mesmo para disciplinas que consideram de difícil compreensão.

Estímulo da criatividade

As aulas e os materiais interativos quebram o padrão do modelo convencional de ensino, que apresenta conteúdos pré-estabelecidos e a figura do professor como o detentor do conhecimento. Na nova metodologia, os alunos exercitam a criatividade e são estimulados a criar ideias para os diferentes problemas propostos em sala.

Contribuição para o despertar da curiosidade

Há também a vantagem de que utilizar materiais interativos permite a criação de dinâmicas que despertam a curiosidade da turma. As tecnologias voltadas para o processo de ensino, por exemplo, abordam uma linguagem mais próxima e comum aos estudantes.

Como funciona o material interativo da Eleva?

O material interativo da Eleva tem o intuito de aumentar o envolvimento em sala de aula e facilitar o acompanhamento da jornada de turmas e alunos ao longo de todo o ano letivo. Com os relatórios de empenho, por exemplo, a escola consegue acompanhar de perto a jornada das turmas no uso do material didático.

Isso possibilita feedbacks pedagógicos rápidos e alunos mais preparados para as avaliações. A facilidade de uso também permite que as famílias fiquem informadas sobre a rotina dos filhos. Com elementos e formatos pensados para tornar as aulas mais dinâmicas, o material interativo permite maior engajamento e participação escolar.

A Eleva tem o objetivo de oferecer inúmeras possibilidades com seu material interativo, como relatórios individuais dos alunos e das turmas, e conteúdos ajustáveis e autorais de professores. Além disso, o material interativo adapta-se a diferentes telas, oferece suporte para implementação e acompanhamento, e pode ser utilizado offline, tanto para o acesso quanto para o envio das atividades.

Com o material interativo, certamente os educandos se sentirão mais incentivados a se dedicar às diferentes disciplinas e conteúdos. Contando com o apoio da tecnologia, a instituição escolar pode ter excelentes resultados no processo de ensino, tendo benefícios tanto para os educadores quanto para os alunos.

Quer conhecer mais sobre os materiais interativos da Eleva? Aproveite a visita e tenha mais informações para se tornar uma escola parceira dessa eficiente metodologia!

O que é material interativo e quais as vantagens para alunos e escola?