Material Interativo da Eleva: entenda como funciona e quais as vantagens

Material Interativo da Eleva: entenda como funciona e quais as vantagens
6 minutos para ler

Considerando que as crianças e os adolescentes do século XXI são nativos digitais, é necessário repensar as nossas práticas pedagógicas para conseguir engajá-los.

Afinal, eles têm uma maneira distinta de aprender, pensar e agir no mundo em comparação às gerações anteriores. Há várias soluções nesse sentido, como o Material Interativo da Eleva.

Essa ferramenta permite a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento, motivando-os a se expressarem e a se comunicarem uns com os outros, além de estimulá-los a terem consciência do seu protagonismo no aprendizado.

Assim, o material interativo consegue proporcionar uma experiência alinhada à realidade do aluno e promover o engajamento dele no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para melhorar o seu desempenho escolar.

Pensando nas novas necessidades dos estudantes, a Plataforma Eleva criou um material digital interativo em parceria com a Essia, um marketplace de materiais didáticos. Neste artigo, você vai conferir todos os detalhes sobre essa ferramenta. Acompanhe!

O que é o Material Interativo da Eleva?

De acordo com Isabela Sued, gerente de projetos editoriais da Plataforma de Ensino Eleva, esse material interativo é um complemento do material didático impresso produzido pelo grupo Eleva Educação. Ele foi elaborado em parceria com a Essia para os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Ao realizar atividades interativas usando o material digital, os estudantes conseguem interagir com os colegas e os professores. Assim, eles aprendem por meio da troca de conhecimentos e recebem feedback de maneira contínua.

Como funciona o Material Interativo da Eleva?

O Material Interativo da Eleva pode ser acessado por meio de computadores, tablets ou celulares. Na plataforma, os alunos têm à sua disposição vídeos e outros objetos interativos, sendo possível realizar atividades, marcar passagens de textos, incluir observações nas páginas, interagir com os seus colegas, entre outras possibilidades.

Os professores, por sua vez, podem deixar observações para os estudantes ou a turma toda, liberar gabaritos de listas de atividades, criar conteúdos e dar feedback aos alunos assim que eles finalizam as atividades.

Dessa forma, os estudantes e os professores têm mais flexibilidade. Enquanto os alunos conseguem estudar em qualquer lugar e a qualquer hora, os docentes podem adaptar o material didático interativo e, até mesmo, incluir conteúdos elaborados por eles especialmente para as turmas.

Além disso, o acompanhamento e a avaliação do desempenho e do desenvolvimento dos alunos são facilitadas pela ferramenta, otimizando a rotina dos professores. Então, eles podem dedicar seu tempo a outras tarefas importantes que aumentem a qualidade e a eficácia das suas práticas pedagógicas.

Isso é possível porque o Material Interativo da Eleva agiliza o processo, pois gera relatórios de empenho e desempenho automaticamente quando os estudantes realizam as atividades na plataforma, exibindo a quantidade de exercícios feitos e a corrigir e os resultados de cada aluno.

Como a Plataforma Eleva contribui para conquistar a atenção dos alunos?

O Material Interativo da Eleva é, segundo Isabela Sued, uma das várias soluções didáticas oferecidas pela Plataforma Eleva para atender às necessidades dos alunos do século XXI. Afinal, desde os primeiros anos de vida eles estão conectados e utilizam aparelhos eletrônicos frequentemente.

Desse modo, ao adaptar-se à realidade dos estudantes e permitir que eles utilizem os dispositivos de sua preferência nos locais e horários mais convenientes, a Eleva consegue tornar o aprendizado mais estimulante.

Como resultado, os alunos tendem a se sentir mais motivados a estudar e veem o aprendizado como algo prazeroso, além de conseguirem integrar os estudos com facilidade ao seu cotidiano.

Como a plataforma ajuda no engajamento dos alunos?

Disponibilizar um material interativo e digital aos alunos proporciona a eles uma experiência nova e coerente com a sua realidade. É o que explica Isabela Sued.

“A aproximação que ocorre naturalmente entre o Material Interativo e o aluno promove um engajamento imediato, tornando, assim, o aprendizado do estudante cada vez mais significativo”, afirma.

Quais são as características e particularidades do Material Interativo da Eleva?

O material possibilita o acompanhamento personalizado dos estudantes de maneira facilitada e otimizada. Com os relatórios automáticos gerados pela plataforma, os professores conseguem visualizar e analisar sem dificuldades o desempenho dos seus alunos.

Uma vez que o Material Interativo é customizável, o processo de ensino-aprendizagem pode ser alinhado às necessidades dos alunos e à realidade de cada escola.

Isabela Sued destaca outro ponto importante do Material Interativo da Eleva: o fato de ele contar com um aplicativo exclusivo. Além de ajudar o aluno a estudar, o app torna o material didático mais interessante para ele.

Quais são os benefícios dessa ferramenta?

Entre os principais benefícios destacados por Isabela Sued estão o fato de o professor ter mais uma ferramenta para enriquecer sua prática pedagógica, a otimização do tempo e a potencialização do desempenho dos alunos. Veja mais alguns a seguir!

Ajuda a desenvolver estratégias eficazes para preencher lacunas no aprendizado

Pela plataforma, a escola tem acesso a informações sobre o uso do material didático pelas turmas, assim como o empenho e o desempenho do aluno. Desse modo, é possível identificar lacunas e desenvolver planos de ação para preenchê-las.

Além disso, os professores podem ver em detalhes o desenvolvimento de cada estudante e compará-lo ao dos outros alunos da turma. Isso permite saber quais deles precisam de mais atenção e pensar em formas eficazes de melhorar o seu aprendizado.

Estimula o aprendizado colaborativo

Outro ponto relevante é que essa ferramenta estimula o aprendizado colaborativo, uma vez que promove a interação entre alunos e professores. Isso faz com que o processo se torne mais rico e os estudantes passem a ter uma visão mais ampla e crítica das questões abordadas.

Disponibiliza material didático sempre atualizado

Também é interessante ressaltar que, por se tratar de um material digital, ele passa por atualizações automáticas sempre que necessário. Consequentemente, os estudantes têm acesso ao material mais atual possível, como lembra Isabela Sued.

Considerando todos esses pontos, é possível perceber que o Material Interativo da Eleva é uma proposta que está de acordo com as novas necessidades dos estudantes.

Você se interessou pelo Material Interativo da Eleva? Acredita que ele pode ajudar a sua escola? Venha conhecê-lo e testá-lo agora mesmo gratuitamente!

Material Interativo da Eleva: entenda como funciona e quais as vantagens