metodologias ativas entendacomo elas auxiliam o aprendizado
Metodologias ativas: entenda como elas auxiliam o aprendizado
5 (100%) 1 vote

A modernização do ensino significa transformar escolas considerando o mundo atual e o perfil dos alunos dessa geração. A ideia é desenvolver as competências e habilidades de cada um ao máximo, o que inclui desafios e o constante estímulo da mente, não só da forma tradicional, mas também com o uso de recursos tecnológicos. Afinal, as novas tecnologias caminham juntas às mudanças na educação.

Uma forma de concretizar essa ideia é incentivar os estudantes a aprenderem de forma participativa, colocando-os como agentes principais do processo de aprendizagem. Para tanto, pode-se utilizar a metodologia ativa.

Neste post, explicaremos o que são as metodologias ativas, como elas podem ser utilizadas no processo de aprendizado e os principais benefícios dessa técnica. Confira!

Indisciplina na Escola - projeto Político Pedagógico

O que são metodologias ativas?

O uso das metodologias ativas permitem que o aluno deixe de ser um agente passivo no processo de aprendizagem para ser o ativo, ou seja, ele participa efetivamente da construção do próprio conhecimento. Isso é importante porque a retenção e consolidação da informação é única e diferente para cada estudante, afinal, cada um tem seu ritmo de aprendizado.

A ideia de usar a metodologia ativa é valorizar todas as formas de aprendizado, de maneira que os alunos sejam estimulados e possam consolidar o que foi estudado. Para tanto, usa-se uma abordagem baseada na resolução de problemas, em que os estudantes irão, em colaboração, solucionar situações que acontecem no cotidiano.

Nesse caso, pode-se utilizar a tecnologia e outros recursos para investigar, refletir e criar hipóteses diante da situação problematizada. O professor deixa de ser o agente principal para ser um mediador, já que todos os estudantes serão convidados a dar ideias e apresentar soluções. Assim, a aula se torna mais dinâmica, o que aumenta o interesse dos alunos e, consequentemente, o seu aprendizado.

Como elas são utilizadas no processo de aprendizado?

No modelo tradicional, o professor pode passar até cerca de 2 horários (100 minutos de aula), explicando as informações do tema da aula e fazendo uso de algumas ferramentas, como o livro didático ou apresentação de Power Point. Verificou-se que, conforme a aula progredia, os alunos ficavam entediados e deixavam de prestar atenção, considerando que o tempo era extenso e se associava a uma aula monótona.

As metodologias ativas foram criadas para que o estudante pudesse participar e, assim, ficasse mais interessado na aula. Isso acontece quando o professor pede para eles lerem um material previamente para ser discutido em sala. Assim, é possível promover debates sobre quem é favor ou contra o tema e por que e quais são os benefícios e malefícios, por exemplo, o que é muito interessante para testar o conhecimento e aprender novas informações.

Outra forma de aprendizado baseado na metodologia ativa é a promoção de gincanas. Separa-se a sala em grupos que são instigados a resolver uma situação, discutindo todos os aspectos sobre ela. Após, cada grupo fará uma apresentação sobre o tema, defendendo o seu ponto de vista. Assim é possível promover uma discussão sobre visões diferentes e o que foi positivo e negativo em cada uma.

A utilização de estratégias de gamificação, ou seja, uso de games dentro da sala de aula também pode favorecer o processo de aprendizagem. Afinal, quando o professor usa algo que é do universo de seus alunos o interesse é despertado.

Outros aspectos diferenciados que são usados nas metodologias ativas são:

  • uso da sala de aula invertida;
  • uso de tecnologia para potencializar o conhecimento;
  • união de aula teórica e prática;
  • estudo de casos e resolução de problemas;
  • utilização de jogos, gincanas e problematização em grupo;
  • promoção de competições e desafios, que podem ser feitos individualmente ou em grupo;
  • estímulo a liderança, empreendedorismo e trabalho em equipe.

Quais são os benefícios das metodologias ativas?

Proporcionam maior retenção do conteúdo

Como falado, no modelo tradicional o estudante participa de forma passiva. Assim, é muito fácil perder a atenção e se desconectar da aula por longos períodos. Estima-se que a retenção de conteúdo nesse modelo seja de apenas 10% a 20%.

No entanto, quando o aluno é convidado a participar e discutir, é preciso que a atenção esteja completamente voltada para o assunto. Assim, o índice de retenção do conteúdo que é escrito ou discutido pode aumentar consideravelmente. Ou seja, o conhecimento é mais amplo, aprofundado e ainda é melhor consolidado.

Melhoram a capacidade escrita e oral

É natural que grande parte dos alunos tenha dificuldade de se comunicar em público. O interessante é que as metodologias ativas trabalham essa habilidade, visto que é preciso discutir, argumentar, apresentar ideias e participar de jogos com respostas verbais.

É possível dizer o mesmo da comunicação escrita, uma vez que nas metodologias ativas é preciso, muitas vezes, sintetizar frases e extrair resumos dos conteúdos com o que há de mais importante. Promover essa habilidade também é importante para o processo de estudo em casa.

Propõe uma rotina dinâmica

No modelo tradicional, todas as aulas do semestre terão a mesma característica. Para alguns alunos isso pode ser desmotivante e monótono. Assim, incluir algumas metodologias ativas em intervalos de tempo, como duas aulas por semana, muda completamente a rotina de aprendizado, visto que as abordagens podem ser diferentes a cada aula.

Geram vínculos entre alunos e professores

Sem dúvidas, grande parte da retenção de conhecimento está relacionada ao vínculo com professor. Afinal, os alunos costumam associar a dedicação a pessoa que a ensina. Sendo assim, ao melhorar o vínculo entre estudante e educador, há um estímulo maior para o aprendizado.

Estimulam o trabalho em equipe

É fundamental, que em seu futuro profissional, o aluno trabalhe em equipe, independente da área escolhida. Sendo assim, é imprescindível estimular esse tipo de habilidade ainda na escola. Em muitas metodologias ativas os alunos são divididos em grupos para trabalhar na resolução de problemas. É interessante que essa divisão seja feita de formas diferentes a cada prática, a fim de que eles sempre trabalhem em equipes diferentes.

Por fim, destacamos que é importante incorporar as metodologias ativas no ensino porque os estudantes atuais estão imersos em uma cultura digital e tem expectativas diferentes em relação ao processo de aprendizagem. Isso também demonstra a necessidade de orientação para os professores, que cada vez mais estão sendo avaliados em relação as suas competências didáticas.

E então, entendeu como as metodologias ativas podem ser eficazes no processo de aprendizagem? Compartilhe esse texto em suas redes sociais e ajude os seus amigos a entenderem melhor sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Shares
Share This