Você sabe o que é o hackathon?

Você sabe o que é o hackathon?
6 minutos para ler

Você sabe o que é hackathon e como a ferramenta pode ser utilizada no contexto educativo? A estratégia é eficiente para definir soluções para problemas diários que ocorrem em sala de aula, sendo totalmente vantajosa para toda a comunidade escolar.

Quando utilizado como metodologia de ensino, por exemplo, uma maratona de hackathon permite um raciocínio rápido e uma comunicação mais efetiva. Como benefícios, há a valorização do diálogo e do debate entre os participantes e o protagonismo de todos os membros da iniciativa.

Continue acompanhando e veja o que é hackathon e quais são suas maiores vantagens!

O que é hackathon?

Originalmente, hackathon significa uma maratona de programação, resultando de uma combinação das palavras “hack” (programar) e “marathon” (maratona). Porém, o modelo vem sendo adaptado a outras áreas do conhecimento, como a educação. O maior objetivo dos eventos de hackathon é desenvolver softwares ou soluções tecnológicas inovadoras em curto espaço de tempo, a fim de atender a um fim específico.

No contexto educativo, o hackathon permite que a instituição de ensino crie ambientes mais colaborativos, explorando a multidisciplinaridade com o intuito de encontrar soluções para problemas reais vividos no cotidiano escolar. O maior intuito com isso é justamente atender às necessidades do ambiente de aprendizagem e aperfeiçoar o formato praticado em sala de aula.

O TEC Educação, por exemplo, é um espaço de cultura maker que leva ciência e tecnologia para a escola por meio de atividades alinhadas aos principais padrões nacionais e internacionais. A ferramenta é capaz de motivar os alunos para que encontrem respostas aos problemas apresentados, partindo sempre do que é vivenciado nas aulas.

Geralmente, os hackathons ocorrem em um ou dois dias, normalmente aos finais de semana, de forma ininterrupta e em um local estratégico para os participantes do evento. Assim, são definidas regras para manter boas práticas de competitividade e motivação, limitando a quantidade de pessoas para não gerar nenhum tipo de problema nas premiações.

É fundamental que exista uma equipe de apoio para distribuir as tarefas e responsabilidades, bem como para instruir os participantes em relação às informações e documentações da competição. O ideal é que a organização da maratona ofereça um detalhamento do cronograma do evento para que os participantes desenvolvam seus projetos adequadamente.

Por que participar de um hackathon?

Mesmo que um evento de hackathon exija níveis razoáveis de dedicação física e intelectual, trata-se de uma grande oportunidade para diretores e coordenadores de ensino. Até porque é possível demonstrar suas maiores habilidades e desenvolver a criatividade, além de ter a chance de participar de um projeto que pode revolucionar a metodologia de ensino praticada na instituição escolar.

O hackathon também é uma excelente dinâmica para incentivar a inovação no ambiente educativo, sendo que a multidisciplinaridade é considerada uma característica marcante dessa metodologia. Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de participar de uma maratona de hackathon.

Fortalecimento do networking

No hackathon, as pessoas têm a chance de trabalhar em equipe e aumentar a rede de contatos, fortalecendo o networking. Isso é fundamental, por exemplo, para que a escola descubra novas técnicas, produtos e serviços que podem ser explorados no cotidiano de ensino. O ideal, portanto, é que os times da maratona contem com pessoas de inúmeras áreas do conhecimento, tornando a experiência ainda mais valiosa e interdisciplinar.

O hackathon não é um evento apenas voltado para programadores. Por outro lado, quanto mais heterogênea é a equipe, mais fácil será desenvolver projetos com criatividade e inovação. Assim, realizar o networking nesses ambientes pode favorecer, sobretudo, a trajetória profissional do corpo docente, que é desafiado a colaborar com pessoas de diferentes segmentos e entender as variadas necessidades de cada envolvido.

Aprendizado de novas tecnologias

Uma maratona também é um espaço bastante promissor para aprender sobre as novas tecnologias educacionais. Quando bem implementada na metodologia de ensino e em sala de aula, a tecnologia é capaz de transformar a maneira como os estudantes assimilam o conhecimento das diferentes disciplinas curriculares.

Além disso, com a tecnologia, é possível oferecer maior protagonismo e desenvolver a autonomia na turma, pois grande parte das ferramentas disponíveis utilizam, principalmente, os meios digitais para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. O hackathon, portanto, é uma ótima oportunidade para os educadores elaborarem soluções eficientes para a comunidade de ensino, aprimorando as práticas pedagógicas.

Desenvolvimento de competências

Geralmente, em uma maratona de hackathon, os participantes simulam a realidade de diversos tipos de espaços colaborativos, contando com pessoas de áreas e vivências diferenciadas nas equipes. Por meio da atividade, é possível desenvolver competências e habilidades que são valorizadas pelo mercado, sobretudo no que diz respeito ao trabalho em equipe.

Assim, é preciso saber como lidar da melhor forma com imprevistos e com o tempo delimitado para o projeto. Tais aprendizados podem ser levados para a vida profissional e pessoal de quem participa do evento. Para obter destaque nos hackathons, o ideal é que o time utilize as diferentes experiências e conhecimentos de cada envolvido a fim de alcançar os melhores resultados.

Diversão e premiações

O hackathon também pode ser uma excelente maneira para se divertir e aprender ao mesmo tempo, até porque muitas maratonas ocorrem em ambientes descontraídos. Em relação às recompensas, é comum que os participantes sejam premiados quando alcançam determinada meta estabelecida pela organização do evento.

No contexto escolar, por exemplo, é fundamental que os educadores pensem em um sistema de recompensa similar, garantindo, com isso, maior esforço, aumento do desempenho e reconhecimento dos alunos. Desse modo, será muito mais propício criar um ambiente pedagógico atrativo e motivador, sobretudo se o intuito for o de promover uma cultura inovadora na escola.

Entender o funcionamento e o que é hackathon pode ser bastante útil para diretores e coordenadores de ensino que desejam aperfeiçoar os processos escolares. De fato, os inúmeros benefícios da estratégia podem favorecer significativamente o dia a dia e a melhoria do espaço educativo, além de engajar o corpo docente a aprender sobre as novas mídias digitais e metodologias disponíveis.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e descubra também como o uso da tecnologia na educação pode ser um grande aliado!